Volkswagen Golf: Verificar o nível do óleo do motor e reabastecer com óleo do motor

Volkswagen Golf / Verificar e reabastecer / Óleo do motor / Verificar o nível do óleo do motor e reabastecer com óleo do motor

Fig. 227 Vareta de medição do óleo do motor com marcas de nível de óleo do motor.
Fig. 227 Vareta de medição do óleo do motor com marcas de nível de óleo do motor.

Fig. 228 No compartimento do motor: tampa da abertura para enchimento de óleo do motor.
Fig. 228 No compartimento do motor: tampa da abertura para enchimento de óleo do motor.

Lista de controle

Seguir as etapas na sequência indicada

1. Estacionar o veículo com o motor aquecido pelo funcionamento em uma superfície plana para evitar a leitura incorreta do nível do óleo do motor.

2. Desligar o motor e esperar alguns minutos para que o óleo do motor escorra de volta para o cárter.

3. Abrir a tampa do compartimento do motor

4. Identificar a abertura para enchimento de óleo do motor e a vareta de medição do óleo.

A abertura para enchimento do óleo do motor é identificada pelo símbolo na tampa → Fig. 228 e no punho de cor contrastante da vareta de medição do óleo.

Se não estiver claro onde a tampa e a vareta de medição do óleo se encontram, procurar uma empresa especializada.

5. Retirar a vareta de medição do óleo do tubo-guia e limpar com um pano limpo.

6. Reintroduzir a vareta de medição do óleo no tubo-guia até o batente. Se houver uma marcação na vareta de medição do óleo, essa marcação deve se ajustar à ranhura correspondente da extremidade superior do tubo-guia na introdução.

7. Retirar novamente a vareta de medição do óleo e ler o nível no óleo do motor na vareta de medição → Fig. 227 da seguinte maneira: A Nível do óleo do motor muito alto. Se for o caso, observar a mensagem no display do instrumento combinado e procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada

B Não reabastecer óleo do motor  .

Continuar com a etapa 16.

C Nível do óleo do motor Ok. O óleo do motor pode, no caso de alta demanda do motor → Página 300, ser reabastecido até o limite superior dessa área. Continuar com a etapa 8 ou 16.

D Nível do óleo do motor muito baixo.

Imprescindível reabastecer o óleo do motor.

Continuar com a etapa 8.

8. Após a leitura do nível do óleo do motor, introduzir a vareta de medição do óleo de maneira correta no tubo-guia até o batente.

9. Desrosquear a tampa da abertura para enchimento de óleo do motor → Fig. 228.

10. Reabastecer somente com óleo do motor expressamente aprovado pela Volkswagen, em etapas e em pequenas quantidades (não mais do que 0,5 l).

11. Para evitar encher demais, é necessário esperar aproximadamente um minuto após cada reabastecimento, para que o óleo do motor escorra para o cárter até a marcação da vareta de medição do óleo do motor.

12. Verificar novamente o nível do óleo do motor na vareta de medição do óleo antes de reabastecer com mais uma pequena quantidade de óleo do motor. Nunca reabastecer com óleo do motor em excesso

13. No final do processo de abastecimento do óleo, o nível do óleo do motor deve estar, ao menos, no meio da área → Fig. 227 B , mas jamais acima de B.

14. Após o reabastecimento, rosquear de maneira correta a tampa da abertura para enchimento de óleo do motor.

15. Reintroduzir a vareta de medição do óleo de maneira correta no tubo-guia até o batente.

16. Fechar a tampa do compartimento do motor de maneira correta

ATENÇÃO

O óleo do motor pode pegar fogo se entrar em contato com peças quentes do motor. Isso pode causar incêndios, queimaduras e outros ferimentos graves.

  • Se for derramando o óleo do motor sobre as peças frias do motor, o óleo poderá se aquecer com o motor em funcionamento e causar um incêndio.
  • Após o reabastecimento, garantir sempre que a tampa da abertura para enchimento de óleo do motor seja fechada de maneira correta e que a vareta de medição do óleo seja recolocada de maneira correta no  tubo-guia. Dessa forma, um vazamento de óleo do motor sobre peças quentes com o motor em funcionamento pode ser evitado.

NOTA

  • Não ligar o motor se o nível do óleo do motor estiver acima da área B . Procurar auxílio técnico especializado. Caso contrário, o catalisador e o motor podem ser danificados!
  • Ao trocar ou reabastecer fluidos, cuidar para que os fluidos estejam nos recipientes corretos. Fluidos incorretos podem causar deficiências de funcionamento graves e danos ao motor.

O nível do óleo do motor não deve em nenhuma hipótese ultrapassar a área B .

Caso contrário, o óleo pode ser aspirado pelo dispositivo de ventilação do cárter e chegar à atmosfera por meio do sistema de escape.

    Veja também:

    Hyundai i30. Abertura da tampa do depósito de combustível
    1. Desligue o motor. 2. Empurre o centro da aresta da tampa do depósito de combustível com a porta do condutor destrancada. 3. Puxe a tampa do depósito de combust& ...

    Hyundai i30. Função de atraso dos faróis (se equipado)
    Se colocar o interruptor da ignição na posição ACC ou OFF com os faróis ligados, estes (e/ou luzes de presença) permanecem acesos durante cerca de 5 minut ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0107