Volkswagen Golf: Situações de condução especiais

Fig. 140 A Veículo na área de uma curva. B Motociclista à frente fora da área de alcance do sensor do radar.
Fig. 140 A Veículo na área de uma curva. B Motociclista à frente fora da área de alcance do sensor do radar.

Fig. 141 C Mudança de faixa de um veículo. D Veículo virando ou parado.
Fig. 141 C Mudança de faixa de um veículo. D Veículo virando ou parado.

O controle automático de distância (ACC) possui limites físicos e condicionados ao sistema. Assim, é possível que, por exemplo, sob o ponto de vista do condutor, o controle automático de distância reaja inesperadamente ou com atraso em determinadas condições. Portanto, estar sempre atento e, se necessário, interferir diretamente! As seguintes situações de condução, por exemplo, exigem atenção especial:

Reduzir a velocidade até a parada (somente veículos com transmissão automática)

Se um veículo à frente reduzir a velocidade até a parada, o controle automático de distância também reduzirá a velocidade do próprio veículo até a parada. Consequentemente, o veículo é mantido parado.

Fase de parada (somente veículos com transmissão automática)

Se o controle automático de distância tiver reduzido a velocidade do veículo até a parada, o controle automático de distância não será desligado ao pressionar o pedal do freio! O controle automático de distância se desliga automaticamente se durante a fase de parada ocorrer uma das seguintes situações:

  • O cinto de segurança for retirado.
  • A porta do condutor for aberta.
  • A ignição for desligada.
  • A fase de parada durar mais que aproximadamente três minutos.

Partida após uma fase de parada (somente veículos com transmissão automática)

O controle automático de distância pode arrancar por si só o veículo após uma fase de parada, assim que o veículo a frente entrar novamente em movimento.

Ultrapassar

Se, ao iniciar o processo de ultrapassagem, os indicadores de direção forem acionados, o controle automático de distância acelerará o veículo automaticamente e reduzirá, assim, a distância em relação a um veículo à frente.

Se o veículo mudar para a faixa de ultrapassagem e nenhum veículo à frente for reconhecido, o controle automático de distância acelera até a velocidade regulada e a mantém constante.

Um processo de aceleração pode ser interrompido a qualquer momento acionando o pedal do freio ou o botão no volante multifunções

Ao conduzir em curvas

Ao entrar ou sair de curvas, é possível que o sensor do radar perca o veículo à frente ou reaja a um veículo na faixa ao lado → Fig. 140 A. Em tais situações, é possível que o próprio veículo freie sem necessidade ou não reaja mais ao veículo à frente. Nesse caso o condutor precisa sobrepor o ACC acelerando ou por meio do acionamento do pedal do freio ou do botão no volante multifunções interromper o processo de frenagem

Conduzir em túneis

Ao conduzir em túneis, a função do sensor de radar pode ser limitada. Desligar o controle automático de distância em túneis.

Veículos estreitos e que se movimentam de forma deslocada

Veículos estreitos e que se movimentam de forma deslocada só podem ser reconhecidos pelo sensor do radar se estiverem na área de reconhecimento do sensor → Fig. 140 B. Isto válido especialmente para veículos estreitos como, por exemplo, motocicletas. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.

Veículos com carga espacial ou instalações especiais

Peças anexas de carregamento e do veículo, que se sobressaiam lateralmente, para trás ou para cima acima dos limites do veículo, podem possivelmente não ser reconhecidos pelo controle automático de distância.

Desligar o controle automático de distância atrás de veículos com carregamento especial ou peças anexas especiais, bem como ao ultrapassar tais veículos. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.

Mudança de faixa de outros veículos

Veículos que mudam de faixa de rodagem numa distância reduzida são reconhecidos pelos sensores do radar somente se estiverem na área de cobertura. A consequência é uma reação tardia do regulagem automática de distância → Fig. 141 C. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.

Veículos parados

O controle automático de distância não reconhece durante a condução nenhum objeto parado, como, por exemplo, finais de congestionamentos ou veículos quebrados.

Se um veículo detectado pelo controle automático de distância virar ou mudar de faixa e se houver um veículo parado à frente deste veículo, o controle automático de distância não reagirá ao veículo parado → Fig. 141 D. Frear o próprio veículo, se necessário, automaticamente.

Veículos vindos na direção oposta ou na transversal

O controle automático de distância não reage para os veículos vindos na direção oposta ou na transversal.

Objetos metálicos

Objetos metálicos como, por exemplo, trilhos integrados na pista ou placas de construção podem irritar os sensores do radar e causar reações falhas do controle automático de distância.

Possíveis limitações do sensor do radar

Se a função do sensor do radar for comprometida, por exemplo, por chuva forte, spray de água, neve, gelo ou lama, o controle automático de distância se desliga temporariamente. No display do instrumento combinado aparecerá uma mensagem correspondente. Se necessário, limpar o sensor do radar .

Se a limitação do sensor do radar não existir mais, o controle automático de distância estará à disposição de novo automaticamente. A mensagem no display do instrumento combinado apaga e o controle automático de distância pode ser novamente ativado.

Com forte reflexão do sinal de radar, por exemplo em estacionamentos fechados a função do sensor do radar pode ser comprometida.

Freios excessivamente aquecidos

Se os freios se aquecerem muito, por exemplo, durante manobras de frenagem fortes ou em conduções longas com declives muito íngremes, o controle automático de distância pode se desligar temporariamente. No display do instrumento combinado aparecerá uma mensagem correspondente. A ativação do controle automático de distância não será, então, possível.

Assim que a temperatura dos freios diminuir o suficiente, o controle automático de distância poderá ser reativado. A mensagem no display do instrumento combinado apaga. Se a mensagem ACC indisponível não se apagar por um longo tempo, há uma avaria. Procurar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

ATENÇÃO

Aparecendo no display do instrumento combinado a orientação de condução ACC pronto para arranque e o veículo da frente arrancar, o veículo próprio arrancará automaticamente. Nisto o sensor do radar pode não reconhecer obstáculos que se encontrem no caminho. Isso pode ocasionar acidentes e ferimentos graves.

  • Antes de todo o procedimento de arranque, controlar o percurso. Se necessário, interromper o processo de partida acionando o pedal do freio.
    Veja também:

    Citroën C4. Streaming - Leitura de ficheiros de áudio através de Bluetooth
    Consoante a compatibilidade do telefone O streaming permite ouvir ficheiros musicais do telefone através dos altifalantes do veículo. O telefone deverá saber gerir os perfis Bluetooth adequad ...

    Honda Civic. Ajuste do Volante de Direção
    É possível ajustar a altura do volante de direção e a distância em relação ao seu corpo, para que você possa segurá-lo confortavelmente, mantendo uma postura adequada para a condução. ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0199