Hyundai i30: Reduzir o risco de capotamento

O seu veículo ligeiro de passageiros é considerado um utilitário desportivo (SUV). Os SUVs caracterizam-se por terem uma maior distância ao solo e uma via mais estreita, que lhes permitem um bom desempenho numa ampla variedade de aplicações todo-oterreno.

As suas características estilísticas específicas conferemlhes um centro de gravidade mais elevado do que o dos veículos normais, o que os torna mais suscetíveis a capotar em caso de viragens abruptas. Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos. Devido a este risco, recomenda-se fortemente que o condutor e os passageiros usem os cintos de segurança. Em caso de acidente com capotamento, a probabilidade de um ocupante sem cinto de segurança morrer é significativamente superior à de um ocupante que use cinto de segurança.

Existem medidas que o condutor pode tomar para reduzir o risco de capotamento. Sempre que possível, evite viragens bruscas ou manobras abruptas, não transporte cargas pesadas sobre o tejadilho do seu veículo e nunca o modifique seja de que forma for.

AVISO

Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos.

Para evitar capotamentos e perda de controlo:

  • Entre nas curvas a uma velocidade inferior à que usaria num ligeiro de passageiros.
  • Evite viragens bruscas e manobras abruptas.
  • Não introduza alterações no veículo que possam elevar o centro de gravidade.
  • Mantenha a pressão correta dos pneus.
  • Não transporte cargas pesadas sobre o tejadilho.

Em caso de capotamento, é mais provável que a pessoa que não tinha cinto colocado morra do que aquela que apertou o cinto. Certifique-se de que todos os passageiros estão a usar os respetivos cintos de segurança.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Para ajustar os intervalos intermitentes
    Com a alavanca na posição "INT" (sensível à velocidade), os intervalos intermitentes podem ser ajustados girando o botão de ajuste (A). 1 - Rápido 2 - ...

    Chevrolet Cobalt. Certificado de garantia internacional
    A General Motors do Brasil, procurando sempre maneiras melhores de servir seus clientes, conta com um programa de cobertura de garantia para os países da América do Sul. Assim, se ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.015