Lexus CT200h: Características do sistema híbrido

Lexus CT200h / Questões de segurança / Sistema híbrido / Características do sistema híbrido

O seu veículo é um veículo híbrido. Possui características diferentes dos veículos convencionais. Certifique-se que se familiariza com as características do veículo e utilize-o com cuidado.

O sistema híbrido combina o uso dum motor a gasolina com um motor elétrico (motor de tração) de acordo com as condições de condução, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões do escape.

Características do sistema híbrido

A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.

  1. Motor a gasolina
  2. Motor elétrico (motor de tração)

Quando parado/durante o arranque

Quando para o veículo o motor a gasolina deixa de funcionar*. Durante o arranque o motor elétrico (motor de tração) conduz o veículo. A baixas velocidades ou numa descida com pouca inclinação, o motor a gasolina deixa de funcionar* e é utilizado o motor elétrico (motor de tração).

Quando a alavanca de velocidades está em N, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não carrega. Quando o veículo estiver parado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P.

Da mesma forma, mesmo em condições de tráfego intenso, conduza o veículo em D ou B.

*: Quando a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) requer carga ou quando o motor está a aquecer, etc., o motor a gasolina não para automaticamente.

Durante a condução normal

O motor a gasolina é utilizado predominantemente. O motor elétrico (motor de tração) carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), se necessário.

Em acelerações fortes

Quando o pedal do acelerador é fortemente pressionado, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) adiciona força ao motor a gasolina, através do motor elétrico (motor de tração).

Quando trava (travagem regenerativa)

As rodas acionam o motor elétrico como um gerador de energia e a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é carregada.

Travagem regenerativa

Nas seguintes situações, a energia cinética é convertida em energia elétrica e a força de desaceleração pode ser obtida em conjunto com a recarga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

  • O pedal do acelerador é libertado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.
  • O pedal do travão é pressionado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.

Indicador EV

O indicador EV acende quando o veículo está a ser conduzido usando apenas o motor elétrico (motor de tração) ou o motor a gasolina está parado.

Condições em que o motor a gasolina pode não deixar de funcionar

O motor a gasolina começa e deixa de funcionar automaticamente. Contudo, pode não deixar de funcionar automaticamente, nas seguintes condições:

  • Durante o aquecimento do motor a gasolina
  • Durante a carga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
  • Quando a temperatura da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é elevada ou baixa
  • Quando o aquecimento está ligado

Carregar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Como o motor a gasolina carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), a bateria não necessita de ser carregada por uma fonte externa. Contudo, se o veículo ficar estacionado por um longo período de tempo a bateria do sistema híbrido descarregar-se-á lentamente. Assim, certifique-se que conduz o veículo pelo menos mensalmente durante cerca de 30 minutos ou 16 km. Se a bateria do sistema híbrido ficar totalmente sem carga e não conseguir colocar o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Carregar a bateria de 12 volts

Após a bateria de 12 Volts ter descarregado ou ter sido substituída ou removida

O motor a gasolina poderá não deixar de funcionar mesmo que o veículo esteja a ser conduzido pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se isto continuar a acontecer durante alguns dias, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Ruídos e vibrações específicos de um veículo híbrido

Poderá não haver ruídos de motor ou vibrações mesmo quando o veículo está pronto a circular com o indicador "READY" aceso. Por razões de segurança, quando estacionar, aplique o travão de estacionamento e certifique-se que coloca a alavanca de velocidades na posição P.

Os seguintes ruídos ou vibrações poderão ocorrer quando o sistema híbrido está em funcionamento, o que não significa uma avaria:

  • Pode ser audível um ruído de motor proveniente do compartimento do motor.
  • Podem ser audíveis ruídos provenientes da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) atrás dos bancos traseiros quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) emitirá um som de funcionamento dos relés, atrás dos bancos traseiros, quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • Podem ser audíveis sons da caixa de velocidades quando o motor a gasolina arranca ou para , quando conduz a baixas velocidades, ou quando ao ralenti.
  • Podem ser audíveis ruídos de motor quando acelerar fortemente.
  • Podem ser audíveis ruídos devido à travagem regenerativa quando pressiona o pedal do travão e liberta o pedal do acelerador.
  • Podem ser audíveis sons de funcionamento ou sons de motor que ocorrem quando opera o pedal do travão.
  • Pode sentir vibrações quando o motor a gasolina arranca ou para.
  • Podem ser audíveis ruídos da ventoinha de arrefecimento provenientes dos ventiladores de entrada de ar, no lado direito do encosto do banco traseiro.

Manutenção, reparação, reciclagem e alienação do seu veículo

Para manutenção, reparação, reciclagem ou alienação do seu veículo, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Não se desfaça do seu veículo sozinho.

Características de configuração

As definições (p. ex. ligar/desligar o indicador EV) podem ser alteradas.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Sistemas de apoio à condução
    Para reforçar o bom desempenho e a condução segura, os seguintes sistemas ajudam automaticamente na resposta a várias situações de condução. Contudo, tenha atenção que estes sistemas são suplementares e que não deve confiar demasiadamente nos mesmos. ABS (Sistema Antibloqueio dos Travões) Ajuda a evitar ...

    Nissan Versa. Onde procurar serviços de manutenção
    Se for necessário executar um serviço de manutenção ou se o seu veículo apresentar uma falha, os sistemas deverão ser inspecionados e corrigidos por uma concessionária Nissan. Os técnicos da Nissan são especialistas bem treinados, que se mantêm sempre atualizados no que se refere às mais recentes informa&ccedi ...

    Nissan Versa. Instalação do sistema de proteção infantil utilizando cinto de segurança de três pontos sem o modo ALR (se equipado)
    ATENÇÃO A Nissan orienta que os sistemas de proteção infantil sejam instalados no banco traseiro. As instruções nesta seção aplicam-se a instalação do sistema de proteção infantil usando os cintos de segurança do veículo nos bancos laterais traseiros. Voltado para frente Siga estas e ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0087