Hyundai i30: Verificar o nível do líquido de refrigeração

Hyundai i30 / Manutenção / Líquido de refrigeração do motor / Verificar o nível do líquido de refrigeração

Verificar o nível do líquido de refrigeração

Verificar o nível do líquido de refrigeração

Inspeccione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor.

Substitua os tubos inchados ou deteriorados.

Com o motor a frio, complete o nível do fluido refrigerante até ficar entre as marcas MAX e MIN (ou F (Cheio) e L (Vazio)) inscritas na parte lateral do depósito do fluido refrigerante.

Se o nível do fluido refrigerante estiver baixo, acrescente água (desionizada) ou água macia. Encha até à marca MAX (ou F (Cheio)), mas sem transbordar.

Se o abastecimento de liquido de refrigeração é muito frequente, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.

Verificar o nível do líquido de refrigeração

AVISO

Nunca retire o tampão do fluido refrigerante/ radiador nem o bujão de purga enquanto o motor e o radiador estiverem quentes. O fluido refrigerante e o vapor muito quentes podem ser projetados sob pressão para o exterior e causar ferimentos graves.

Desligue o motor e espere até que arrefeça. Tenha extremo cuidado ao remover o tampão do fluido refrigerante/radiador.

Envolva o tampão numa toalha grossa e rode-o devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao primeiro batente. Mantenha-se afastado enquanto o sistema de refrigeração liberta pressão.

Quando tiver a certeza de que já foi libertada toda a pressão, carregue o tampão para baixo, usando uma toalha grossa, e continue a rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até o poder retirar.

O motor elétrico da ventoinha pode continuar a trabalhar ou arrancar mesmo com o motor do veículo parado podendo causar ferimentos graves.

Mantenha as mãos, as peças de vestuário e as ferramentas afastadas das pás giratórias da ventoinha.

O motor elétrico da ventoinha de refrigeração é controlado pela temperatura do fluido refrigerante do motor, pela pressão do refrigerante e pela velocidade do veículo. À medida que diminui a temperatura do fluido refrigerante do motor, o motor elétrico desliga-se automaticamente.

Esta situação é normal. Se o seu veículo estiver equipado com GDI, o motor elétrico da ventoinha pode começar a trabalhar em qualquer altura e continuar a trabalhar até que se desligue o cabo negativo da bateria.

Líquido de refrigeração do motor recomendado

  • Quando acrescentar fluido refrigerante, use apenas água destilada (desionizada) no seu veículo e nunca misture água dura com o fluido refrigerante fornecido de fábrica. Uma mistura incorreta de fluido refrigerante poderia resultar numa falha grave de funcionamento ou danos do motor.

    Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.

  • O motor do seu veículo tem peças em alumínio e deve ser protegido contra a corrosão e congelamento por um fluido refrigerante à base de etilenoglicol com fosfato.
  • NÃO UTILIZE líquido de refrigeração de álcool ou metanol nem os misture com o líquido de refrigeração indicado.
  • Não utilize uma solução que contenha mais de 60% ou menos de 35% de anticongelante. Isso reduziria a eficácia da solução.

Para saber a percentagem da mistura, consulte a tabela seguinte.

Informações

Se tiver dúvidas sobre a proporção da mistura, o mais fácil é usar uma mistura de 50% de água com 50% de anticongelante, uma vez que se usam partes iguais de cada. Esta mistura é adequada para temperaturas superiores iguais e superiores a -35C (-31F).

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Abrir ou fechar o vidro eletricamente
    Fig. 72 Na porta do condutor: botões dos vidros elétricos dianteiros e traseiros. Legenda para Fig. 72: Botão dos vidros das portas dianteiras. Botão dos vidro ...

    Hyundai i30. Abertura da tampa do depósito de combustível
    1. Desligue o motor. 2. Empurre o centro da aresta da tampa do depósito de combustível com a porta do condutor destrancada. 3. Puxe a tampa do depósito de combust& ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.013