Hyundai i30: Cinto de segurança com pre-tensor

Cinto de segurança com pre-tensor

O seu veículo está equipado com pré-tensores nos cintos de segurança do condutor, do passageiro da frente e dos passageiros da retaguarda (se equipado) (pré-tensores com retrator).

O objetivo dos pré-tensores consiste em garantir que os cintos de segurança ficam bem justos ao corpo do ocupante em certas colisões frontais ou laterais. Os prétensores dos cintos de segurança podem ser ativados juntamente com os airbags, nos acidentes em que a gravidade da colisão frontal ou lateral o justificar.

Se o veículo parar de repente, ou se o ocupante tentar inclinar-se para a frente muito depressa, o retrator bloqueia o cinto de segurança.

Nalgumas colisões frontais, o prétensor é ativado forçando um contato mais apertado da correia do cinto contra o corpo do ocupante.

Se o sistema detetar uma tensão excessiva no cinto de segurança do condutor ou do passageiro quando o pré-tensor é ativado, o limitador de carga no interior do pré-tensor alivia alguma da pressão do cinto em causa.

AVISO

  • Use sempre o cinto de segurança e sente-se numa posição correta.
  • Não use o cinto de segurança solto ou torcido. Um cinto de segurança solto ou torcido não protege em caso de acidente.
  • Não coloque nada junto da fivela. Se o fizer poderá afetar a fivela fazendo com que funcione de forma inadequada.
  • Substitua sempre os prétensores depois de terem sido ativados ou de um acidente.
  • NUNCA examine, repare ou substitua os pré-tensores pelos seus próprios meios.

    Este trabalho deve ser realizado por um concessionário HYUNDAI.

  • Não dê pancadas nos conjuntos dos cintos de segurança.

Não toque nos conjuntos dos pré-tensores nos minutos a seguir a terem sido ativados.

Quando o mecanismo do prétensor do cinto de segurança é acionado durante uma colisão, o pré-tensor fica muito quente ao ponto de poder causar queimaduras.

CUIDADO

Fazer intervenções na parte dianteira do veículo pode danificar o sistema pre-tensor dos cintos. Por conseguinte, recomendamos que o sistema seja revisto num concessionário HYUNDAI.

Cinto de segurança com pre-tensor

O sistema de cintos de segurança com pré-tensores é formado sobretudo pelos seguintes componentes. A imagem acima indica a respetiva localização:

(1) Luz de aviso de airbag do SRS

(2) Pré-tensor do retrator

(3) Módulo de controlo do SRS

NOTA

O sensor que ativa o airbag SRS está ligado aos cintos de segurança com pré-tensores. A luz avisadora dos airbags SRS no painel de instrumentos ilumina-se durante cerca de 6 segundos depois de se colocar o interruptor da ignição na posição ON, devendo apagar-se a seguir.

Se o pré-tensor não estiver a funcionar corretamente, a luz avisadora ilumina-se mesmo que o airbag SRS não esteja avariado. Se a luz avisadora não se iluminar, ficar acesa ou acender-se apenas quando o veículo está em movimento, recomendamos que os cintos de segurança com prétensores e/ou o módulo de controlo SRS sejam examinados assim que possível num concessionário HYUNDAI.

Informações

  • Os pré-tensores dos cintos de segurança do condutor e do passageiro da frente podem ser ativados em certas colisões frontais e laterais.
  • Os pré-tensores são acionados mesmo que os cintos de segurança não estejam a ser usados no momento da colisão.
  • Se os cintos de segurança com prétensor forem activados, poderá ouvir-se um alto ruído e ver-se uma poeira fina, semelhante a fumo, dentro do habitáculo. Trata-se de situações de funcionamento normais, não representando qualquer perigo.
  • Apesar de inofensiva, a poeira fina poderá causar irritação cutânea e não deve ser inalada durante muito tempo. Após um acidente indutor da activação dos cintos de segurança com pré-tensor, lave bem todas as zonas cutâneas expostas à poeira fina.
    Veja também:

    Renault Fluence. Anomalias de funcionamento
    As seguintes orientações possibilitarão uma solução rápida e provisória; por segurança, consulte uma Oficina Autorizada o mais breve poss&iac ...

    Nissan Versa. Bancos
    ATENÇÃO Não viaje em veículos com o encosto do banco na posição reclinada. Isto pode ser perigoso. O cinto diagonal não ficará en ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados