Toyota Corolla: Informações de manutenção (combustível, nível do óleo, etc.)

Toyota Corolla / Especificações do veículo / Especificações / Informações de manutenção (combustível, nível do óleo, etc.)

Dimensões e pesos

Dimensões e pesos

*1: Veículos sem carga

*2: Veículos com elevação

*3: Veículos com pneus 195/65R15

*4: Veículos com pneus 205/55R16

*5: Veículos com pneus 215/45R17

Identificação do veículo

Número de identificação do veículo

O número de identificação do veículo (VIN) é o identificador legal do seu veículo. Este é o principal número de identificação do seu Toyota. É utilizado quando regista a propriedade do seu veículo.

Este número está gravado sob o banco da frente do lado direito.

Número de identificação do veículo

Este número consta também da etiqueta do fabricante.

Número de identificação do veículo

Número do motor

O número do motor encontra-se gravado no bloco do motor, como indicado na figura.

Motor 1NR-FE

Motor 1NR-FE

Motor 1ZR-FAE

Motor 1ZR-FAE

Motor 1ND-TV

Motor 1ND-TV

Motor

Motor a gasolina

Motor a gasolina

Motor Diesel

Motor Diesel

ATENÇÃO

Tipo de correia de transmissão (motor 1ND-TV)

A correia de transmissão de elevada resistência é utilizada para o lado alternador da correia de transmissão. Quando substituir a correia de transmissão utilize uma genuína Toyota ou uma correia de resistência equivalente.

Se não for utilizada uma correia de transmissão de alta resistência, a longevidade da mesma pode ser inferior ao expectável. A correia de transmissão de elevada resistência é uma correia com um núcleo em Aramida que possui maior resistência quando comparada com as correias normalmente disponíveis com núcleos PET ou PEN.

Combustível

Motor a gasolina

Motor a gasolina

Motor Diesel

Motor Diesel

Sistema de lubrificação

Sistema de lubrificação

*: A capacidade de óleo do motor é uma quantidade referência a ser utilizada quando mudar o óleo do motor. Aqueça e desligue o motor, aguarde mais de 5 minutos e verifique o óleo do motor com a vareta.

Escolher o óleo do motor

Motor a gasolina

O seu Toyota sai de fábrica atestado com o óleo de motor "Toyota Genuine Motor Oil". A Toyota recomenda a utilização do óleo genuíno Toyota ("Toyota Genuine Motor Oil"). Também pode ser utilizado outro óleo de qualidade equivalente.

Tipo de óleo: 0W-20, 5W-30 e 10W-30: Óleo do motor tipo API SL "Energy-Conserving", SM "Energy-Conserving", SN "Resource-Conserving" ou ILSAC multigrade 15W-40: Óleo do motor tipo API, SL, SM ou SN multigrade

Viscosidade recomendada (SAE): O seu veículo sai de fábrica com o óleo SAE 0W-20, a melhor escolha em termos de boa economia de combustível e bom arranque em tempo frio.

Se o óleo SAE 0W-20 não estiver disponível, pode ser utilizado o óleo SAE 5W-30. Contudo, este deve ser substituído pelo SAE 0W-20 na mudança de óleo seguinte.

Se utilizar SAE 10W-30 ou um óleo com viscosidade superior em temperaturas extremamente baixas, pode haver dificuldade no arranque do motor, pelo que se recomenda a utilização de óleo do motor SAE 0W-20 ou 5W-30.

Viscosidade do óleo (0W-20 é aqui explicado como um exemplo):

Escolher o óleo do motor

  • O 0W em 0W-20 indica a característica do óleo, que permite o arranque do motor em tempo frio. Óleos com um valor inferior antes do W permitem um arranque mais fácil do motor em tempo frio.
  • O valor 20 em 0W-20 indica a característica de viscosidade do óleo quando se encontra a elevada temperatura. Um óleo com viscosidade superior (um com um valor mais elevado) pode ser mais adequado se o veículo é sujeito a altas velocidades, ou a condições extremas de carga.

Como ler as etiquetas do recipiente de óleo: Uma ou ambas as marcas registadas API são colocadas em alguns recipientes de óleo, a fim de o ajudar a escolher o óleo que deve utilizar.

  1. Símbolo de serviço API

Parte superior: "API SERVICE SN" significa a designação da qualidade do óleo pelo Instituto Americano do Petróleo (API).

Parte central: "SAE 0W-20" significa a gama de viscosidade SAE.

Parte inferior: "Resource-Conserving" significa que o óleo tem capacidade de poupança de combustível e de proteção ambiental.

  1. Marca de certificação do ILSAC

A Marca de Certificação do Comité Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (ILSAC) é apresentada na frente da embalagem.

