Chevrolet Cobalt: Sistema de monitoramento da pressão do pneu

Chevrolet Cobalt / Cuidados com o veículo / Rodasepneus / Sistema de monitoramento da pressão do pneu

Este veículo poderá ter um Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

Cuidado

Modificações realizadas ao Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) por qualquer pessoa além do serviço autorizado poderá anular sua autorização para uso do sistema.

Manter a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante faz parte das boas práticas para otimizar o consumo de combustível do veículo.

O Sistema de monitoramento da pressão do pneu (TPMS) usa tecnologia de rádio e sensoriamento para verificar os níveis de pressão dos pneus. Os sensores do TPMS monitoram a pressão do ar nos pneus e transmitem as leituras de pressão a um receptor localizado no veículo.

O Sistema de monitoramento da pressão dos pneus verifica a pressão de todos os quatro pneus uma vez por minuto quando a velocidade do veículo exceder certo limite.

Cuidado

O TPMS não substitui a manutenção adequada dos pneus. É responsabilidade do motorista manter a pressão dos pneus correta, mesmo que a falta de pressão não tenha atingido nível suficiente para acionar a luz indicadora de pressão baixa do TPMS.

Os sensores de pressão dos pneus estão montados em cada conjunto de pneu e roda, excluindo o conjunto de pneu e roda reserva.

Os sensores de pressão e os pneus devem ter a pressão como indicada no manual.

Cada pneu, incluindo o reserva (se fornecido), deve ser verificado mensalmente quando estiver frio e calibrado na pressão de enchimento recomendada pelo fabricante do veículo na plaqueta de informação do veículo ou na etiqueta de pressão de enchimento.

Como um dispositivo adicional de segurança, o seu veículo está equipado com um Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) que acende uma luz indicadora de pressão baixa quando um ou mais pneus do veículo estão muito baixos.

Consequentemente, quando a luz indicadora de pressão baixa do pneu se acender, você deve parar o carro para verificar os pneus o mais rapidamente possível e inflá-los até a pressão adequada. Dirigir com o pneu descalibrado provoca superaquecimento do pneu, e pode levar a uma falha do pneu. A perda de pressão do pneu também reduz a eficiência de consumo e a vida útil dos sulcos do pneu, e pode afetar a dirigibilidade e a frenagem do veículo.

Cuidado

Selantes de pneu podem danificar os sensores TPMS.

Danos ao sensor TPMS causados pelo uso de selantes de pneu não são cobertos pela garantia do veículo.

O seu veículo também possui um indicador de falha do TPMS, para indicar quando o sistema não estiver funcionando adequadamente. O indicador de falha do TPMS usa a luz indicadora de baixa pressão dos pneus.

Quando o sistema detecta uma falha, a luz indicadora piscará durante aproximadamente um minuto e então permanecerá acesa continuamente. Essa sequência continuará cada vez que for dada a partida, até que a falha seja solucionada.

Quando o indicador de falha está aceso, é possível que o sistema não detecte ou não indique baixa pressão nos pneus como deveria.

As falhas do TPMS podem ocorrer por vários motivos, inclusive pela utilização de pneus ou rodas não originais do veículo. Após trocar um ou mais pneus ou rodas, sempre verifique se a luz de falha do TPMS está acesa, para certificar-se de que os pneus e rodas novos permitem que o TPMS continue funcionando adequadamente.

Consulte Operação do monitor de pressão do pneu

Etiqueta da ANATEL

Etiqueta da ANATEL

Nota

Estes equipamentos operam em caráter secundário, o que significa que eles não têm proteção contra interferências prejudiciais, mesmo de estações do mesmo tipo, e não podem causar interferência nos sistemas que trabalham em caráter primário.

Aprendizado dos pneus (se equipado)

Os sensores são regulados nas posições do pneu/roda, usando a ferramenta de aprendizado TPMS.

Consulte sua concessionária para obter reparo.

    Veja também:

    Hyundai i30. Sistema de climatização manual
    1. Coloque o interruptor da ignição para a posição ON. 2. Pressione o botão do dispositivo de aquecimento ( ). 3. Pressione o botão de controlo da e ...

    Peugeot 308. Efectuar uma chamada
    A utilização do telefone é fortemente desaconselhada durante a condução.Estacione o veículo. Passe a chamada com a ajuda dos Prima " Telefone " para visualizar a comandos no vola ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados