Volkswagen Golf: Transmissão automática: engatar a marcha

Volkswagen Golf / Conduzir / Trocar marchas / Transmissão automática: engatar a marcha

Fig. 126 Alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador (seta).
Fig. 126 Alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador (seta).

A alavanca seletora é equipada com um bloqueio da alavanca seletora. Ao trocar a alavanca seletora da posição P para uma posição de marcha, ligar a ignição, pisar no pedal do freio e pressionar o botão de bloqueio na manopla da alavanca seletora no sentido da seta → Fig. 126.

Para mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D/S ou R, pisar primeiramente no pedal do freio e mantê-lo pressionado.

Com a ignição ligada, a posição atual da alavanca seletora ou a marcha atual é indicada no display do instrumento combinado.

Posição da alavanca seletora Função Significado
Bloqueio de estacionamento As rodas de tração estão bloqueadas mecanicamente.

Engatar somente com o veículo parado. Para tirar a alavanca seletora da posição, pisar no pedal do freio e, adicionalmente, ligar a ignição.

Marcha a ré A marcha a ré está engatada.

Engatar somente com o veículo parado.

Neutro (posição de marcha lenta) A transmissão está na posição neutra. Não há transmissão de força para as rodas e o efeito de frenagem do motor não está disponível.
Posição permanente para conduzir para frente

D = programa normal

S = programa esportivo

Programa normal D: Todas as marchas à frente são aumentadas e reduzidas automaticamente. O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.
Programa esportivo S: As marchas são aumentadas mais tarde e reduzidas mais cedo do que na posição de marcha D para aproveitar completamente as reservas de potência do motor. Neste caso, as marchas à frente mais altas não são engatadas.

O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

Trocar entre

Programa normal D

e

Programa esportivo S

A troca entre o programa normal D e o programa esportivo S ocorre mediante toque único para atrás da alavanca seletora a partir da posição da alavanca D/S → Fig. 126. Nisto, a alavanca seletora sempre voltará elasticamente à posição D/S.

Com esta função, é possível acessar o curso seletor do Tiptronic tanto do programa esportivo S como do programa normal D

Bloqueio da alavanca seletora

Na posição P ou N, o bloqueio da alavanca seletora impede que uma posição de marcha possa ser engatada por descuido, o que colocaria o veículo involuntariamente em movimento.

Para liberar o bloqueio da alavanca seletora com a ignição ligada, pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Ao mesmo tempo, pressionar o botão bloqueador da alavanca seletora.

Na troca de marchas rápida passando pela posição N, por exemplo, de R para D/S, a alavanca seletora não é bloqueada. Deste modo, é possível "embalar" um veículo atolado para fora do atoleiro. Se, com o pedal do freio não acionado, a alavanca permanecer por mais de aproximadamente um segundo e, a uma velocidade inferior a aproximadamente 5 km/h (3 mph), na posição N, o bloqueio da alavanca seletora será acionado.

Em casos raros, em veículos com transmissão de dupla embreagem DSG, o bloqueio da alavanca seletora pode não engatar. Nesse caso, o acionamento será desativado para impedir um arranque sem supervisão. Além disso, a luz de controle verde pisca e um texto de informação é exibido. Para engatar o bloqueio da alavanca seletora, proceder da seguinte forma:

  • Com transmissão de 6 marchas: acionar o freio e soltar novamente.
  • Com transmissão de 7 marchas: colocar a alavanca seletora na posição P ou N e, então, selecionar uma posição de marcha.

ATENÇÃO

O engate da alavanca seletora numa posição incorreta pode ocasionar a perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca acelerar ao engatar uma posição de marcha.
  • Com o motor em funcionamento e a posição de marcha engatada, o veículo se movimentará assim que o pedal do freio for liberado.
  • Nunca acionar a marcha a ré ou o bloqueio de estacionamento durante a condução.

ATENÇÃO

Movimentos sem supervisão do veículo podem causar ferimentos graves.

  • Como condutor, nunca deixar o banco do condutor com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se for necessário sair do veículo com o motor em funcionamento, acionar sempre o freio de estacionamento e colocar a alavanca seletora na posição P.
  • Com o motor em funcionamento e a posição da alavanca seletora D/S ou R engatada, é necessário manter o veículo parado com o pedal do freio. Mesmo rotação de marcha lenta, a transmissão de força não é totalmente interrompida e o veículo se "arrasta".
  • Nunca mudar para a posição de marcha R ou P se o veículo estiver em movimento.
  • Nunca sair do veículo com a posição de marcha em N. O veículo descerá um declive, independente de o motor estar em funcionamento ou não.

NOTA

Se, com o veículo parado, o freio de estacionamento não estiver acionado e o pedal do freio for liberado com a alavanca seletora na posição P, o veículo pode se mover alguns centímetros para frente ou para trás.

Caso, durante a condução, a posição N seja selecionada acidentalmente, tirar o pé do pedal do acelerador. Aguardar a rotação de marcha lenta do motor na posição neutra antes de engatar uma posição de marcha novamente.

Se a alavanca seletora, com o motor desligado por um longo período de tempo, se encontrar numa outra posição do que P, a bateria do veículo se descarrega.

    Veja também:

    Nissan Versa. Estacionamento/estacionando em ladeiras
    ATENÇÃO Não pare ou estacione o veículo sobre materiais inflamáveis como grama seca, papéis ou panos. Eles podem pegar fogo e causar um inc&e ...

    Volkswagen Golf. Travar a porta do passageiro dianteiro e as portas traseiras manualmente
    Fig. 76 Na parte dianteira da porta traseira direita: travamento de emergência, coberto por uma vedação de borracha. Fig. 77 Na parte dianteira da porta traseira direita ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0123