Volkswagen Golf: Conservar e limpar o interior do veículo

Volkswagen Golf / Conservação do veículo / Conservar e limpar o interior do veículo

A limpeza e conservação de peças individuais do veículo podem ser consultadas na seguinte tabela. Trata-se de simples recomendações.

Tecidos de vestuários modernos, como jeans escuro, por exemplo, muitas vezes não possuem fixação suficiente em seu tingimento.

Principalmente em revestimentos de bancos claros (de tecido ou couro) podem aparecer manchas bem visíveis produzidas pela descoloração do tecido desses vestuário, mesmo se as instruções de utilização forem seguidas.

Nesses casos, não se trata de má qualidade do revestimento, mas sim da fixação insuficiente da cor do tecido do vestuário.

Indicações de limpeza e conservação

Peça do veículo Situação Procedimento
Vidros Sujeira. Limpar com limpa-vidros, em seguida secar com um couro para limpeza de vidros limpo ou com um pano que não solta fiapos.
Tecidos Tecido de microfibras Couro sintético Partículas de sujeiras aderidas na superfície. Remover regularmente om um aspirador de pó, para que o material não seja danificado de modo permanente pelo desgaste por atrito.
Impurezas à base de água, por exemplo, café, chá. Remover com um pano absorvente e solução de sabão neutroa).
Impurezas à base de gordura, por exemplo, óleo, maquiagem. Aplicar solução de sabão neutroa), secar as partes de graxa e corantes com um pano absorvente; se necessário, ainda aplicar água.
Impurezas especiais, como, por exemplo, caneta esferográfica, esmalte de unha, spray de tinta, graxa de sapato, sangue. Utilizar um removedor de manchas especial, se necessário, ainda aplicar solução de sabão neutroa).
Conservação. Não tratar tecidos, material de microfibra ou couro sintético com produtos de conservação de couro, ceras para pisos, graxas para sapatos, removedores de manchas ou semelhantes.
Couro natural Sujeira recente. Remover com um pano de algodão e solução de sabão neutroa). Limpar o couro natural imediatamente.
Impurezas à base de água, por exemplo, café, chá. Manchas recentes: remover com um pano absorvente.

Manchas ressecadas: limpar com um removedor de manchas adequado para couro.

Impurezas à base de gordura, por exemplo, óleo, maquiagem. Manchas recentes: limpar com um removedor de manchas adequado para couro e um pano absorvente.

Manchas ressecadas: spray desengordurante.

Impurezas especiais, como, por exemplo, caneta esferográfica, esmalte de unha, spray de tinta, graxa de sapato, sangue. Tratar com um removedor de manchas adequado para couro.
Conservação. Regularmente e a cada limpeza, aplicar creme de conservação com proteção contra o efeito de luz e com efeito de impregnação, se necessário, utilizar creme para couros de cor especial. Em tempos de parada mais longos ao ar livre, o couro deve ser coberto para proteção contra a ação da luz solar direta.

Nunca tratar o couro com solventes, ceras de polimentos, graxas para sapato, removedores de manchas ou produtos semelhantes.

Peças de plástico Sujeira. Remover com um pano macio e úmido.
Sujeira resistente. Remover com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutroa), se necessário, utilizar produto de limpeza para plástico sem solvente.
Peças de decoração Frisos Impurezas. Limpar exclusivamente com um pano macio e solução de sabão neutroa) em um ambiente sem poeira.

Havendo sujeira muito forte em aço inoxidável, se for o caso, utilizar um produto de limpeza adequado, livre de solvente.

Superfícies anodizadas: não utilizar produtos conservantes para cromo.

Comandos Sujeira. Remover a sujeira mais grossa com um pincel macio. Em seguida, limpar os comandos com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutroa). Cuidar para que não penetre nenhum líquido nos comandos.
Displays Sujeira. Utilizar um pano macio com um pouco de água, limpa-vidros comum no mercado ou com um limpador para LCD.

Não limpar os displays em estado seco.

Vedações de borracha Sujeira. Remover com um pano macio, sem fiapos e muita água.
Conservação. Tratar regularmente com um produto de limpeza adequado para borracha
Cintos de segurança Sujeira. Puxar o cinto de segurança totalmente para fora e deixar o cadarço do cinto desenrolado

Remover a sujeira grossa com uma escova macia.

Limpar o cinto de segurança com solução de sabão neutra.

Deixar o tecido do cinto secar totalmente, depois enrolar.

Elementos decorativos de madeira Sujeira. Remover com um pano macio e um pouco de solução de sabão neutroa).

a) Solução de sabão suave: no máximo 2 colheres de sopa de sabão neutro em um litro de água.

Limpeza do estofamento nas superfícies dos bancos com aquecimento e nos bancos com possibilidade de ajuste elétrico ou com componentes do Airbag

No banco do condutor, no banco do passageiro dianteiro e, se for o caso, nos assentos laterais do banco traseiro pode haver componentes do sistema de airbag e conexões de conectores elétricos montados. Avariar, limpar e manipular de forma inadequada ou molhar estes assentos e encostos, além de danos ao sistema elétrico do veículo, podem causar danos ao sistema de airbag

Em bancos ajustáveis eletricamente e na superfície dos bancos com aquecimento do banco existem componentes elétricos e conexões de conectores que podem ser danificados em caso de limpeza ou tratamento inadequado   .

Isto também pode causar danos a outras partes do sistema elétrico do veículo.

Por este motivo, devem ser observadas as seguintes orientações de limpeza:

  • Não utilizar limpador de alta pressão, jato de vapor ou spray frio.
  • Não ligar o aquecimento estacionário para secar os bancos.
  • Não utilizar sabão em pasta ou soluções para lavagem.
  • Em todo caso, evitar que os bancos sejam encharcados.
  • Utilizar somente produtos de limpeza liberados pela Volkswagen.
  • Em caso de dúvida, procurar uma empresa de limpeza especializada.

ATENÇÃO

A limpeza inadequada pode danificar o cinto de segurança, das ancoragens e dos retratores automáticos.

  • Os cintos de segurança, bem como seus componentes, jamais devem ser higienizados quimicamente ou entrar em contato com líquidos corrosivos, solventes ou objetos cortantes.
  • Deixar o cinto de segurança lavado secar antes de recolher.
  • Jamais deixar objetos estranhos ou líquidos penetrarem nos engates do fecho do cinto de segurança.
  • Nunca tentar reparar, modificar ou desmontar os cintos de segurança por conta própria.

NOTA

A limpeza e a conservação inadequadas podem causar danos ao veículo.

  • Observar sempre as instruções exatamente.
  • Objetos de arestas cortantes, por exemplo, fechos, rebites em vestuário ou em cintos, podem ocasionar danos em superfícies.

    Também fechos de velcro podem causar danos.

  • Nunca utilizar um limpador a vapor, escovas, esponjas rígidas etc., para a limpeza.
  • Para evitar danos, contratar uma empresa especializada para efetuar a remoção de manchas persistentes
    Veja também:

    Peugeot 308. Destrancamento selectivo
    Por defeito, encontra-se activado o destrancamento total. Esta parametrização faz-se através do menu, "Ajuda à condução", depois "Parametrização veículo" e "Acesso ao veículo". Utilize ...

    Mitsubishi Lancer. Para reduzir a velocidade desejada
    Existem 2 maneiras de reduzir a velocidade estabelecida. Botão "COAST SET" Pressione e segure o botão "COAST SET" (B) enquanto estiver dirigindo na velocidade ajustada e a veloc ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0119