Volkswagen Golf: O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança

Volkswagen Golf / Segurança / Cintos de segurança / O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança

Fig. 6 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente.
Fig. 6 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente.

Fig. 7 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frente sobre o condutor com cinto de segurança.
Fig. 7 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frente sobre o condutor com cinto de segurança.

Muitas pessoas acreditam ser possível apoiar o próprio corpo com as mãos num acidente leve.

Isto não é possível!

Mesmo em velocidades mínimas de impacto, o corpo sofre a ação de forças que não podem mais ser amortecidas com os braços e as mãos. Em caso de um acidente frontal, os ocupantes do veículo sem cinto de segurança são lançados para frente e batem de forma descontrolada em partes do interior do veículo, como, por exemplo, volante, painel de instrumentos ou para-brisa → Fig. 6.

O sistema de airbag não substitui o cinto de segurança. O acionamento dos airbags proporciona somente uma proteção complementar. Os airbags não são acionados em todos os tipos de acidente. Mesmo quando o veículo estiver equipado com um sistema de airbag, todos os ocupantes do veículo devem estar com o cinto de segurança corretamente colocado durante toda a condução, inclusive o condutor. Com isso, o perigo de ferimentos graves ou fatais em caso de acidentes é reduzido - independentemente da existência ou não de um airbag para o assento.

Um airbag é acionado somente uma vez. Para obter a melhor proteção possível, os cintos de segurança devem estar sempre colocados corretamente para garantir a proteção mesmo sem o acionamento do airbag. Ocupantes do veículo sem cinto de segurança podem ser jogados para fora do veículo e, assim, sofrer ferimentos ainda mais graves ou fatais.

Também é importante que os ocupantes do veículo nos bancos traseiros coloquem os cintos de segurança corretamente, uma vez que são lançados de forma descontrolada pelo interior do veículo em caso de acidente. Um passageiro no banco traseiro sem cinto de segurança colocado é um perigo tanto para si como para o condutor e demais pessoas no veículo → Fig. 7.

    Veja também:

    Renault Fluence. Fixação pelo cinto
    O cinto de segurança deverá estar ajustado para garantir seu funcionamento em caso de frenagem brusca ou de choque. Respeite o percurso da cinta, indicado pelo fabricante do banco ...

    Peugeot 308. Geolocalização
    Pode desactivar a geolocalização através de uma pressão simultânea nas teclas "Peugeot connect sos" e "Peugeot connect assistance" acompanhada por uma pressão em "Peugeot connect assistanc ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados