Volkswagen Golf: Executar o auxílio à partida

Volkswagen Golf / Autoajuda / Auxílio à partida / Executar o auxílio à partida

Fig. 218 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida no veículo que presta auxílio de partida.
Fig. 218 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida no veículo que presta auxílio de partida.

Legenda para Fig. 218:

  1. Veículo com bateria do veículo descarregada que recebe auxílio à partida.
  2. Veículo com a bateria fornecedora de corrente que dá auxílio à partida.
  3. Ponto de aterramento adequado do veículo que fornece auxílio à partida. Ponto de auxílio à partida preferencial (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça, parafusada firmemente com o bloco do motor ou o próprio bloco do motor.
  4. Ponto de aterramento adequado do veículo que recebe auxílio à partida. De preferência, ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento)  , caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça parafusada firmemente com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.

A bateria do veículo descarregada deve estar conectada de maneira correta à rede elétrica do veículo.

Antes do auxílio à partida, verificar o visor da bateria do veículo

Os veículos não devem encostar um no outro.

Caso contrário, já poderia haver circulação de corrente no momento da conexão dos polos positivos.

Atentar para o contato metálico suficiente das pinças conectadas nos polos.

Caso o motor não comece a funcionar, interromper o processo de partida após 10 segundos e repetir após cerca de um minuto.

Se o motor não funcionar, procurar auxílio técnico especializado.

Conectar o cabo auxiliar de partida

Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 218.

  • Desligar a ignição nos dois veículos
  • Se necessário, abrir a cobertura da bateria do veículo no compartimento do motor
  • Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) do veículo com a bateria do veículo descarregada → Fig. 218 1
  • Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida vermelho ao polo positivo (+) da bateria do veículo fornecedora de corrente → Fig. 218 2 .
  • Conectar uma extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 218 3 , de preferência, num ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), ou então, na argola de reboque dianteira roscada, conectar uma peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.
  • Conectar a outra extremidade do cabo auxiliar de partida preto → Fig. 218 4 no veículo com a bateria descarregada, de preferência, ao ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) → Página 284 ou então na argola de reboque dianteira aparafusada numa peça metálica maciça firmemente aparafusada com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor
  • Dispor os condutores do cabo auxiliar de partida de modo que não entrem em contato com peças giratórias do compartimento do motor.

Dar partida no motor

  • Ligar o motor do veículo fornecedor de corrente e deixar funcionando em ponto morto.
  • Ligar o motor do veículo com a bateria do veículo descarregada e esperar 2 a 3 minutos até que o motor "funcione de maneira regular".

Remover o cabo auxiliar de partida

  • Antes de desconectar o cabo auxiliar de partida, desligar o farol baixo, se estiver ligado.
  • No veículo que está com a bateria do veículo descarregada, ligar o ventilador do ar-condicionado e o desembaçador do vidro traseiro, para reduzir picos de tensão no momento da desconexão dos cabos.
  • Desconectar o cabo auxiliar de partida com o motor em funcionamento somente na sequência D - C - B - A → Fig. 218.
  • Fechar a cobertura da bateria.
  • Se for o caso, desrosquear a argola de reboque dianteira.

ATENÇÃO

Um auxílio à partida executado de forma incorreta pode provocar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:

  • Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança  , Bateria do veículo 12 V.
  • Usar sempre uma proteção adequada para os olhos e luvas e nunca se debruçar sobre a bateria do veículo.
  • Conectar os cabos na sequência correta - primeiro o cabo positivo, depois o cabo negativo.
  • Nunca conectar o cabo negativo em peças do sistema de combustível ou nas mangueiras do freio.
  • As partes não isoladas das pinças nos polos não devem ter contato entre si. Além disso, o cabo fixado no polo positivo da bateria do veículo não deve entrar em contato com peças do veículo condutoras de corrente.
  • Verificar o visor da bateria do veículo e, se necessário, utilizar uma lanterna. Caso esteja amarelo-claro ou incolor, não executar o auxílio à partida e procurar auxílio técnico especializado.
  • Evitar descargas eletrostáticas nas imediações da bateria do veículo. O gás detonante que escapa da bateria do veículo pode se inflamar pela formação de faíscas.
  • Nunca executar o auxílio à partida se a bateria do veículo estiver danificada, congelada ou que tenha sido descongelada
    Veja também:

    Volkswagen Golf. Reparos e modificações técnicas
    Em caso de reparos e modificações técnicas, as diretrizes Volkswagen devem ser estritamente seguidas Intervenções nos componentes eletrônicos e nos respect ...

    Honda Civic. Painel de Instrumentos
    Medidores /Display Multi-informativo /Indicadores Indicadores Indicador do Sistema de Injeção Eletrônica Indicador de Baixa Pressão do Óleo Indicador ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0112