Volkswagen Golf: Especificação do líquido de arrefecimento do motor

Volkswagen Golf / Verificar e reabastecer / Líquido de arrefecimento do motor / Especificação do líquido de arrefecimento do motor

O sistema de arrefecimento do motor é abastecido de fábrica com uma mistura de água tratada especial e, no mínimo, uma fração de 40% de aditivo G 13 para o líquido de arrefecimento do motor (TL-VW 774 J). O aditivo do líquido de arrefecimento do motor pode ser reconhecido pela coloração lilás. A mistura de água e aditivo do líquido de arrefecimento do motor oferece não somente proteção anticongelante até -25 ºC (-13 ºF), como também protege as peças de liga leve do sistema de arrefecimento do motor contra corrosão.

Além disso, a mistura evita o acúmulo de calcário e eleva consideravelmente o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento do motor.

Para proteção do sistema de arrefecimento do motor, a parte de aditivo do líquido de arrefecimento do motor deverá equivaler sempre a, no mínimo 40%, mesmo em tempo ou climas quentes quando não é necessária a proteção anticongelante.

Se, por razões climáticas, for necessária uma proteção anticongelante reforçada, a parte de aditivo no líquido de arrefecimento do motor poderá ser aumentada. Contudo, a parte de aditivo no líquido de arrefecimento do motor não deverá ultrapassar 60%, pois, nesse caso, a proteção anticongelante voltaria a diminuir, piorando o efeito de arrefecimento.

Ao reabastecer o líquido de arrefecimento do motor, deve ser utilizada uma mistura de água destilada e no mínimo 40% do aditivo do líquido de arrefecimento do motor G 13 ou G 12 plus-plus (TL-VW 774 G) (ambos de cor lilás) para atingir uma alta proteção contra corrosão

Uma mistura de G 13 com os líquidos de arrefecimento do motor G 12 plus (TL-VW 774 F),

G 12 (cor vermelha) ou G 11 (cor verde azulado) piora muito a proteção contra corrosão e, por este motivo, deve ser evitada

ATENÇÃO

Proteção anticongelante insuficiente no sistema de arrefecimento do motor pode ocasionar a falha do motor e causar ferimentos graves.

  • Assegurar que seja prevista a proporção de aditivo do líquido de arrefecimento correto, de acordo com a temperatura ambiente mais baixa esperada na qual o veículo será operado.
  • Em temperaturas extremamente baixas, o líquido de arrefecimento pode congelar e causar a parada do veículo. Uma vez que nesse caso o aquecimento também não funciona mais, ocupantes do veículo que não estejam vestindo roupas de inverno suficientes podem se congelar.

NOTA

Nunca misturar aditivos do líquido de arrefecimento do motor originais com outros líquidos de arrefecimento não liberados pela Volkswagen. A mistura com líquidos de arrefecimento estranhos pode causar graves danos ao motor e ao sistema de arrefecimento do motor.

  • Se o líquido no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor não estiver rosa (a cor é resultado da mistura do aditivo do líquido de arrefecimento do motor lilás com água destilada), mas tiver se alterado, por exemplo, para marrom, o G 13 foi misturado com outro líquido de arrefecimento do motor, que é inadequado. Nesse caso, o líquido de arrefecimento do motor deve ser trocado imediatamente. Caso contrário, podem ocorrer deficiências de funcionamento graves ou danos ao motor!

O líquido de arrefecimento do motor e seus aditivos podem poluir o meio ambiente. Os fluidos derramados devem ser removidos e descartados de forma tecnicamente e ambientalmente correta.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Hodômetro / Hodômetro parcial
    O método de acionamento é o mesmo como quando a ignição está desligada. Consulte "Hodômetro / Hodômetro parcial" para mais detalhes Lembrete de ...

    Peugeot 308. Indicadores de direcção (nos guarda-lamas)
    Abrir a tampa da mala e depois retirar a tampa de acesso. Retirar as duas porcas de fixação da luz (chave de tubo recomendada). Desengatar o grampo de fixação, retirando com cuidado a l ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0127