Honda Civic: Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos

Honda Civic / Condução do Veículo / Economia de Combustível / Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) Veicular, anunciado pelo Governo Federal em 2008, permite ao consumidor comparar as características de eficiência energética e consumo de combustível dos veículos, por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos.

A adesão dos fabricantes de veículos e importadores é voluntária e renovável a cada ano. Ao decidir participar, a montadora deve informar os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos. Essas informações podem ser consultadas nas tabelas publicadas nos sites do Inmetro e do Conpet ou na etiqueta afixada opcionalmente pelo fabricante no vidro do veículo.

Exemplo Ilustrativo

Exemplo Ilustrativo

Ano de aplicação: Ano em que a comparação dos veículos de mesmo ano-modelo foi realizada.

Anualmente, as empresas que aderirem ao programa informarão quais veículos terão seu consumo declarado para a classificação na etiqueta.

Categoria do veículo: Agrupamento de modelos definido em função da área ou uso do veículo.

Marca/Modelo/Versão/Motor/Transmissão: Dados que identificam o veículo. O programa abrange os veículos leves com motores de ciclo Otto, movidos a gasolina, etanol ou GNV de fábrica.

Classificação: Os veículos de uma mesma categoria e ano são classificados de "A" a "E", em que "A" significa o menor consumo energético e "E" o maior consumo energético. A definição das faixas e a classificação são feitas por critérios estatísticos e variam anualmente, conforme os dados declarados e a quantidade de veículos em uma mesma categoria. O consumo energético é calculado pela média do consumo dos veículos na cidade e na estrada, com os diferentes combustíveis, convertidos para unidades de energia (MJ/km) conforme seu poder calorífico e sua densidade.

Combustível/Quilometragem por Litro: Valores de referência medidos em condições-padrão de laboratório (NBR-7024) e ajustados para simular condições mais comuns de utilização. Quanto maior o valor, maior a eficiência energética do veículo.

CO2 Fóssil não renovável (g/km): Valores de Referência.

Importante: As condições de uso do veículo interferem no consumo de combustível, que pode apresentar variações em relação aos valores de referência.

    Veja também:

    Chevrolet Cobalt. Imobilizador
    O sistema está integrado ao interruptor de ignição e verifica se o veículo pode dar a partida com a chave em uso. Se o transponder na chave for reconhecido, o veí ...

    Volkswagen Golf. Orientações de funcionamento do ar-condicionado
    O sistema de refrigeração do interior do veículo funciona somente com o motor em funcionamento e o ventilador ligado. O ar-condicionado trabalha com o máximo de efici ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados