Volkswagen Golf: Executar o auxílio à partida

Volkswagen Golf / Autoajuda / Auxílio à partida / Executar o auxílio à partida

Fig. 218 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida no veículo que presta auxílio de partida.
Fig. 218 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida no veículo que presta auxílio de partida.

Legenda para Fig. 218:

  1. Veículo com bateria do veículo descarregada que recebe auxílio à partida.
  2. Veículo com a bateria fornecedora de corrente que dá auxílio à partida.
  3. Ponto de aterramento adequado do veículo que fornece auxílio à partida. Ponto de auxílio à partida preferencial (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça, parafusada firmemente com o bloco do motor ou o próprio bloco do motor.
  4. Ponto de aterramento adequado do veículo que recebe auxílio à partida. De preferência, ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento)  , caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça parafusada firmemente com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.

A bateria do veículo descarregada deve estar conectada de maneira correta à rede elétrica do veículo.

Antes do auxílio à partida, verificar o visor da bateria do veículo

Os veículos não devem encostar um no outro.

Caso contrário, já poderia haver circulação de corrente no momento da conexão dos polos positivos.

Atentar para o contato metálico suficiente das pinças conectadas nos polos.

Caso o motor não comece a funcionar, interromper o processo de partida após 10 segundos e repetir após cerca de um minuto.

Se o motor não funcionar, procurar auxílio técnico especializado.

Conectar o cabo auxiliar de partida

Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 218.

  • Desligar a ignição nos dois veículos
  • Se necessário, abrir a cobertura da bateria do veículo no compartimento do motor
  • Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) do veículo com a bateria do veículo descarregada → Fig. 218 1
  • Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) da bateria do veículo fornecedora de corrente → Fig. 218 2 .
  • Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 218 3 , de preferência, num ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), ou então, na argola de reboque dianteira roscada, conectar uma peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
  • Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 218 4 no veículo com a bateria descarregada, de preferência, ao ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) → Página 284 ou então na argola de reboque dianteira aparafusada numa peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor
  • Dispor os condutores do cabo auxiliar de partida de modo que não entrem em contato com peças giratórias do compartimento do motor.

Dar partida no motor

  • Ligar o motor do veículo fornecedor de corrente e deixar funcionando em ponto morto.
  • Ligar o motor do veículo com a bateria do veículo descarregada e esperar 2 a 3 minutos até que o motor "funcione de maneira regular".

Remover o cabo auxiliar de partida

  • Antes de desconectar o cabo auxiliar de partida, desligar o farol baixo, se estiver ligado.
  • No veículo que está com a bateria do veículo descarregada, ligar o ventilador do ar-condicionado e o desembaçador do vidro traseiro, para reduzir picos de tensão no momento da desconexão dos cabos.
  • Desconectar o cabo auxiliar de partida com o motor em funcionamento somente na sequência D - C - B - A → Fig. 218.
  • Fechar a cobertura da bateria.
  • Se for o caso, desrosquear a argola de reboque dianteira.

ATENÇÃO

Um auxílio à partida executado de forma incorreta pode provocar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:

  • Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança  , Bateria do veículo 12 V.
  • Usar sempre uma proteção adequada para os olhos e luvas e nunca se debruçar sobre a bateria do veículo.
  • Conectar os cabos na sequência correta - primeiro o cabo positivo, depois o cabo negativo.
  • Nunca conectar o cabo negativo em peças do sistema de combustível ou nas mangueiras do freio.
  • As partes não isoladas das pinças nos polos não devem ter contato entre si. Além disso, o cabo fixado no polo positivo da bateria do veículo não deve entrar em contato com peças do veículo condutoras de corrente.
  • Verificar o visor da bateria do veículo e, se necessário, utilizar uma lanterna. Caso esteja amarelo-claro ou incolor, não executar o auxílio à partida e procurar auxílio técnico especializado.
  • Evitar descargas eletrostáticas nas imediações da bateria do veículo. O gás detonante que escapa da bateria do veículo pode se inflamar pela formação de faíscas.
  • Nunca executar o auxílio à partida se a bateria do veículo estiver danificada, congelada ou que tenha sido descongelada
    Veja também:

    Nissan Versa. Rádio AM/FM com CD player (Tipo A) (se equipado)
    Tipo A 1. Tecla de ejeção do CD 2. Abertura de entrada do CD 3. Tela de exibição 4. Tecla MENU 5. Tecla SCAN 6. Tecla USB AUX 7. Entrada USB 8. Tecla BACK (Volt ...

    Citroën C4. Segurança mecânica para crianças
    Dispositivo mecânico para impedir a abertura da porta traseira através do seu comando interior. O comando, de cor vermelha, situa-se no batente de cada porta traseira. É assinalado por um ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.009