Lexus CT200h: Sugestões de condução de veículos híbridos

Lexus CT200h / Condução / Sugestões de condução / Sugestões de condução de veículos híbridos

Para uma condução económica e ecológica, tome atenção aos seguintes pontos:

Utilização do modo de condução Eco

Quando utiliza o modo de condução Eco, a quantidade de esforço de torção correspondente à depressão do pedal do acelerador pode ser gerada de forma mais suave do que em condições normais. Além disso, o funcionamento do sistema de ar condicionado (aquecimento/arrefecimento) será minimizado, melhorando a economia de combustível.

Utilização do Indicador do Sistema Híbrido

A condução amiga do ambiente é possível mantendo o Indicador do Sistema Híbrido dentro da área Eco.

Funcionamento da alavanca de velocidades

Coloque a alavanca na posição D quando parar num semáforo, ou quando conduzir com trânsito intenso, etc. Coloque a alavanca na posição P quando estacionar. Quando utilizar a posição N, não há qualquer efeito positivo no consumo de combustível. Na posição N, o motor a gasolina funciona mas não consegue gerar eletricidade. Da mesma forma, quando utiliza o sistema de ar condicionado, etc., consome energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

Funcionamento do pedal do acelerador/pedal do travão

  • Conduza o seu veículo de forma suave. Evite acelerações e desacelerações bruscas. A aceleração e desaceleração gradual fará um uso mais efetivo do motor elétrico (motor de tração) sem ter de usar a energia do motor a gasolina.
  • Evite acelerações repetidas. As acelerações repetidas consomem energia da bateria do sistema híbrido (bateria de tração), o que resulta num mau consumo de combustível. A bateria pode ser restaurada conduzindo com o pedal do acelerador ligeiramente solto.

Quando travar o veículo

Certifique-se que opera os travões suavemente e em tempo útil. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retirada quando abranda.

Impedimentos

Acelerações e desacelerações repetidas, bem como longas esperas nos semáforos, levam a um mau consumo de combustível. Consulte as informações de trânsito antes de sair e evite o mais possível impedimentos. Quando conduzir numa fila de trânsito, liberte gentilmente o pedal do travão para permitir que o veículo avance ligeiramente, evitando o uso excessivo do pedal do acelerador. Fazer isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

Condução em autoestrada

Controle a sua velocidade e mantenha-a constante. Antes de parar numa portagem ou similar, dê tempo suficiente para libertar o acelerador e aplique gentilmente os travões. Uma maior quantidade de energia elétrica pode ser retida quando abranda.

Ar condicionado

Use o ar condicionado apenas quando necessário. Isso pode ajudar a controlar o excesso de consumo de gasolina.

No verão: Quando a temperatura ambiente é elevada, utilize o modo ar recirculado.

Isso vai ajudar a reduzir a carga sobre o sistema de ar condicionado bem como a reduzir o consumo de combustível.

No inverno: Uma vez que o motor a gasolina não será desligado automaticamente até que o motor a gasolina e o interior do veículo estejam quentes, vai consumir combustível. O consumo de combustível também pode ser melhorado evitando o uso excessivo do aquecimento.

Verificar a pressão dos pneus

Certifique-se que verifica a pressão dos pneus frequentemente. Uma pressão dos pneus inadequada pode provocar um deficiente consumo de combustível.

Também, e porque os pneus de neve podem provocar grandes quantidades de atrito, a sua utilização em estradas secas pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Utilize pneus adequados à estação do ano.

Bagagem

Transportar bagagem pesada pode conduzir a um deficiente consumo de combustível. Evite transportar bagagem desnecessária. A instalação de barras no tejadilho pode também levar a um deficiente consumo de combustível.

Aquecimento antes de conduzir

Uma vez que o motor a gasolina arranca e desliga automaticamente quando está frio, aquecer o motor é desnecessário. Além disso, conduzir curtas distâncias frequentemente fará com que o motor aqueça repetidamente, o que conduzirá ao excesso de consumo de combustível.

    Veja também:

    Nissan Versa. Ajuste de altura do cinto de segurança de três pontos dos bancos dianteiros (se equipado)
    O regulador de altura do cinto de segurança de três pontos deve ser ajustado na posição que você julgar melhor. Consulte "Precauções de uso do cinto de segurança" adiante nesta seção. Para ajustar, puxe o botão de ajuste 1 e mova o regulador de altura do cinto de segurança de três pontos para a ...

    Lexus CT200h. Indicadores
    Os indicadores informam o condutor sobre o estado de funcionamento dos vários sistemas do veículo. Indicador do sinal de mudança de direção Indicador do sinal de mudança de direção Indicador das luzes de máximos dos faróis Indicador da luz de nevoeiro da frente Indicador da luz de nevoeiro traseira Indicador "RE ...

    Citroën C4. Travão de estacionamento manual
    Engrenamento Puxe totalmente a alavanca do travão de estacionamento para imobilizar o veículo. Desengrenamento Puxe ligeiramente a alavanca do travão de estacionamento, prima o botão de desactivação e, em seguida, baixe totalmente a alavanca. Com o veículo em movimento, o acendimento deste avisador e do avisador STOP, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0068