Volkswagen Golf: Informações salvas nas unidades de controle

Volkswagen Golf / Acessório, reposição de peças, reparos e modificações / Informações salvas nas unidades de controle

O veículo é equipado de fábrica com unidades de controle eletrônicas que, entre outras coisas, assumem o controle do motor e da transmissão.

Além disso, as unidades de controle monitoram o funcionamento do sistema de escape e dos airbags.

As unidades de controle eletrônicas também avaliam continuamente os dados relevantes do veículo durante a condução. Em caso de falhas ou divergências dos valores de referência, são salvos exclusivamente esses dados. As falhas são exibidas normalmente pelas luzes de controle do instrumento combinado.

Dados salvos nas unidades de controle podem ser lidos e avaliados somente por aparelhos especiais.

Uma empresa especializada somente tem condições de reconhecer e corrigir as falhas ocorridas se os respectivos dados tiverem sido salvos. Os dados armazenados podem se referir, entre outros, aos seguintes dados:

  • Dados relevantes do motor e da transmissão.
  • Velocidade.
  • Sentido de direção.
  • Intensidade da frenagem.
  • Monitoramento do cinto de segurança.

Em nenhuma hipótese as unidades de controle instaladas gravam conversas no veículo. Perfis de movimentação sobre os trajetos percorridos não podem nem devem ser gerados a partir dos dados salvos.

Com o uso do veículo são possíveis situações nas quais os dados armazenados sozinhos ou juntamente com outras informações (relatório de acidente de trânsito, danos no veículo, testemunhos, etc.), eventualmente buscando auxílio de um especialista e com ajuda de suas informações adicionais, podem remeter à pessoa.

Em caso de veículos com função de chamada de emergência por meio de telefone móvel ou outros aparelhos conectados, pode ser transmitida a localização momentânea. Em caso de acidentes em que as unidades de controle registrem um acionamento do airbag, o sistema pode transmitir automaticamente um sinal de transmissão. Isto depende do provedor do serviço. A princípio, uma transmissão funciona somente em áreas com suficiente cobertura de rede de transmissão móvel.

Funções adicionais que são acordadas contratualmente com o cliente, por exemplo, localização do veículo em caso de emergência ou Car Net Volkswagen, permitem a transmissão de determinados dados veiculares do veículo.

Gravador de dados de acidente (Event Data Recorder)

O veículo não está equipado com um gravador de dados de acidente.

Num gravador de dados de acidente, as informações do veículo são salvas temporariamente. Assim, em caso de um acidente, são obtidas informações detalhadas sobre a ocorrência do evento. Em veículos com um sistema de airbag, podem ser salvos, por exemplo, dados relevantes do acidente como velocidade de impacto, condições de travamento dos cintos de segurança, posições dos bancos e momento de ativação dos airbags. A abrangência dos dados depende do respectivo fabricante.

A instalação de um gravador de dados de acidente como esse só pode ser realizada com o consentimento do proprietário e, em alguns países, é regulada por lei.

Reprogramação das unidades de controle

A princípio, todos os dados para o controle dos componentes estão salvos nas unidades de controle. Algumas funções de conforto, como, por exemplo, sinais intermitentes de conforto, abertura independente da porta e indicadores do display podem ser reprogramados por meio de aparelhos especiais. Caso as funções de conforto sejam reprogramadas, as indicações e descrições correspondentes desta literatura de bordo não coincidirão mais com as funções originais. A Volkswagen recomenda que a reprogramação seja confirmada no Manutenção e garantia em "outros registros da oficina".

A Concessionária Volkswagen possui as informações sobre uma possível reprogramação.

Ler o registro de eventos do veículo

No interior do veículo há uma tomada de conexão para diagnóstico para a leitura dos registros de eventos

No registro de eventos são salvos os dados sobre o funcionamento e o estado das unidades de controle eletrônicas.

Informações adicionais sobre os dados salvos podem ser obtidas numa empresa especializada.

A tomada de conexão para diagnóstico pode estar, dependendo do modelo e da versão do veículo, no lado inferior do painel de instrumentos na área para os pés do lado do condutor, ao lado da alavanca de destravamento da tampa do compartimento do motor ou atrás de uma cobertura.

O registro de eventos deve ser lido e reinicializado somente por uma empresa especializada.

Após a correção de uma falha, as informações a respeito são deletadas da memória. Outros conteúdos da memória são sucessivamente atualizados.

ATENÇÃO

O uso da tomada de conexão para diagnóstico diferente do especificado pode ocasionar falhas de funcionamento e, por consequência, também acidentes e ferimentos graves.

  • Jamais ler o registro de eventos por conta própria através da tomada de conexão para diagnóstico.
  • Somente uma empresa especializada deve ler o registro de eventos através da tomada de conexão para diagnóstico. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.
    Veja também:

    Volkswagen Golf. Funções de luz
    Luz de estacionamento Com a luz de estacionamento ligada (indicadores de direção direito ou esquerdo), o farol com luz de posição e setores parciais da lanterna traseira ...

    Nissan Versa. Interruptor de controle dos faróis
    Tipo A (se equipado) Iluminação Ao girar o interruptor para a posição , as luzes de estacionamento, lanternas, placa de licença e painel de instru ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0143