Renault Fluence: Regulador de velocidade

Interrupção da função

Interrupção da função

A função limitador de velocidade é interrompida ao se pressionar o interruptor 1; nesse caso, a velocidade limitada deixa de ser memorizada. O desligamento da luz indicadora de cor laranja 7 no painel de instrumentos confirma a desativação da função.

Interrupção da função

O regulador de velocidade permite manter a velocidade de circulação estabilizada em um valor constante, definido pelo motorista, chamada de velocidade regulada.

Essa velocidade regulada pode ser definida, de forma contínua, para valores acima de 30 km/h.

A função regulador de velocidade não atua, em nenhuma circunstância, sobre o sistema de freios.

Essa função constitui uma ajuda suplementar à condução.

Entretanto, essa função não substitui a ação do motorista. Por isso, o sistema nunca poderá substituir a obediência às limitações de velocidade, nem a atenção (esteja sempre pronto a frear em todas as circunstâncias), nem a responsabilidade do motorista. O regulador de velocidade não deve ser utilizado quando as condições de circulação não permitirem (tráfego denso, estrada com gelo, cascalho, etc.) e as condições climáticas forem adversas (nevoeiro, chuva, vento lateral...).

Risco de acidente.

Comandos

Comandos

1 Interruptor geral Liga/Desliga.

2 Ativação, memorização e aumento da velocidade regulada (+).

3 Diminuição da velocidade regulada (-).

4 Suspensão da função (com memorização da velocidade de regulação) (O).

5 Recuperação da velocidade regulada memorizada (R).

Funcionamento

Funcionamento

Pressione o interruptor 1 do lado .

A luz indicadora 7 se acende em verde e a mensagem "Regulador" aparece no painel de instrumentos acompanhada de traços na zona 6 para indicar que a função regulador está ativa e esperando indicação de uma velocidade regulada.

Regulagem da velocidade

Regulagem da velocidade

Em uma velocidade estabilizada (acima de 30 km/h), pressione o interruptor 2 (+): a função é ativada e a velocidade fica memorizada. Então a velocidade regulada é exibida na zona 6.

A regulação é confirmada pela iluminação da zona A em verde além da luz indicadora 7. A zona B também se ilumina em verde para indicar que foi atingida a velocidade regulada.

Condução

Condução

Quando uma velocidade regulada é memorizada e a regulação está ativada, o motorista pode retirar o pé do acelerador.

Atenção: é recomendável manter os pés perto dos pedais, de modo a poder intervir, se for necessário.

Variação da velocidade regulada

Variação da velocidade regulada

É possível alterar a velocidade regulada pressionando-se sucessivamente:

  • o interruptor 2 (+) para aumentar a velocidade,
  • o interruptor 3 (-) para diminuir a velocidade.

A função regulador de velocidade não atua, em nenhuma circunstância, sobre o sistema de freios.

Ultrapassagem da velocidade regulada

A velocidade regulada pode ser excedida em qualquer momento pisando-se no pedal do acelerador. Enquanto se estiver excedendo a velocidade regulada, esta pisca no painel de instrumentos, ao mesmo tempo que a zona C se ilumina em vermelho.

Após isso, solte o pedal do acelerador: depois de alguns segundos o veículo volta automaticamente à velocidade regulada inicial.

Impossibilidade de manter a velocidade regulada

Em caso de declives acentuados, o sistema não conseguirá manter o veículo abaixo da velocidade regulada: a velocidade memorizada pisca no painel de instrumentos, ao mesmo tempo em que se ilumina em vermelho a zona C para informá-lo dessa situação.

Ativação da função

A função é interrompida quando se executa uma das seguintes ações:

  • acionar o interruptor 4 (O);
  • pisar no pedal do freio;
  • pisar no pedal da embreagem ou mudar para a posição neutra a alavanca da caixa de câmbio automática.

Nas três situações, a velocidade regulada mantém-se memorizada; já não aparece na zona 6 e a mensagem "Em memória" com indicação da velocidade memorizada é exibida no painel de instrumentos.

A suspensão da função é confirmada por apagamento das zonas A, B e C.

Restauração da velocidade regulada

Restauração da velocidade regulada

Uma velocidade memorizada pode ser restaurada, após assegurar-se de que as condições de circulação estão adequadas (tráfego, estado do piso, condições climáticas, etc.).

Pressione o interruptor 5 (R) quando a velocidade do veículo for superior a 30 km/h.

Ao recuperar a velocidade memorizada a zona A ilumina-se para confirmar a entrada em funcionamento da função.

A zona B ilumina-se logo que a velocidade regulada é atingida.

Restauração da velocidade regulada

Observação: caso a velocidade anteriormente memorizada seja muito superior à velocidade atual do veículo, o sistema irá acelerar intensamente, até atingir a velocidade definida.

Quando a função regulador estiver ativa, pressionar o interruptor 2 (+) reativa a função regulador sem considerar a velocidade memorizada anteriormente: a nova velocidade de referência será a atual velocidade do veículo.

Interrupção da função

Interrupção da função

A função regulador de velocidade é interrompida ao se pressionar o interruptor 1; nesse caso, a velocidade limitada não será memorizada. Ao desligar a luz indicadora verde 7 e das zonas A, B e C no painel de instrumentos, é confirmada a desativação da função.

A interrupção ou o desligamento da função regulador de velocidade não provoca a diminuição rápida da velocidade: para isso é necessário frear, pisando no pedal do freio.

    Veja também:

    Citroën C4. Comando de emergência
    Dispositivo que permite trancar e destrancar mecanicamente as portas em caso de problema de funcionamento do sistema de trancamento centralizado ou de avaria da bateria. Trancamento da porta do condutor Insira a chave na fechadura da porta e, em seguida, rode-a para trás. Poderá, igualmente, aplicar o procedimento descrito para as portas do passageiro. Destrancamento ...

    Renault Fluence. Cortina
    para abrir: empurre a alça 7 para cima e leve-a até o enrolador; para fechar: puxe a alça 7 de volta até encaixá-la na fechadura. Posição parcialmente aberta do teto solar Para abertura parcial: abra o compartimento de controle do teto solar e pressione o botão 8 (lado B): o teto solar abre parcialmente. Para um fechamento ...

    Renault Fluence. Anomalias de funcionamento
    Acionadores de vidros elétricos No caso de o fechamento do vidro não funcionar, o sistema volta ao modo de não impulsão: puxe quantas vezes for necessário o interruptor correspondente até o fechamento completo do vidro (o vidro sobe aos poucos), mantenha pressionado o interruptor (sempre para o lado do fechamento) durante três segundos e dep ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0068