Volkswagen Golf: Operar o limitador de velocidade

Fig. 134 À esquerda na coluna de direção: interruptores e botões para comandar o limitador de velocidade.
Fig. 134 À esquerda na coluna de direção: interruptores e botões para comandar o limitador de velocidade.

Fig. 135 Lado esquerdo do volante multifunções: botões para comandar o limitador de velocidade.
Fig. 135 Lado esquerdo do volante multifunções: botões para comandar o limitador de velocidade.

Função Posição do interruptor, interruptor de comando na alavanca do indicador de direção → Fig. 134 ou botão no volante multifunções → Fig. 135 Ação
Ligar o limitador de velocidade. Empurrar o interruptor 1 na alavanca dos indicadores para a posição .

OU: Pressionar o botão no volante multifunções (depende da versão).

Pressionar o botão 2 na alavanca do indicador de direção ou o botão no volante multifunções.

O sistema é ligado. A última velocidade regulada do limitador de velocidade é armazenada. Ainda não ocorre nenhuma regulagem.
Troca entre o limitador de velocidade e sistema regulador de velocidade (GRA) ou regulagem automática de distância (ACC) (com o limitador de velocidade acionado). Pressionar o botão 2 na alavanca do indicador de direção ou o botão no volante multifunções. É comutado entre o limitador de velocidade e GRA ou ACC.
Ativar o limitador de velocidade. Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou o botão no volante multifunções. A velocidade de condução atual é assumida na memória como velocidade máxima e o limitador de velocidade é ativado.
Desligar a regulagem do limitador de velocidade temporariamente. Empurrar o interruptor 1 na alavanca do indicador de direção na posição ou pressionar o botão no volante multifunções. A regulagem é desligada temporariamente. A velocidade permanece salva.
Desligar a regulagem do limitador de velocidade temporariamente por meio de "Kick-down". Pisar totalmente no pedal do acelerador, além da resistência, (por exemplo, para ultrapassagem). Na transgressão da velocidade armazenada ocorre um desligamento temporário. A regulagem é desligada temporariamente. A velocidade permanece salva. A regulagem liga automaticamente assim que a velocidade cair abaixo da velocidade previamente salva.
Retomar novamente a regulagem do limitador de velocidade. Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou o botão no volante multifunções. Ocorre a limitação na velocidade salva, assim que a velocidade de condução atual é menor que a maior velocidade salva.
Aumentar a velocidade salva. Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou pressionar o botão no volante multifunções brevemente, para aumentar a velocidade gradualmente em 1 km/h (1 mph) e salvá-la. A velocidade é limitada no valor armazenado.
Pressionar o botão no volante multifunções brevemente, para aumentar a velocidade gradualmente em 10 km/h (5 mph) e salvá-la.
Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou manter pressionado o botão no volante multifunções longo, para rolar a velocidade gradualmente em 10 km/h (5 mph) e salvá-la.
Reduzir a velocidade salva. Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou pressionar o botão no volante multifunções brevemente, para reduzir a velocidade salva gradualmente em 1 km/h (1 mph) e salvá-la. A velocidade é limitada no valor armazenado.
Pressionar o botão no volante multifunções brevemente, para reduzir a velocidade salva gradualmente em 10 km/h (5 mph) e salvá-la.
Pressionar o botão 3 na alavanca do indicador de direção na área ou manter pressionado o botão no volante multifunções longo, para rolar a velocidade gradualmente em 10 km/h (5 mph) e salvá-la.
Desligar o limitador de velocidade. Empurrar o interruptor 1 na posição .

OU: Com o regulador ativo, pressionar o botão duas vezes brevemente no volante multifunções (depende da versão).

OU: Pressionar o botão por algum tempo no volante multifunções em cada condição de operação.

O sistema é desligado. A velocidade salva permanece salva.

Os valores entre parênteses em mph indicados na tabela se referem unicamente ao instrumento combinado com indicações em milhas.

Conduzir em descidas com o limitador de velocidade

Quando a velocidade definida ajustada do limitador de velocidade é ultrapassada em declives, pisca após um rápido intervalo de tempo a luz de advertência e de controle   e pode ocorrer um alerta sonoro.

Frear o veículo com o freio e se necessário engatar uma marcha menor.

Desativação temporária

Se o limitador de velocidade, por exemplo, em ultrapassagens, precisar ser desativado temporariamente, pressionar o interruptor → Fig. 134 1 na alavanca do indicador de direção na posição ou pressionar o botão no volante multifunções → Fig. 135.

Após a ultrapassagem, o limitador de velocidade pode ser ativado ao se pressionar do botão → Fig. 134 3 na alavanca do indicador de direção na área ou ao se pressionar o botão no volante multifunções → Fig. 135 com a velocidade definida anteriormente.

Desativação temporária por meio do acionamento do kick-down

Se o pedal do acelerador for completamente acionado (kick-down) e em seguida a velocidade salva é ultrapassada conforme o desejo do condutor, ocorre uma desativação temporária da regulagem.

Para o acionamento da desativação soa uma vez um sinal sonoro. Durante a desativação pisca a luz de advertência e de controle .

Se o pedal do acelerador não é totalmente acionado e a velocidade de condução cai abaixo da velocidade salva, a regulagem é novamente ativada. A luz de controle acende continuamente.

Desligamento automático

A regulagem do limitador de velocidade é automaticamente desligada:

  • se o sistema constatar uma falha que poderia limitar o funcionamento do limitador de velocidade.
  • se o airbag for acionado.

NOTA

No caso de desligamento automático devido a falhas sistêmicas, o limitador de velocidade só é totalmente desativado por motivos de segurança quando o pedal do acelerador for aliviado uma vez ou o sistema for desativado conscientemente pelo condutor.

    Veja também:

    Peugeot 308. Park Assist
    Este sistema proporciona uma assistência activa ao estacionamento: detecta um espaço de estacionamento e, em seguida, pilota o sistema de direcção para estacionar nesse espaço. Comanda a dir ...

    Citroën C4. Iluminação de acompanhamento manual
    O acendimento temporário dos médios, após desligar a ignição do veículo, facilita a saída do condutor em caso de fraca luminosidade. Colocação em serviço Com a ignição desliga ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0106