Hyundai i30: O sistema de antibloqueio dos travões (ABS)

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Sistema de travagem / O sistema de antibloqueio dos travões (ABS)

AVISO

O sistema de antibloqueio dos travões (ABS) ou o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) não impedem os acidentes provocados por manobras incorretas ou perigosas. Embora o controlo do veículo seja melhorado durante as travagens de emergência, mantenha sempre uma distância segura entre si e os objetos da frente. A velocidade do veículo deve ser sempre reduzida durante condições de rodagem extremas. A distância de travagem dos carros equipados com ABS ou ESC pode ser maior do que a dos veículos que não dispõem destes sistemas nas condições de rodagem a seguir indicadas.

  • Conduza o seu veículo a uma velocidade reduzida nas seguintes situações:
  • Estradas acidentadas, de terra batida ou cobertas de neve.
  • Estradas de piso esburacado ou com diferentes alturas.
  • Se usar correntes de neve nos pneus do veículo.

Os sistemas de segurança ABS (ou ESC) de um veículo não devem ser testados com uma condução ou viragens a alta velocidade. Pode pôr em perigo a sua segurança e a dos outros.

O ABS é um sistema eletrónico que ajuda a evitar que o veículo derrape na sequência de uma travagem. O ABS ajuda o condutor a dirigir o veículo e travar ao mesmo tempo.

Utilização do ABS

Para aproveitar ao máximo as vantagens do ABS numa situação de emergência, não tente modular a pressão dos travões nem bombear os travões. Carregue o mais a fundo possível no pedal do travão.

Quando se trava numa situação passível de provocar o bloqueio das rodas, ouve-se um som produzido pelos travões, ou sente-se uma sensação correspondente no pedal do travão. Isto é normal e significa que o ABS está ativo.

O ABS não reduz o tempo nem a distância necessários para imobilizar o veículo.

Mantenha sempre uma distância segura entre si e o veículo da frente.

O ABS não evita derrapagens causadas por mudanças bruscas de direção, como acontece quando se entra numa curva a alta velocidade ou quando se muda abruptamente de faixa. Conduza sempre a uma velocidade segura adequada às condições climatéricas e de rodagem.

O ABS não consegue evitar uma perda de estabilidade. Realize movimentos moderados da direção quando travar a fundo. Um movimento muito amplo ou abrupto do volante pode fazer com que o seu veículo saia da estrada ou avance em direção ao trânsito contrário.

Em estradas com piso solto ou irregular, a actuação do sistema ABS pode resultar numa distância de paragem mais longa do que em veículos equipados com um sistema de travagem convencional.

A luz avisadora do ABS ( ) permanece iluminada durante vários segundos depois de se colocar o botão start/stop na posição ON.

Durante este tempo, o ABS executa um autodiagnóstico e se tudo estiver normal a luz apaga-se. Se a luz permanecer acesa, é possível que haja um problema com o ABS.

Recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível.

AVISO

Se a luz avisadora do ABS ( ) se mantiver acesa, é possível que haja um problema com o ABS. Os travões assistidos continuam a funcionar normalmente. Para reduzir o risco de ferimentos graves ou morte, recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível.

NOTA

Se conduzir numa estrada com pouca tração, como por exemplo uma estrada coberta de gelo, e acionar continuamente os travões, o ABS fica ativo em permanência e a luz avisadora do ABS ( ) pode iluminar-se. Dirija o seu veículo até um local seguro e desligue o motor.

Volte a ligar o motor. Se a luz de aviso do sistema ABS se apagar, é porque o sistema está a funcionar normalmente.

Caso contrário, pode haver um problema com o sistema ABS.

Recomendamos que contacte um concessionário HYUNDAI assim que possível.

Informações

Se tiver que realizar uma ligação direta devido à descarga da bateria, a luz avisadora ABS () pode acender-se ao mesmo tempo. Isto acontece devido à tensão fraca da bateria. Não significa que o ABS tenha alguma avaria. Ponha a bateria à carga antes de voltar a conduzir o veículo.

    Veja também:

    Citroën C4. Regulação da velocidade de cruzeiro (referência)
    O regulador de velocidade deve estar activado. Para alterar o valor da velocidade de cruzeiro através dos limites de velocidade memorizados e do seu Auto-rádio (apenas com ecrã monocromátic ...

    Nissan Versa. Voltado para frente
    Siga as etapas para a instalação do sistema de proteção infantil voltado para frente usando o cinto de segurança do veículo nos bancos traseiros: 1. Nu ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.012