Volkswagen Golf: Transmissão automática: engatar a marcha

Volkswagen Golf / Conduzir / Trocar marchas / Transmissão automática: engatar a marcha

Fig. 126 Alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador (seta).
Fig. 126 Alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador (seta).

A alavanca seletora é equipada com um bloqueio da alavanca seletora. Ao trocar a alavanca seletora da posição P para uma posição de marcha, ligar a ignição, pisar no pedal do freio e pressionar o botão de bloqueio na manopla da alavanca seletora no sentido da seta → Fig. 126.

Para mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D/S ou R, pisar primeiramente no pedal do freio e mantê-lo pressionado.

Com a ignição ligada, a posição atual da alavanca seletora ou a marcha atual é indicada no display do instrumento combinado.

Posição da alavanca seletora Função Significado
Bloqueio de estacionamento As rodas de tração estão bloqueadas mecanicamente.

Engatar somente com o veículo parado. Para tirar a alavanca seletora da posição, pisar no pedal do freio e, adicionalmente, ligar a ignição.

Marcha a ré A marcha a ré está engatada.

Engatar somente com o veículo parado.

Neutro (posição de marcha lenta) A transmissão está na posição neutra. Não há transmissão de força para as rodas e o efeito de frenagem do motor não está disponível.
Posição permanente para conduzir para frente

D = programa normal

S = programa esportivo

Programa normal D: Todas as marchas à frente são aumentadas e reduzidas automaticamente. O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.
Programa esportivo S: As marchas são aumentadas mais tarde e reduzidas mais cedo do que na posição de marcha D para aproveitar completamente as reservas de potência do motor. Neste caso, as marchas à frente mais altas não são engatadas.

O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

Trocar entre

Programa normal D

e

Programa esportivo S

A troca entre o programa normal D e o programa esportivo S ocorre mediante toque único para atrás da alavanca seletora a partir da posição da alavanca D/S → Fig. 126. Nisto, a alavanca seletora sempre voltará elasticamente à posição D/S.

Com esta função, é possível acessar o curso seletor do Tiptronic tanto do programa esportivo S como do programa normal D

Bloqueio da alavanca seletora

Na posição P ou N, o bloqueio da alavanca seletora impede que uma posição de marcha possa ser engatada por descuido, o que colocaria o veículo involuntariamente em movimento.

Para liberar o bloqueio da alavanca seletora com a ignição ligada, pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Ao mesmo tempo, pressionar o botão bloqueador da alavanca seletora.

Na troca de marchas rápida passando pela posição N, por exemplo, de R para D/S, a alavanca seletora não é bloqueada. Deste modo, é possível "embalar" um veículo atolado para fora do atoleiro. Se, com o pedal do freio não acionado, a alavanca permanecer por mais de aproximadamente um segundo e, a uma velocidade inferior a aproximadamente 5 km/h (3 mph), na posição N, o bloqueio da alavanca seletora será acionado.

Em casos raros, em veículos com transmissão de dupla embreagem DSG, o bloqueio da alavanca seletora pode não engatar. Nesse caso, o acionamento será desativado para impedir um arranque sem supervisão. Além disso, a luz de controle verde pisca e um texto de informação é exibido. Para engatar o bloqueio da alavanca seletora, proceder da seguinte forma:

  • Com transmissão de 6 marchas: acionar o freio e soltar novamente.
  • Com transmissão de 7 marchas: colocar a alavanca seletora na posição P ou N e, então, selecionar uma posição de marcha.

ATENÇÃO

O engate da alavanca seletora numa posição incorreta pode ocasionar a perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca acelerar ao engatar uma posição de marcha.
  • Com o motor em funcionamento e a posição de marcha engatada, o veículo se movimentará assim que o pedal do freio for liberado.
  • Nunca acionar a marcha a ré ou o bloqueio de estacionamento durante a condução.

ATENÇÃO

Movimentos sem supervisão do veículo podem causar ferimentos graves.

  • Como condutor, nunca deixar o banco do condutor com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se for necessário sair do veículo com o motor em funcionamento, acionar sempre o freio de estacionamento e colocar a alavanca seletora na posição P.
  • Com o motor em funcionamento e a posição da alavanca seletora D/S ou R engatada, é necessário manter o veículo parado com o pedal do freio. Mesmo rotação de marcha lenta, a transmissão de força não é totalmente interrompida e o veículo se "arrasta".
  • Nunca mudar para a posição de marcha R ou P se o veículo estiver em movimento.
  • Nunca sair do veículo com a posição de marcha em N. O veículo descerá um declive, independente de o motor estar em funcionamento ou não.

NOTA

Se, com o veículo parado, o freio de estacionamento não estiver acionado e o pedal do freio for liberado com a alavanca seletora na posição P, o veículo pode se mover alguns centímetros para frente ou para trás.

Caso, durante a condução, a posição N seja selecionada acidentalmente, tirar o pé do pedal do acelerador. Aguardar a rotação de marcha lenta do motor na posição neutra antes de engatar uma posição de marcha novamente.

Se a alavanca seletora, com o motor desligado por um longo período de tempo, se encontrar numa outra posição do que P, a bateria do veículo se descarrega.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Perigos ao transportar crianças no banco do passageiro dianteiro
    Um acionamento do airbag frontal do passageiro dianteiro na utilização de uma cadeira de criança voltada para trás pode causar ferimentos graves ou fatais Cadeiras de c ...

    Citroën C4. Contactor da chave
    Inclui 3 posições: posição 1 (Stop): inserção e extracção da chave, coluna de direcção trancada, posição 2 (Contacto): coluna de direcção destrancada, ignição ligada, p ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0095