Hyundai i30: Travão de estacionamento (tipo manual)

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Sistema de travagem / Travão de estacionamento (tipo manual)

Travão de estacionamento (tipo manual)

Antes de deixar o veículo, acione sempre o travão de estacionamento, da seguinte forma.

Carregue com firmeza no pedal do travão.

Puxe completamente para cima a alavanca do travão de mão.

AVISO

Para reduzir o risco de FERIMENTOS GRAVES ou MORTE, não acione o travão de estacionamento com o veículo em movimento, exceto numa situação de emergência. Se o fizer poderá danificar o sistema de travagem e provocar um acidente.

Travão de estacionamento (tipo manual)

Para soltar: Carregue com firmeza no pedal do travão.

Puxe ligeiramente para cima a alavanca do travão de mão.

Enquanto prime o botão de desbloqueio (1), baixe a alavanca do travão de mão (2).

Se o travão de estacionamento não se libertar ou se não se soltar durante todo o percurso, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.

AVISO

  • Sempre que pretender sair do veículo ou estacionar, imobilize o carro completamente e continue a carregar no pedal do travão. Desloque o seletor das mudanças para a 1ª velocidade (nos veículos com caixa de velocidades manual) ou P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/ transmissão de dupla embraiagem), depois acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/ OFF.

    Se o travão de estacionamento não for devidamente acionado, o veículo pode mover-se inadvertidamente e causar danos pessoais ao condutor e a terceiros.

  • Nunca deixe uma pessoa que não conhece o veículo ou uma criança manusear o travão de estacionamento.

    Se o travão de estacionamento se desengatar acidentalmente, podem ocorrer graves lesões.

  • Só deverá soltar o travão de estacionamento quando estiver sentado no interior do veículo com o pé firmemente pousado sobre o pedal do travão.

NOTA

  • Não carregue no pedal do acelerador sem soltar antes o travão de estacionamento. Se carregar no pedal do acelerador sem antes soltar o travão de estacionamento, ouve-se um sinal sonoro. O travão de estacionamento poderá ficar danificado.
  • Se conduzir com o travão de estacionamento acionado, poderá causar o sobreaquecimento do sistema de travagem e desgaste prematuro ou danos das peças quebráveis. Antes de iniciar a condução, verifique se soltou o travão de estacionamento e se a respetiva luz avisadora está apagada.

Verifique a luz avisadora do travão de estacionamento colocando o interruptor da ignição na posição ON (não ligue o motor).

Se o travão de estacionamento estiver engatado, esta luz acende-se com o interruptor da ignição na posição START ou ON.

Antes de iniciar a condução, certifique-se de que soltou o travão de estacionamento e de que a respetiva luz avisadora se apagou.

Se a luz avisadora do travão de estacionamento continuar acesa depois de se ter soltado o travão de estacionamento e do veículo se encontrar em movimento, é possível que haja uma falha no sistema do travão. É necessário verificar imediatamente o que se passa.

Se for possível, pare logo o veículo.

Se tal não for possível, tenha o máximo cuidado ao conduzir o veículo e prossiga apenas até conseguir chegar a um local seguro.

    Veja também:

    Peugeot 308. Ultrapassagem temporária da velocidade programada
    Pressione com força o pedal do acelerador e ultrapasse o ponto de resistência para ultrapassar o limite de velocidade programado. O limitador é neutralizado momentaneamente e a velocidade prog ...

    Lexus CT200h. Bancos da frente
    Procedimento de ajuste Banco manual Alavanca de ajuste da posição do banco Alavanca de ajuste do ângulo do encosto do banco Alavanca de ajuste da altura do assento ( ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0119