Volkswagen Golf: Pressão dos pneus

Fig. 234 Símbolos na etiqueta com as pressões dos pneus (representação esquemática).
Fig. 234 Símbolos na etiqueta com as pressões dos pneus (representação esquemática).

Fig. 235 Na coluna da porta do condutor: etiqueta com as pressões dos pneus 1 (alternativa ao lado interno da portinhola do reservatório de combustível).
Fig. 235 Na coluna da porta do condutor: etiqueta com as pressões dos pneus 1 (alternativa ao lado interno da portinhola do reservatório de combustível).

Indicações na etiqueta com as pressões dos pneus → Fig. 234:

  1. Pressão dos pneus para os pneus do eixo dianteiro.
  2. Pressão dos pneus para os pneus do eixo traseiro.
  1. Pressão dos pneus nos pneus frios.
  2. Pressão dos pneus no carregamento parcial.
  3. Dependendo do veículo: pressão dos pneus de conforto no carregamento parcial.
  4. Pressão dos pneus no carregamento total.
  5. Pressão dos pneus para a roda sobressalente ou para a roda de emergência.

A etiqueta de pressão dos pneus fornece a pressão dos pneus correta para os pneus montados de fábrica. As indicações valem para os pneus de verão, do ano todo e de inverno. A etiqueta com as pressões dos pneus está na coluna da porta do condutor → Fig. 235 ou na parte interna da portinhola do tanque.

Dependendo do veículo, a aparência da etiqueta de pressão dos pneus pode ser diferente. Podem estar contidos tamanhos adicionais de pneus

A pressão incorreta dos pneus causa aumento do desgaste, diminuição considerável da vida útil dos pneus ou até o estouro dos pneus. Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta tem um efeito desfavorável ao comportamento de direção do veículo   . A pressão correta dos pneus é especialmente importante, principalmente em altas velocidades.

Pressão dos pneus de conforto

Dependendo do veículo, a etiqueta com as pressão dos pneus pode ter uma pressão dos pneus de conforto → Fig. 234 3 . A pressão dos pneus de conforto possibilita aumentar o conforto da condução. Ao conduzir com a pressão dos pneus de conforto, pode aumentar o consumo de combustível.

Verificar a pressão dos pneus

  • Verificar a pressão dos pneus regularmente, pelo menos uma vez por mês e adicionalmente antes de cada viagem mais longa. Verificar sempre todos os pneus, inclusive o pneu da roda sobressalente, se disponível. Em regiões mais frias, a pressão dos pneus deverá ser verificada com mais frequência, mas somente se o veículo não tiver sido movimentado anteriormente. Utilizar sempre um medidor de pressão dos pneus em boas condições de funcionamento.
  • A pressão dos pneus deve ser verificada somente quando os pneus não tiverem rodado mais do que alguns quilômetros em baixa velocidade nas últimas 3 horas. A pressão dos pneus indicada é válida para um pneu frio. A pressão dos pneus é mais alta em pneus quentes que em pneus frios. Por esse motivo, nunca soltar o ar de pneus quentes para ajustar sua pressão.
  • Em caso de um carregamento maior, adequar a pressão dos pneus de maneira correspondente 4 .
  • Após a adequação da pressão dos pneus, sempre recolocar as tampas das válvulas e, se necessário, seguir as informações e orientações de configuração do sistema de controle dos pneus
  • Atentar para que seja utilizada a pressão dos pneus prescrita pelo fabricante do veículo e não a pressão dos pneus do fabricante dos pneus. Nunca exceder a pressão máxima dos pneus que está indicada no flanco dos pneus.

A roda sobressalente ou a roda de emergência recebe a máxima pressão dos pneus 5 , prevista para o veículo.

ATENÇÃO

Uma pressão dos pneus muito baixa ou muito alta pode fazer com que o pneu esvazie ou estoure durante a condução. Isto pode causar acidentes graves e ferimentos fatais.

  • Uma pressão dos pneus muito baixa ao conduzir pode aquecer fortemente os pneus, podendo causar a soltura da banda de rodagem e o estouro do pneu.
  • Velocidade excessiva ou sobrecarga do veículo podem gerar superaquecimento e danos repentinos aos pneus, inclusive estouro dos pneus e soltura da banda de rodagem, podendo ocasionar a perda de controle do veículo.
  • Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta a vida útil dos pneus e piora o comportamento de direção do veículo.
  • Todos os pneus precisam ter sempre a pressão dos pneus correspondente ao carregamento.
  • Jamais reduzir a pressão aumentada de pneus quentes.

NOTA

  • Ao colocar o medidor de pressão dos pneus, cuidar para que ele não fique desalinhado com a haste da válvula. Caso contrário, podem ocorrer danos na válvula do pneu.
  • Tampas de válvula faltantes, inadequadas ou mal rosqueadas podem ocasionar danos na válvula do pneu. Por isso, ao conduzir, cuidar sempre que as tampas das válvulas estejam completamente rosqueadas e que correspondam às tampas de válvula montadas de fábrica.

Uma pressão dos pneus muito baixa eleva o consumo de combustível.

Se o indicador de controle dos pneus emitir um alerta de pressão baixa em pelo menos um dos pneus, verificar a pressão dos pneus com um medidor de pressão de pneus em bom funcionamento. Uma pressão dos pneus muito baixa não pode ser verificada somente pelo aspecto visual do pneu. Isto é válido inclusive para pneus com perfil baixo.

Ao verificar a pressão dos pneus, atentar para as particularidades do sistema de controle dos pneus

    Veja também:

    Honda Civic. Se a Luz Indicadora de Baixa Pressão do Óleo se Acender
    Motivos para a luz indicadora se acender Acende-se quando a pressão do óleo do motor estiver baixa. O que fazer assim que a luz indicadora se acender Estacione imediatamente o veículo em ...

    Hyundai i30. Manutenção da parte inferior da carroçaria
    Os materiais corrosivos utilizados na remoção de gelo, neve e poeira podem acumular-se na parte inferior da carroçaria. Se não remover estes materiais, pode dar-se a co ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados