Mitsubishi Lancer: Funcionamento da alavanca seletora

Funcionamento da alavanca seletora

A CVT seleciona automaticamente a melhor relação de marcha, dependendo da velocidade do veículo e da posição do pedal do acelerador.

A alavanca seletora (A) tem duas opções de engate: a porta principal (B) e a porta manual (C).

Funcionamento da alavanca seletora

Enquanto pressiona o pedal do freio, mova a alavanca seletora através do engate.
Mova a alavanca através do engate.

ADVERTÊNCIA

Sempre pise no pedal do freio quando engatar a alavanca seletora em uma marcha a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).

Nunca coloque o pé no pedal do acelerador quando estiver engatando a alavanca seletora a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).

OBSERVAÇÃO

  • Para evitar operação errada, mova a alavanca seletora firmemente para dentro de cada posição e mantenha-a brevemente nesta posição. Sempre verifique a posição da alavanca seletora no display, após mover a alavanca.
  • Se o pedal do freio não for pressionado e mantido, a função da trava de engate será ativada para evitar que a alavanca seletora seja movida a partir da posição "P" (estacionamento).

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição "P" (Estacionamento)

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição "P" (Estacionamento) para outra posição enquanto o pedal do freio é pressionado e mantido com o interruptor de ignição na posição "ON" (Ligada), a bateria pode estar descarregada ou o mecanismo de trava da mudança pode estar com mau funcionamento.

Inspecione imediatamente seu veículo em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Se você precisar mover o veículo, mude a alavanca seletora conforme segue.

1. Certifique-se que o freio de estacionamento está totalmente acionado.

2. Se o motor estiver funcionando, desligue-o.

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição

3. Insira uma chave de fenda com um tecido na ranhura (A) da tampa. Pressione suavemente, conforme mostrado, para remover a tampa.

4. Pressione o pedal do freio com o pé direito.

5. Coloque o interruptor de ignição na posição "ACC" (acessório).

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição

6. Insira uma chave de fenda no orifício de liberação da trava de mudança (B). Mova a alavanca seletora para a posição "N" (neutro) enquanto pressiona a chave de fenda para baixo.

Display da posição da alavanca seletora

Display da posição da alavanca seletora

Quando a ignição é ligada, a posição da alavanca seletora é indicada no display multi-informação.

Posições da alavanca seletora (porta principal)

"P" PARK (ESTACIONAMENTO)

Esta posição trava a transmissão, para evitar que o veículo se movimente. Pode ser dada a partida no motor nesta posição.

"R" REVERSE (Marcha à ré)

Esta posição engata a marcha à ré.

ATENÇÃO

Nunca coloque a alavanca em "P" (estacionamento) ou "R" (marcha à ré) com o veículo em movimento, a transmissão pode se danificar.

"N" NEUTRAL (NEUTRO)

Nesta posição a transmissão fica desengatada.

É igual à posição ponto morto da transmissão manual e deve ser usada quando o veículo fica parado por um tempo maior durante a condução, por exemplo em um congestionamento.

ADVERTÊNCIA

  • Nunca coloque a alavanca na posição "N" (neutro) enquanto o veículo estiver em movimento. Um sério acidente pode ocorrer se você acidentalmente mover a alavanca para as posições "P" (estacionamento) ou "R" (marcha à ré), além de perder o freio-motor.
  • Em uma subida, deve-se dar a partida na posição "P" (estacionamento) e não em "N" (neutro).
  • Para evitar que o veículo se movimente, mantenha sempre o pé direito no pedal do freio quando o veículo estiver na posição"N" (neutro) ou quando engata ou desengata "N" (neutro).

"D" DRIVE (condução)

Esta posição é para condução em cidade e estrada.

A transmissão seleciona automaticamente e de forma contínua a relação de marchas, dependendo do pavimento e das condições de condução

ATENÇÃO

Para evitar danos à transmissão, nunca coloque a alavanca em "D" (condução) a partir da posição "R" (marcha à ré) com o veículo em movimento.

    Veja também:

    Renault Fluence. Porta-objetos, Distribuição da cabine
    Porta-objetos das portas 1 Não coloque objetos duros, pesados ou pontiagudos nos porta-objetos "abertos" que possam ser projetados sobre os ocupantes em caso de curva, de freadas bruscas ou de colisão. Porta-objetos no console central 2 Porta-bebidas 3 Quando fizer uma curva, acelerar ou frear, tenha cuidado para que o líquido dos recipientes colocados no ...

    Lexus CT200h. Reprodução de CDs áudio e de discos MP3/WMA/AAC (Sistema do Mostrador Áudio Lexus)
    Funcionamento do leitor de CDs Insira um disco, pressione a tecla "MEDIA" ou selecione "DISC" no ecrã "Source" com um disco inserido para começar a reprodução. Ecrã superior do disco áudio Ao pressionar a tecla "MEDIA", apresenta o ecrã superior do disco áudio a partir de qualquer ecrã da ...

    Mitsubishi Lancer. Segurança para mulheres grávidas
    AdvertênciA Os cintos de segurança servem para todos, inclusive mulheres grávidas. Mulheres grávidas devem usar os cintos de segurança disponíveis no veículo. Isto reduz a possibilidade da mãe e o feto sofrerem ferimentos. O cinto abdominal deve ser posicionado e ajustado o mais embaixo possível, sobre os quadris, nunca sobre ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0104