Citroën C4: Cintos de segurança traseiros

Citroën C4 / Segurança / Cintos de segurança / Cintos de segurança traseiros

Cintos de segurança traseiros

Os lugares traseiros estão equipados com um cinto de segurança cada um, com três pontos de fixação e, para os lugares laterais, um limitador de esforço.

Colocar

  • Puxe o cinto de segurança e, em seguida, insira a lingueta no fecho.
  • Verifique o bloqueio correcto puxando o cinto de segurança.

Remover

  • Prima o botão vermelho do fecho.
  • Acompanhe o enrolamento do cinto de segurança.
  • Nos cintos de segurança dos lugares laterais, eleve novamente a barra na parte superior das costas do banco para evitar que a lingueta bata na guarnição lateral.

Avisador de cinto removido no quadro de bordo

Este avisador acende-se no quadro de bordo quando um ou vários passageiros nos bancos traseiros retirarem o cinto.

A partir de cerca de 20 km/h e durante dois minutos, este avisador fica intermitente acompanhado por um sinal sonoro crescente.

Passados dois minutos, este avisador permanece aceso enquanto um ou vários passageiros nos bancos traseiros não colocarem o cinto.

Painel dos avisadores de cinto de segurança removido

Painel dos avisadores de cinto de segurança removido

  1. Luz avisadora do cinto de segurança traseiro direito.
  2. Luz avisadora do cinto de segurança traseiro central.
  3. Luz avisadora do cinto de segurança traseiro esquerdo.

Ao ligar a ignição, com motor em funcionamento ou veículo em movimento a uma velocidade inferior a cerca de 20 km/h, os avisadores correspondentes 3, 4 e 5 acendem-se durante cerca de 30 segundos a vermelho, se o cinto não estiver colocado.

Com o veículo em movimento, a uma velocidade superior a cerca de 20 km/h, os avisadores correspondentes 3, 4 ou 5 acendem-se a vermelho, acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã, quando um passageiro dos bancos traseiros remover o cinto de segurança.

Conselhos

O condutor deve certificar-se que os passageiros utilizam correctamente os cintos de segurança e que os mesmos se encontram bem colocados antes de colocar o veículo em movimento.

Seja qual for o seu lugar no veículo, coloque sempre o cinto de segurança, mesmo para trajectos curtos.

Não inverta os cintos, pois nesse caso eles não assegurariam correctamente a sua função.

Os cintos de segurança estão equipados com um enrolador que permite o ajuste automático do comprimento do cinto à morfologia do utilizador. A arrumação do cinto de segurança efectua-se automaticamente sempre que este não estiver a ser utilizado.

Antes e depois da sua utilização, assegure-se de que o cinto está correctamente enrolado.

A parte inferior do cinto deve estar posicionada o mais abaixo possível sobre a bacia.

A parte superior deve estar posicionada na parte côncava do ombro.

Os enroladores estão equipados com um dispositivo de bloqueio automático aquando de uma colisão, de uma travagem de emergência ou do capotamento do veículo. É possível desbloquear o dispositivo puxando o cinto com força e soltando-o para que se enrole ligeiramente.

Para ser eficiente, um cinto de segurança:

  • deve ser mantido esticado o mais perto do corpo possível,
  • deve ser puxado para a frente por um movimento regular, verificando que não fica enrolado,
  • deve ser utilizado apenas por uma pessoa,
  • não deve apresentar sinais de cortes ou de desgaste,
  • não deve ser transformado ou modificado para não alterar o desempenho.

Dadas as regras de segurança em vigor, para qualquer intervenção nos cintos de segurança do seu veículo, dirija-se a uma oficina qualificada que possua competências e material adaptado, existente também na rede CITROËN.

Solicite a verificação periódica dos seus cintos de segurança pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada e, especialmente, se os cintos apresentarem sinais de deterioração.

Limpe os cintos com água e sabão ou um produto de limpeza para têxteis, vendido na rede CITROËN.

Depois de rebater ou mudar um banco ou o banco traseiro de lugar, assegure-se de que o cinto se encontra na posição correcta e devidamente enrolado.

Recomendações para as crianças

Utilize uma cadeira para crianças adaptada, se o passageiro tiver menos de 12 anos ou medir menos de um metro e cinquenta.

Nunca utilize o mesmo cinto de segurança para várias pessoas.

Nunca transporte uma criança sobre os joelhos.

Para mais informações sobre as cadeiras para crianças, consulte a rubrica correspondente.

Em caso de colisão

Em função da natureza e da importância das colisões, o dispositivo pirotécnico pode iniciar-se antes e independentemente do accionamento dos airbags. O accionamento dos pré-tensores é acompanhado por uma ligeira libertação de fumo inofensivo e por um ruído, devido à activação do cartucho pirotécnico integrado no sistema.

De qualquer forma, o avisador dos airbags acende-se.

Após uma colisão, solicite a verificação e eventual substituição do sistema de cintos de segurança pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

    Veja também:

    Citroën C4. Descrição do kit
    Selector de posição "Reparação" ou "Enchimento". Interruptor marcha "I" / paragem "O". Botão de esvaziamento. Manómetro (em bar e p.s.i.). Compartimento com: um cabo com adaptador para tomada 12V, várias pontas de enchimento para acessórios, como bolas, pneus de bicicletas... O circuito eléctrico do veículo permite a ligação do compressor durante o ...

    Mitsubishi Lancer. Interior
    1 - Interruptor do vidro elétrico 2 - Interruptor da trava do vidro 3 - Interruptor dos retrovisores externos elétricos 4 - Interruptor do travamento central das portas* 5 - Luz dianteira e luz de leitura* 6 - Interruptor do teto solar* 7 - Retrovisor interno 8 - Para-sol Espelho de cortesia 9 - Porta-copo (para os bancos dianteiros) 10 - Bancos dianteiros 11 - Siste ...

    Mitsubishi Lancer. Capacidade das lâmpadas
    Quando substituir uma lâmpada, use uma lâmpada nova com a mesma potência e cor. Lâmpadas externas Exceto veículos com faróis de descarga de alta intensidade 1 - Indicadores de direção dianteiros: 21 W (WY21W) 2 - Farol alto: 60 W (HB3) 3 - Farol baixo: 51 W (HB4) 4 - Faróis de neblina*: 55 W (H11) 5 - Lanternas: 5 W (W5W) 6 ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0076