Volkswagen Golf: Conduzir com a tampa do compartimento de bagagem aberta

Volkswagen Golf / Conduzir / Orientações para condução / Conduzir com a tampa do compartimento de bagagem aberta

A condução com a tampa do compartimento de bagagem aberta representa um perigo especial.

Proteger todos os objetos e a tampa do compartimento de bagagem aberta de maneira correta e adotar medidas adequadas para reduzir a entrada de gases tóxicos do escapamento.

ATENÇÃO

A condução com a tampa do compartimento de bagagem destravada ou aberta pode causar ferimentos graves.

  • Conduzir sempre com a tampa do compartimento de bagagem fechada.
  • Guardar todos os objetos no compartimento de bagagem de maneira segura. Objetos soltos podem cair do compartimento de bagagem e ferir os demais usuários da via.
  • Conduzir sempre de maneira cautelosa e defensiva.
  • Evitar manobras de direção e de frenagem súbitas ou bruscas, pois a tampa do compartimento de bagagem pode se mover de maneira descontrolada.
  • Garantir que objetos para fora do compartimento de bagagem estejam visíveis para os demais usuários da via. Observar as determinações legais.
  • Quando houver objetos para fora do compartimento de bagagem, a tampa do compartimento de bagagem nunca poderá ser utilizada para "prensar" ou "fixar" objetos.
  • Retirar obrigatoriamente o volume de bagagem e o bagageiro montados sobre a tampa do compartimento de bagagem quando for necessário conduzir com a tampa do compartimento de bagagem aberta.

Se a tampa do compartimento de bagagem estiver aberta, gases tóxicos do escapamento poderão alcançar o interior do veículo. Isto pode ocasionar inconsciência, intoxicação por dióxido de carbono, acidentes e ferimentos graves.

Para impedir a entrada de gases tóxicos do escapamento, conduzir sempre com a tampa do compartimento de bagagem fechada.

Em casos excepcionais, se for necessário conduzir com a tampa do compartimento de bagagem aberta, deve-se proceder da seguinte maneira para reduzir a entrada de gases tóxicos do escapamento no interior do veículo:

  • Fechar todos os vidros e o teto de vidro.
  • Desligar o modo de recirculação de ar do sistema de ventilação e aquecimento ou do ar-condicionado
  • Abrir todos os difusores de ar no painel de instrumentos.
  • Ligar o ventilador do sistema de ventilação e aquecimento ou do ar-condicionado no nível mais alto de ventilação.

NOTA

O comprimento e a altura do veículo modificam-se quando a tampa do compartimento de bagagem está aberta.

    Veja também:

    Renault Fluence. Limpador de para-brisa (substituição de palhetas)
    Substituição das palhetas do limpador de para-brisa 4 Com a ignição ligada e o motor parado, baixe totalmente a haste dos limpadores de para-brisa: as palhetas ir&a ...

    Citroën C4. Luzes de perigo
    Alerta visual através das luzes de mudança de direcção para prevenir os outros utentes da estrada no caso de avaria, reboque ou de acidente de um veículo. Premindo este botão, todas a ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados