Chevrolet Cobalt: Ladeiras e estradas montanhosas

Dirigir em encostas ou em montanhas é diferente de dirigir em terreno plano ou ondulado. Se você dirigir regularmente em terreno íngreme, ou se estiver pensando em visitar este tipo de território, deverá tomar algumas precauções.

Para tornar suas viagens mais seguras e agradáveis:

  • Mantenha o veículo em bom estado. Verifique o nível de todos os fluidos, bem como os freios, os pneus e o sistema de arrefecimento.
  • Aprenda a descer ladeiras. Não confie só nos freios. Deixe também o motor ajudar na redução da velocidade. Passe para uma marcha mais reduzida; assim você reduzirá a velocidade sem abusar dos freios.

Perigo

Se você não reduzir a marcha, os freios poderão ficar tão quentes que não funcionarão bem.

Reduza a marcha para que o motor auxilie os freios ao descer uma ladeira íngreme. Dirigir em neutro ou com a ignição desligada é muito perigoso. Os freios terão que fazer um trabalho extra. Ficarão excessivamente quentes e não serão eficazes. Ao descer uma ladeira, mantenha a ignição ligada e use uma marcha apropriada.

  • Aprenda a subir ladeiras. Engate uma marcha mais reduzida.

    Para fins de arrefecimento, mantenha a marcha menos acelerada que lhe permita trafegar na velocidade desejada sem esquentar demais o motor.

    Mantenha-se na sua mão em rodovias de mão dupla em ladeiras ou montanhas. Não ultrapasse a faixa divisória das pistas no centro da estrada.

    Mantenha a velocidade que lhe permita ficar em sua própria mão. Assim você estará ciente de motoristas que venham na direção oposta. A ultrapassagem em aclives é mais demorada.

    Mantenha distâncias seguras em ultrapassagens. Facilite a ultrapassagem de outros veículos.

  • Ao dirigir em aclives, fique atento a bloqueios resultantes de acidentes ou veículos em situações de emergência.
  • Estradas montanhosas podem carecer de sinalização adequada. Indicações de longo trecho em aclive/declive, proibido ultrapassar, risco de queda de pedras ou vento transversal são alguns exemplos. Fique alerta e dirija com atenção.
    Veja também:

    Citroën C4. Trancamento do veículo
    Trancamento simples com o telecomando Prima o cadeado fechado para trancar o veículo. Trancamento simples com a chave Rode a chave para trás, na fechadura da porta do lado do condutor, ...

    Honda Civic. Rodízio dos Pneus
    Fazer o rodízio dos pneus de acordo com o programa de manutenção ajuda a distribuir o desgaste de forma mais uniforme e aumenta a vida útil dos pneus. Padrão de Rodízio dos Pneus Efetue o ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados