Mitsubishi Lancer: Funcionamento da CVT

ATENÇÃO

  • Antes de selecionar uma marcha com o motor funcionando e o veículo parado, pise totalmente no pedal do freio, para evitar que o veículo se movimente.

    O veículo começa a se movimentar assim que a CVT é engatada, principalmente quando a rotação do motor está alta, em marcha lenta rápida ou com o ar-condicionado ligado, o freio somente deve ser liberado quando você realmente quiser colocar o veículo em movimento.

  • Sempre pise no pedal do freio com o pé direito.

    Usando o pé esquerdo pode haver um atraso na ação, em caso de emergência.

  • Para evitar uma súbita aceleração, nunca acelere quando estiver engatando a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).
  • Acionar o pedal do acelerador enquanto o outro pé está descansando no pedal do freio pode afetar a eficiência dos freios e causar o desgaste prematuro das pastilhas do freio.
  • Use a alavanca seletora na posição correta de acordo com as condições de condução.

    Nunca retroceda o veículo em descidas com a alavanca seletora na posição "D" (condução) ou no modo esportivo nem dirija para frente na posição "R" (ré).

    O motor pode desligar e o esforço para acionar o pedal do freio ou esterçar o volante de direção aumenta, podendo causar um acidente.

  • Não acelere o motor com o pedal do freio acionado. Isto pode danificar a CVT.

    Quando você pressionar o pedal do acelerador enquanto mantém pressionado o pedal do freio com a alavanca seletora na posição "D" (condução), as rotações do motor podem não aumentar da mesma maneira como ao executar a mesma operação com a alavanca seletora na posição "N" (Ponto morto).

Aceleração para ultrapassagem

Para uma aceleração rápida para ultrapassar na posição "D" (condução), pise no acelerador até o assoalho. A CVT engata automaticamente uma marcha inferior.

OBSERVAÇÃO

No modo esportivo, as mudanças para marchas inferiores não são efetuadas quando o acelerador é pressionado até o assoalho.

Dirigindo em subidas/descidas

SUBIDAS

A transmissão evita mudanças desnecessárias para marchas superiores, quando o pedal do acelerador é liberado, garantindo uma condução suave.

DESCIDAS

Quando estiver descendo uma ladeira, o computador pode selecionar automaticamente uma marcha inferior. Esta função auxilia o freio motor, reduzindo a necessidade do uso do freio.

Espera

Para um curto período de espera, por exemplo aguardando a abertura do semáforo, o veículo pode ser deixado engatado e mantido parado através do pedal do freio.

Para um período longo de espera, com o motor funcionando, coloque a alavanca seletora na posição "N" (neutro) e aplique o freio de estacionamento, enquanto mantém o veículo parado com o freio de serviço.

ATENÇÃO

Nunca mantenha o veículo parado em uma subida com a aceleração e uma marcha engatada. Sempre aplique o freio de estacionamento e/ou freio de serviço.

Estacionamento

Para estacionar o veículo, primeiro espere que ele pare completamente, acione totalmente o freio de estacionamento, depois coloque a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento).

Se você vai deixar o veículo, desligue o motor e retire a chave da ignição.

OBSERVAÇÃO

Em uma ladeira, acione totalmente o freio de estacionamento, antes de colocar a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento). Se você colocar a alavanca seletora na posição "P" (estacionamento) antes de acionar o freio de estacionamento, pode ser difícil desengatar a alavanca seletora da posição "P" (estacionamento) na próxima vez que você for dirigir o veículo, requerendo a aplicação de mais força na alavanca seletora para movê-la da posição "P" (estacionamento).

Quando a CVT não efetua mudanças

Se a transmissão não efetua mudanças quando você estiver dirigindo ou o veículo não acelera suficientemente em uma ladeira íngreme, pode estar ocorrendo algo estranho na transmissão, ativando um dispositivo de segurança.

Leve seu veículo a uma Concessionária Mitsubishi MOTORS para inspeção.

    Veja também:

    Citroën C4. Nível mínimo de combustível
    Quando é atingido o nível mínimo do depósito, este avisador acende-se no quadro de bordo, acompanhado por um sinal sonoro e pela apresentação de uma mensagem de alerta. Aquando do primeiro acendimento, restam cerca de 6 litros de combustível. Enquanto não for efectuada uma reposição suficiente do nível de combustível, este avisador é apresentado sempre que ligar a ignição, ...

    Mitsubishi Lancer. Pneu
    1 - Localização do indicador de desgaste do pneu 2 - Indicador de desgaste do pneu Verifique os pneus quanto a cortes, rasgos e outros danos. Substitua os pneus se eles estiverem com cortes ou rasgos profundos. Verifique também cada um dos pneus quanto à existência de pedaços de metal ou cascalho. O uso de pneus gastos pode ser perigoso, pois h&aa ...

    Citroën C4. Ultrapassagem temporária da velocidade programada
    Se pretender ultrapassar temporariamente o limite de velocidade programado, pressione energicamente o pedal do acelerador e passe o ponto de resistência. O limitador neutraliza-se momentaneamente e a velocidade programada apresentada fica intermitente. No caso de descida acentuada ou em caso de forte aceleração, o limitador de velocidade não poderá im ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0114