Motor a gasolina

Motor Diesel

O seu Toyota sai de fábrica atestado com o óleo de motor "Toyota Genuine Motor Oil". A Toyota recomenda a utilização do óleo genuíno Toyota ("Toyota Genuine Motor Oil"). Também pode ser utilizado outro óleo de qualidade equivalente.

Tipo de óleo: ACEA C2

ATENÇÃO

A utilização de outro óleo que não o ACEA C2 pode danificar o catalisador.

Viscosidade recomendada (SAE): O seu veículo sai de fábrica com o óleo SAE 0W-30, a melhor escolha em termos de boa economia de combustível e bom arranque em tempo frio.

Motor Diesel

Viscosidade do óleo (0W-30 é aqui explicado como um exemplo):

  • O 0W em 0W-30 indica a característica do óleo, que permite o arranque do motor em tempo frio. Óleos com um valor inferior antes do W permitem um arranque mais fácil do motor em tempo frio.
  • O valor 30 em 0W-30 indica a característica de viscosidade do óleo quando se encontra a elevada temperatura. Um óleo com viscosidade superior (um com um valor mais elevado) pode ser mais adequado se o veículo é sujeito a altas velocidades, ou a condições extremas de carga.

Sistema de refrigeração

Sistema de refrigeração

Sistema de ignição (motor a gasolina)

Sistema de ignição (motor a gasolina)

ATENÇÃO

Velas de ignição com ponta de irídio

Utilize apenas velas de ignição com ponta de irídio. Não ajuste a folga.

Sistema elétrico

Sistema elétrico

Caixa de velocidades Multidrive

Caixa de velocidades Multidrive

*: A capacidade do fluido é uma quantidade referência.

Se for necessário fazer uma substituição, contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

ATENÇÃO

Tipo de fluido da caixa de velocidades Multidrive

Se utilizar outro fluido que não o "Toyota Genuine CVTF FE" pode provocar uma deterioração na qualidade de engrenamento, bloqueando a caixa de velocidades acompanhada de vibrações e, em última análise, danificar a caixa de velocidades do seu veículo.

Caixa de velocidades manual

Caixa de velocidades manual

ATENÇÃO

Tipo de óleo da caixa de velocidades manual

  • Tenha em atenção que, dependendo das características específicas do óleo da caixa de velocidades utilizado ou das condições de funcionamento, o som ao ralenti, sensação de engrenamento e/ou economia de combustível podem ser diferentes ou afetados. A Toyota recomenda a utilização do óleo "TOYOTA Genuine Manual Transmission Gear Oil LV GL-4 75W" para obter a melhor performance possível.
  • O seu Toyota sai de fábrica atestado com "TOYOTA Genuine Manual Transmission Gear Oil LV GL-4 75W". Utilize o óleo aprovado "TOYOTA Genuine Manual Transmission Gear Oil LV GL-4 75W" ou um óleo de qualidade equivalente que satisfaça as especificações acima. Para mais detalhes, consulte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Embraiagem

Embraiagem

Travões

Travões

*1: Folga mínima do pedal quando pressionado com uma força de 300 N (31,0 kgf, 67,4 lbf) com o motor em funcionamento

*2: Curso da alavanca do travão de estacionamento quando puxado com uma força de 200 N (20,4 kgf, 45,0 lbf)

Direção

Direção

Pneus e jantes

Pneus e jantes

*: A pressão dos pneus está especificada na etiqueta de informação da pressão dos pneus

Pneus de 16 e de 17 polegadas

Pneus de 16 e de 17 polegadas

Pneu compacto

Pneu compacto

Quando rebocar um atrelado

Acrescente 20,0kPa (0,2 kgf/cm2 ou bar, 3 psi) à pressão de enchimento de ar recomendada e conduza a uma velocidade inferior a 100 km/h.

Lâmpadas

A: Lâmpadas de halogéneo H11

B: Lâmpadas de halogéneo HB3

C: Lâmpadas de halogéneo H16

D: Lâmpadas com base de cunha (âmbar)

E: Lâmpadas com base de cunha (transparente)

F: Lâmpadas bipolares

*: Se equipado

    Veja também:

    Honda Civic. Fluido da Transmissão Manual
    Fluido especificado: Fluido para Transmissão Manual Genuíno Honda (MTF) Siga o programa de manutenção do veículo para a substituição do fluido da transmissão manual. Consulte o Manual ...

    Toyota Corolla. Informações de viagem
    Prima a tecla "CAR" no sistema de navegação/multimédia. Selecione "Informação de viagem" Ecrã informações de viagem Veloci ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados