Hyundai i30: Substituição dos pneus

Hyundai i30 / Manutenção / Pneus e rodas / Substituição dos pneus

Substituição dos pneus

Se o pneu apresentar um desgaste uniforme, aparece um indicador de desgaste sob a forma de uma faixa que cobre a banda de rodagem de um lado ao outro. Isto significa que há menos de 1,6 mm (1/16 pol.) de espessura da banda de rodagem restante no pneu. Substitua o pneu quando isso acontecer.

Não espere até que apareça esta faixa a cruzar todo o perfil para substituir o pneu.

AVISO

Para reduzir os riscos de MORTE ou FERIMENTOS GRAVES:

  • Substitua os pneus gastos, danificados ou que apresentem um desgaste irregular. Os pneus gastos podem causar perda da eficácia da travagem, do controlo da direção e da tração.
  • Substitua sempre os pneus por outros da mesma dimensão dos pneus fornecidos de fábrica. A utilização de pneus e de jantes de dimensão diferente da recomendada pode provocar características de maneabilidade deficientes, perda de controlo do veículo, ou prejudicar o sistema de antibloqueio dos travões (ABS) podendo resultar num acidente grave.
  • Quando substituir os pneus (ou as jantes), é recomendável substituir o par completo de pneus (ou de jantes) da frente ou detrás. A substituição de apenas um pneu pode afetar seriamente a maneabilidade do seu automóvel.
  • Os pneus deterioram-se com o tempo, mesmo que não estejam a ser usados.

    Independentemente da espessura restante da banda de rodagem, a HYUNDAI recomenda que substitua os pneus passados cerca de seis (6) anos de utilização normal.

  • O calor causado por climas quentes ou as condições frequentes de transporte de cargas elevadas podem acelerar o processo de envelhecimento. Se este aviso não for levado em conta, poderá ocorrer uma falha repentina dos pneus, causando a perda de controlo do veículo e um possível acidente.

Substituição do pneu sobresselente compacto (se equipado)

Num pneu compacto a durabilidade da banda de rodagem é mais curta do que num pneu regular. Substituao quando surgirem as barras indicadoras de desgaste sobre o pneu. O pneu sobresselente compacto usado para substituir o original deve ter a mesma dimensão e design do pneu fornecido de fábrica, devendo ser montado na mesma jante do pneu sobresselente compacto. O pneu sobresselente compacto não se destina a ser montado numa jante de dimensão normal tal como a jante do pneu compacto também não pode ser usada para se montar um pneu de dimensão regular.

AVISO

O pneu original deve ser reparado ou substituído assim que possível para evitar a falha do sobresselente e a perda de controlo do veículo resultando num acidente. O pneu sobresselente compacto deve ser usado apenas numa emergência. Não conduza o veículo a mais de 80 km/h (50 mph) se estiver a usar o pneu sobresselente compacto.

Substituição das jantes

Quando, por alguma razão, tiver que substituir as jantes, certifique-se de que as jantes novas são equivalentes às de fábrica em diâmetro, largura do aro e profundidade de montagem.

    Veja também:

    Peugeot 308. Engrenamento automático
    Com o veículo parado, o travão de estacionamento engrena-se automaticamente ao desligar o contacto. O engrenamento do travão de estacionamento é confirmado pelo acendimento do avisador de tra ...

    Chevrolet Cobalt. Mensagens do veículo
    O acende com os códigos de mensagens do veículo. Mensagens são fornecidas por meio do Centro de Informações do motorista (DIC) ou como um alarme de advert&ec ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0088