Citroën C4: Abastecimento de aditivo AdBlue

O enchimento do depósito de AdBlue está previsto a cada revisão do seu veículo na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

No entanto e considerando a capacidade do depósito, poderá ser necessário efectuar abastecimentos complementares de aditivo entre revisões, especialmente se um alerta (luz avisadora e mensagem) assim o indicar.

Poderá dirigir-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.

Caso pretenda efectuar este abastecimento por si próprio, leia atentamente as seguintes recomendações.

Precauções de utilização

O aditivo AdBlue é uma solução à base de ureia. Este líquido é não inflamável, incolor e inodoro (conservar num local fresco).

Em caso de contacto com a pele, lave a zona afectada com água corrente e sabão. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água corrente e abundante ou com uma solução de lavagem ocular. Em caso de persistência de sensação de ardor ou irritação, consulte um médico.

Em caso de ingestão, lave imediatamente a boca com água limpa e beba bastante água.

Em determinadas circunstâncias (por exemplo, temperatura elevada), o risco de libertação de amoníaco não pode ser excluído: não inalar o produto. Os vapores de amoníaco têm uma acção irritante nas mucosas (os olhos, o nariz e a garganta).

Conserve o AdBlue fora do alcance das crianças, no seu frasco original.

Nunca transvase o AdBlue para outro recipiente: o aditivo perderá as suas qualidades de pureza.

Utilize somente o aditivo AdBlue em conformidade com a norma ISO 22241.

Nunca dilua o aditivo com água.

Nunca coloque o aditivo no depósito de gasóleo.

Precauções de utilização

O armazenamento em frasco com sistema anti-gota permite simplificar as operações de abastecimento. Poderá adquirir frascos de 1,89 litros (1/2 galão) na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

Nunca faça o abastecimento de 'AdBlue num distribuidor reservado para veículos pesados.

Recomendações de armazenamento

O AdBlue congela abaixo de -11C e degradase a partir de 25C. É recomendado que guarde os frascos num local fresco ao abrigo da exposição directa à luz solar.

Nestas condições o aditivo poderá ser conservado durante pelo menos um ano.

Se o aditivo congelou, o mesmo poderá ser novamente utilizado uma vez completamente descongelado à temperatura ambiente.

Não guarde os frascos de AdBlue no seu veículo.

Procedimento

Antes de proceder ao abastecimento assegurese que o seu veículo se encontra estacionado numa superfície plana e horizontal.

No Inverno, verifique que a temperatura do veículo é superior a -11ºC. Caso contrário o AdBlue congelará e não poderá ser inserido no depósito. Guarde o seu veículo num local com uma temperatura moderada durante algumas horas para poder efectuar o abastecimento.

  • Desligue a ignição e retire a chave, ou caso o seu veículo esteja equipado, pressione o botão START/STOP para desligar o motor.

Procedimento

  • Elevar o piso da mala para aceder ao depósito de AdBlue.

    Imobilize o piso fixando o seu cordão ao gancho de suporte da prateleira.

  • Desencaixe o obturador em plástico preto, através da sua lingueta.
  • Insira os dedos no orifício e rode o tampão azul um sexto de volta no sentido inverso aos ponteiros do relógio.
  • Liberte o tampão para cima com cuidado, sem libertar.

Procedimento

  • Obtenha um frasco de AdBlue.

    Após verificar a data de validade, leia atentamente as instruções de utilização da etiqueta antes de verter o conteúdo do frasco no depósito de AdBlue do seu veículo.

Importante: se o depósito de AdBlue do seu veículo estiver completamente vazio - o que é confirmado pelas visualizações de alerta e pela impossibilidade de ligar o motor - deve obrigatoriamente efectuar um abastecimento, no mínimo, de 3,8 litros (ou seja dois frascos de 1,89 litro).
  • Após retirar o frasco, no caso de haver derrames, limpe o bocal do depósito com o auxílio de um pano húmido.
No caso de projecções do aditivo, lave imediatamente com água fria ou limpe com o auxílio de um pano húmido.

Caso o aditivo tenha cristalizado, elimine-o com o auxílio de uma esponja e de água quente.

  • Volte a colocar o tampão azul no bocal do depósito e rode um sexto de volta no sentido dos ponteiros do relógio, até ao limite.
  • Volte a colocar o obturador no plástico preto encaixando-o na tampa.
  • Liberte o fio do gancho de suporte da prateleira e baixe o piso da mala.
Importante: em caso de reposição do nível após uma falta de aditivo, deverá aguardar imperativamente cerca de 5 minutos antes de voltar a ligar a ignição, sem abrir a porta do condutor, nem destrancar o veículo, nem introduzir a chave no contactor, nem introduzir a chave do sistema "Acesso e arranque mãos livres " no habitáculo.

Ligue a ignição e, em seguida, após decorrido um espaço de tempo de 10 segundos, ligue o motor.

 

Não deite fora os frascos de aditivo AdBlue com os resíduos domésticos.

Deposite-os num contentor próprio para o efeito ou entregue-os no seu Ponto de Venda.

    Veja também:

    Citroën C4. Apresentação
    Este dispositivo de engate de reboque de origem permite montar e desmontar facil e rapidamente a rótula, sem nenhuma ferramenta. Instalada por trás do párachoques, o dispositivo é invisível após ter desmontado a rótula e escamoteado o suporte da tomada de ligação. Suporte de fixação. Obturador de protecção. Anel de segurança. Tomada de ligação escamoteável. Ró ...

    Mitsubishi Lancer. Emissões
    Controle de Emissões - Atendimento à Resolução 415/09 do CONAMA Este veículo está equipado com dispositivos antipoluição, atendendo à resolução quanto aos sistemas que controlam os níveis de emissão evaporativa e de gases do escapamento. O atendimento às normas de manutenção peri ...

    Nissan Versa. Vidros
    Ao limpar o vidro traseiro, será mais fácil fazêlo se a luz de freio elevada (se equipado) for removida primeiramente. Tome cuidado quando remover a luz de freio elevada para não danificar seus fios. Para remover a luz de freio elevada: Empurre na direção da traseira do veículo. Levante para remover. A luz de freio elevada deve ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0066