Hyundai i30: Estacionar em encostas

Estacionar em locais inclinados Na maioria dos casos, se tiver um atrelado a reboque no seu veículo, não o estacione num local inclinado.

Se, no entanto, tiver mesmo de estacionar o atrelado num local inclinado, faça o seguinte: 1. Posicione o veículo no lugar de estacionamento.

Rode o volante na direcção do passeio (para a direita se o veículo estiver virado para baixo, para a esquerda se estiver virado para cima).

2. Coloque o seletor na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em ponto morto (nos veículos com caixa de velocidades manual).

3. Engate o travão de estacionamento e desligue o motor do veículo.

4. Coloque calços nas rodas do atrelado no lado virado para a descida.

5. Ligue o motor do veículo, aplique os travões, introduza o pontomorto, desengate o travão de estacionamento e, lentamente, solte os travões até os calços do atrelado absorverem a carga.

6. Volte a acionar os travões e o travão de estacionamento.

7. Coloque o seletor na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em 1ª velocidade se o veículo estiver parado numa subida ou em R (Marcha atrás) se estiver numa descida (nos veículos com caixa de velocidades manual).

8. Desligue o motor do veículo e solte os travões do veículo, sem desengatar o travão de estacionamento.

AVISO

Para evitar ferimentos graves ou fatais:

  • Não saia do veículo sem ter acionado com firmeza o travão de estacionamento. Se tiver deixado o motor a trabalhar, o veículo pode mover-se de repente. Isso poderia causar danos pessoais graves ou mesmo fatais ao condutor e a terceiros.
  • Não use o pedal do acelerador para segurar o veículo numa subida.
    Veja também:

    Chevrolet Cobalt. Indicadores de controle
    Os indicadores de controle descritos não estão presentes em todos os veículos. A descrição se aplica a todas as versões de instrumentos. Ao ligar a igni&c ...

    Toyota Corolla. Interruptores áudio no volante da direção
    Algumas características áudio podem ser controladas utilizando os interruptores no volante da direção. Dependendo do tipo de sistema áudio ou sistema de navega&c ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0104