Toyota Corolla: Orientações

O manuseamento do veículo torna-se diferente quando reboca um atrelado. De forma a evitar um acidente, morte ou ferimentos graves, tenha em atenção o seguinte quando rebocar:

Verificação das ligações entre o atrelado e as luzes

Pare o veículo e verifique o funcionamento da ligação entre o atrelado e as luzes após ter conduzido por um breve período, bem como antes de arrancar.

Praticar a condução com um reboque acoplado

  • Treine as manobras de virar, parar e a marcha-atrás com um reboque acoplado, praticando numa área com pouco ou nenhum trânsito.
  • Quando efetuar marcha-atrás com um atrelado acoplado, segure a secção do volante mais perto de si e rode-o para a direita para virar o atrelado para a esquerda, ou para a esquerda para virar o atrelado para a direita. Rode sempre o volante um pouco de cada vez para evitar erros de direção. Tenha alguém a orientá-lo quando fizer marcha-atrás para diminuir o risco de acidente.

Aumentar a distância entre veículos

A uma velocidade de 10 km/h, a distância para o veículo a circular à sua frente deve ser igual ou maior que o comprimento total do veículo e do atrelado. Evite travagens bruscas que possam causar derrapagem.

Caso contrário pode perder o controlo do veículo. Isto é especialmente importante quando conduz em estradas molhadas ou escorregadias.

Acelerações súbitas/movimentação do volante/curvas

A execução de curvas fechadas com um atrelado pode resultar em colisão entre o atrelado e o seu veículo. Desacelere com antecedência ao aproximar-se das curvas e faça-as devagar e com cuidado para evitar travagens bruscas.

Pontos importantes relacionados com curvas

As rodas do atrelado ficarão mais perto do interior da curva do que as rodas do veículo. Para compensar este facto faça as curvas mais amplas do que normalmente.

Pontos importantes relacionados com estabilidade

O movimento do veículo, resultante de estradas de piso irregular e ventos fortes, afetam o seu manuseamento. O veículo pode também ser abalado pela passagem de autocarros ou grandes camiões. Verifique frequentemente a parte traseira quando se desloca ao lado de tais veículos. Se se verificar alguma oscilação, comece imediatamente a desacelerar suavemente aplicando lentamente os travões. Mantenha sempre o veículo direito em frente enquanto trava.

Ao efetuar ultrapassagens

Tenha sempre em consideração o comprimento do seu veículo e do atrelado e assegure-se que a distância entre veículos é suficiente antes de efetuar mudanças de faixa.

Informações referentes à caixa de velocidades

  • Caixa de velocidades Multidrive

Para manter a eficácia de travagem com o motor e o desempenho do sistema de carga quando utilizar a travagem com o motor, não utilize a caixa de velocidades na posição D mas sim em M e selecione a posição de engrenamento 4 ou inferior.

  • Caixa de velocidades manual multimodo

Selecione uma gama de velocidade adequada na posição M para manter a eficácia de travagem com o motor e o desempenho do sistema de carga

  • Caixa de velocidades manual

Abstenha-se de conduzir em 6ª velocidade para manter a eficácia de travagem com o motor e o desempenho do sistema de carga.

Se o motor sobreaquecer

Rebocar um atrelado carregado, em subidas longas e íngremes com temperaturas superiores a 30ºC, pode resultar no sobreaquecimento do motor. Se o medidor da temperatura do líquido de refrigeração do motor indicar que o motor está a sobreaquecer, desligue o ar condicionado imediatamente, saia da estrada e pare o veículo num local seguro.

Quando estacionar o veículo

Coloque sempre calços sob as rodas do veículo e do atrelado quando estacionar. Aplique firmemente o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades na posição P (caixa de velocidades Multidrive) E, M ou R (caixa de velocidades manual multimodo) e 1 ou R (caixa de velocidades manual).

AVISO

Siga todas as instruções descritas nesta secção. Caso contrário, pode ocorrer um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

Precauções com o reboque de atrelado

Quando reboca um atrelado certifique-se que não excede nenhum dos limites de peso.

Velocidade do veículo com reboque de atrelado

Observe a velocidade máxima legal para reboque de atrelado.

Antes de descer encostas ou longos declives

Reduza a velocidade e engrene velocidades mais baixas. Contudo, nunca engrene velocidades mais baixas bruscamente durante descidas íngremes ou descidas longas com muita inclinação.

Funcionamento do pedal do travão

Não mantenha o pedal do travão pressionado muitas vezes ou por longos períodos de tempo. Tal poderá resultar em sobreaquecimento ou reduzir os efeitos de travagem.

Para evitar um acidente ou ferimentos

  • Veículos com controlo da velocidade de cruzeiro: Não utilize o controlo da velocidade de cruzeiro quando estiver a rebocar um atrelado.
  • Veículos com pneu de reserva compacto: Não reboque um atrelado com um pneu de reserva compacto instalado no seu veículo.
  • Veículos com kit de emergência para reparação de um furo: Não reboque um atrelado se tiver um pneu instalado que tenha sido reparado com o kit de emergência para reparação de um furo.

ATENÇÃO

Não una diretamente as luzes do atrelado

Unir diretamente as luzes do atrelado pode danificar o sistema elétrico do seu veículo e provocar uma avaria.

    Veja também:

    Hyundai i30. Precauções a ter com a chave remota
    A chave remota não funciona, se ocorrer uma das seguintes circunstâncias: A chave está no interruptor da ignição. O limite da distância de funcionam ...

    Peugeot 308. Sistema de antibloqueio das rodas (ABS) e repartidor electrónico de travagem (REF)
    O acendimento deste avisador fixo indica uma anomalia do sistema ABS. O veículo mantém uma travagem clássica. Circule com prudência a um ritmo moderado. O acendimento deste avisador, associa ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados