Volkswagen Golf: Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e luz de advertência

Volkswagen Golf / Informações do condutor / Instrumento combinado / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e luz de advertência

Fig. 47 No instrumento combinado: indicador da temperatura do líquido de arrefecimento do motor (representação esquemática).
Fig. 47 No instrumento combinado: indicador da temperatura do líquido de arrefecimento do motor (representação esquemática).

Em formas de condução normais, o ponteiro se encontra na faixa mediana da escala. Em condições de grande demanda do motor - sobretudo em temperaturas ambiente elevadas - o ponteiro também pode deslocar-se bastante no sentido horário.

A representação colorida dos símbolos exibidos no display depende da versão do instrumento combinado.

Piscando Posição do ponteiro  → Fig. 47 Causa/recurso
C Área de advertência A temperatura do líquido de arrefecimento do motor está muito alta.

Não prosseguir!

Parar o veículo assim que possível e seguro. Desligar o motor e deixar resfriar até que o ponteiro esteja novamente na faixa normal. Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor

B Área normal O nível do líquido de arrefecimento do motor está muito baixo.

Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor com o motor frio e reabastecer com líquido de arrefecimento do motor em caso de nível baixo do líquido de arrefecimento do motor.

Se a luz de advertência não apagar, embora o nível do líquido de arrefecimento do motor esteja correto, há uma falha do sistema de arrefecimento do motor.

- Sistema de arrefecimento do motor avariado.

Não prosseguir!

Parar o veículo assim que possível e seguro. Desligar o motor.

Procurar imediatamente auxílio técnico especializado.

- A Área fria O motor ainda não está aquecido até a temperatura operacional.

Evitar altas rotações do motor e demandas intensas enquanto ele não estiver aquecido.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca deixar de observar as luzes de advertência e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode ocasionar danos no veículo.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem brevemente no instrumento combinado para a verificação da função. As luzes se apagam após alguns segundos.

    Veja também:

    Peugeot 308. Montagem da roda
    Fixação da roda sobresselente de emergência Se o seu veículo estiver equipado com rodas de alumínio, é normal constatar, aquando do aperto dos parafusos durante a montagem, que ...

    Hyundai i30. Travões assistidos
    O seu veículo dispõe de travões assistidos que se afinam automaticamente com o uso normal. Se o motor não estiver a trabalhar ou for desligado durante a conduç ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados