Volkswagen Golf: Reparos e limitações do sistema de airbag

Em caso de reparos e modificações técnicas, as diretrizes Volkswagen devem ser estritamente seguidas

Modificações e reparos no para-choque dianteiro, nas portas, nos bancos dianteiros, no revestimento do teto ou na carroceria devem ser realizados somente por uma empresa especializada. É possível que essas peças do veículo estejam equipadas com componentes de sistemas e com sensores do sistema de airbag.

Durante quaisquer trabalhos no sistema de airbag, bem como na desinstalação e instalação de peças de sistemas, é possível que peças do sistema de airbag sejam danificadas devido a outros trabalhos de reparos. Isso pode fazer com que os airbags não funcionem ou não funcionem corretamente se houver um acidente.

Para que a eficácia dos airbags não seja prejudicada e peças desmontadas não causem ferimentos ou poluição do meio ambiente, as prescrições devem ser observadas. Empresas especializadas conhecem estas prescrições.

Uma alteração na suspensão do veículo pode limitar o funcionamento do sistema de airbag se houver um impacto. Por exemplo, se for utilizada uma combinação de aros e pneus que não tenha sido liberada pela Volkswagen, realizado um rebaixamento do veículo, alterada a rigidez da suspensão, inclusive das molas, do braço das molas, do amortecedor, etc., pode ocorrer uma alteração das forças que são medidas pelos sensores do airbag e enviadas para a unidade de controle eletrônica. Algumas modificações na suspensão podem, por exemplo, aumentar as forças medidas pelos sensores e acionar o sistema de airbag em cenários de impactos em que os airbags normalmente não seriam acionados se as modificações não tivessem sido feitas. Outras modificações, por sua vez, poderão reduzir a força medida pelos sensores e impedir o acionamento do airbag se ele precisar ser acionado.

ATENÇÃO

Reparos e modificações realizados de forma inadequada podem causar falhas de funcionamento, danos ao veículo e comprometer a eficácia do sistema de airbag.

Isso pode ocasionar acidentes e ferimentos graves ou fatais.

  • Reparos e modificações no veículo devem ser realizados somente por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.
  • Os módulos do airbag não devem ser reparados, mas sim substituídos.
  • Nunca instalar no veículo peças de airbag desmontadas de veículos antigos ou originárias de reciclagem.

Uma alteração na suspensão do veículo, inclusive a utilização de combinações de pneus e aros não liberadas pela Volkswagen, podem alterar o funcionamento dos airbags e aumentar o risco de ferimentos graves ou fatais em caso de acidente.

  • Jamais instalar componentes da suspensão que não apresentem características idênticas às peças originais instaladas no veículo.
  • Jamais utilizar combinações de aros e pneus que não tenham sido liberadas pela Volkswagen.
    Veja também:

    Volkswagen Golf. Remover e instalar o subwoofer
    Fig. 249 No compartimento de bagagem: Remover o subwoofer (variante 1). Fig. 250 No compartimento de bagagem: Remover o subwoofer (variante 2). Antes que a roda sobressalente possa ser reti ...

    Hyundai i30. Apoios de cabeça dos bancos dianteiros
    Os bancos do condutor e do passageiro da frente estão equipados com apoios de cabeça ajustáveis para sua segurança e conforto. Ajuste em altura do apoio de cab ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados