Volkswagen Golf: Ligar e desligar o motor

Volkswagen Golf / Conduzir / Ligar e desligar o motor

As observações sobre a transmissão automática neste capítulo aplicam-se tanto para a transmissão automática quanto para a transmissão de dupla embreagem DSG.

Indicador do imobilizador

No caso de utilização de uma chave inválida do veículo ou uma interferência do sistema, aparece uma indicação correspondente no display do instrumento combinado. O motor não pode ser ligado.

Empurrar ou puxar

Por razões técnicas, o veículo não deve ser empurrado ou puxado. Em vez disso, utilizar o auxílio à partida.

ATENÇÃO

Um desligamento do motor durante a condução torna a parada do veículo mais difícil.

Como consequência, isso pode causar tanto a perda de controle do veículo, quanto acidentes e ferimentos graves.

  • Os sistemas de assistência à frenagem e à condução, o sistema de airbag, os pré-tensionadores  dos cintos de segurança, bem como outros equipamentos de segurança do veículo, são ativados somente com o motor em funcionamento.
  • Desligar o motor somente com o veículo parado.

ATENÇÃO

O risco de ferimentos graves pode ser reduzido com o motor em funcionamento ou durante a partida do motor.

  • Nunca ligar o motor ou deixá-lo funcionando em locais fechados ou sem ventilação. Os gases de escape do motor contêm, entre outros, monóxido de carbono, um gás tóxico inodoro e incolor. O monóxido de carbono pode ocasionar desmaios e morte.
  • Nunca dar partida no motor ou deixar funcionando, se óleo, combustível ou outro combustível levemente inflamável estiver sob o veículo ou em sua proximidade ou vazar do veículo, por exemplo, devido a um dano.
  • Nunca deixar o veículo sem supervisão com o motor em funcionamento, especialmente com marcha engatada ou posição de marcha engatada. O veículo poderia se mover subitamente ou um evento incomum ocorrer, podendo causar danos, queimaduras e graves lesões.
  • Nunca utilizar um acelerador de partida. Um acelerador de partida pode explodir e causar um súbito aumento da rotação do motor.

ATENÇÃO

As peças do sistema de escape esquentam muito. Por isso podem causar incêndios e ferimentos graves.

  • Nunca estacionar o veículo de maneira que peças do sistema de escape entrem em contato com materiais inflamáveis embaixo do veículo, como, por exemplo, vegetação rasteira, folhas, grama seca, combustível derramado, etc.
  • Nunca utilizar proteção adicional na parte inferior do veículo ou produtos anticorrosivos para o tubo do escapamento, catalisadores ou placas de blindagem térmica.
Veja também:

Nissan Versa. Ajuste de altura do cinto de segurança de três pontos dos bancos dianteiros (se equipado)
O regulador de altura do cinto de segurança de três pontos deve ser ajustado na posição que você julgar melhor. Consulte "Precauções de uso do ...

Renault Fluence. Ativação/desativação automática do sistema de auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro
O sistema será desativado: quando a velocidade do veículo for superior a 7 km/h, aproximadamente; quando o veículo está parado durante mais de três segundos ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0106