Toyota Corolla: Sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Toyota Corolla / Funcionamento de cada componente / Abertura, fecho e trancamento das portas / Sistema de chave inteligente para entrada e arranque

As operações que se seguem podem ser realizadas simplesmente transportando a chave eletrónica consigo, por exemplo, no seu bolso.

(O condutor deve trazer sempre a chave eletrónica consigo.)

  • Tranca e destranca as portas
  • Abre a mala
  • Coloca o motor em funcionamento

Localização da antena

  1. Antenas no exterior do habitáculo
  2. Antenas no interior do habitáculo
  3. Antena no interior da mala
  4. Antena no exterior da mala

Localização da antena

Alcance efetivo (áreas em que a chave eletrónica é detetada)

Quando trancar ou destrancar as portas

O sistema pode ser acionado se a chave eletrónica estiver a uma distância de 70 cm de qualquer um dos manípulos exteriores das portas da frente e da porta da retaguarda. (Apenas pode operar as portas que detetam a chave.)

Quando colocar o motor em funcionamento ou mudar os modos do interruptor do motor

O sistema pode ser acionado quando a chave eletrónica estiver dentro do veículo.

Quando abrir a mala

O sistema pode ser acionado quando a chave eletrónica está a cerca de 70 cm da tecla de desbloqueio da mala.

Alarmes e indicadores de aviso

  • Veículos com mostrador do monitor de condução

É utilizada uma combinação de alarmes exteriores e interiores, bem como de luzes de aviso para evitar o furto do veículo e acidentes imprevisíveis resultantes de operações incorretas. Tome as medidas apropriadas de acordo com as luzes de aviso exibidas.

  • Veículos com mostrador de informações múltiplas

É utilizada uma combinação de alarmes exteriores e interiores, bem como de mensagens de aviso exibidas no mostrador de informações múltiplas para evitar o furto do veículo e acidentes imprevisíveis resultantes de operações incorretas. Tome as medidas apropriadas em resposta a qualquer mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas.

A tabela seguinte descreve circunstâncias e procedimentos corretivos apenas para quando soam os alarmes de aviso.

Alarme Situação Procedimento corretivo
O alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos Foi feita uma tentativa para trancar o veículo enquanto uma porta estava aberta. Feche todas as portas e tranque-as novamente.
Veículos com mostrador do monitor de condução: Foi feita uma tentativa de trancar as portas utilizando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque com a chave eletrónica ainda dentro do veículo. Retire a chave eletrónica do compartimento dos passageiros e volte a trancar as portas.
A mala foi fechada com a chave eletrónica ainda dentro da mala e todas as portas estavam trancadas. Retire a chave eletrónica da mala e volte a fechar a mala.
O alarme interior soa continuamente O interruptor do motor foi colocado no modo ACCESSORY enquanto a porta do condutor estava aberta (ou a porta do condutor foi aberta enquanto o interruptor do motor estava no modo ACCESORY). Desligue o interruptor do motor e feche a porta do condutor.
O alarme interior sibila uma vez e o alarme exterior soa uma vez durante 5 segundos*1 Foi feita uma tentativa para trancar uma das portas da frente, abrindo uma porta e colocando a tecla interior de trancamento na posição de trancada e, de seguida fechando a porta segurando o respetivo manípulo exterior, com a chave eletrónica ainda no interior do veículo. Retire a chave eletrónica de dentro do veículo e volte a trancar as portas.
O alarme interior soa continuamente*1, 2 A porta do condutor foi aberta enquanto a alavanca de velocidades estava numa posição diferente de P sem que o interruptor do motor tenha sido desligado. Coloque a alavanca de velocidades na posição P.

*1: Veículos com mostrador de monitor de condução

*2: Veículos com caixa de velocidades Multidrive

Função de poupança de energia da pilha

A função de poupança de energia da pilha é ativada de forma a evitar a descarga da pilha da chave eletrónica e da bateria do veículo, quando este não é utilizado durante um longo período de tempo.

Nas seguintes situações o sistema de chave inteligente para entrada e arranque pode demorar mais tempo do que o normal a destrancar as portas.

  • Quando a chave eletrónica foi deixada numa área a, aproximadamente, 2 metros do veículo durante 10 minutos ou mais.
  • Quando o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não é utilizado há 5 dias ou mais.

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não for utilizado durante 14 dias ou mais, as portas só podem ser destrancadas através da porta do condutor. Neste caso, segure o manípulo da porta do condutor ou utilize o comando remoto ou a chave mecânica, para destrancar as portas.

Função de poupança de energia da pilha da chave eletrónica

Prima duas vezes enquanto prime e mantém . Confirme se o indicador da chave eletrónica pisca 4 vezes.

Enquanto o modo de poupança de energia da pilha estiver definido, não poderá usar o sistema de chave inteligente para entrada e arranque. Para cancelar a função, prima qualquer tecla da chave eletrónica.

Condições que afetam o funcionamento

O sistema de chave inteligente para entrada e arranque utiliza ondas de rádio fracas. Nas situações que se seguem, a comunicação entre a chave eletrónica e o veículo pode ser afetada, impedindo o sistema de chave inteligente para entrada e arranque, o comando remoto e o sistema imobilizador do motor de funcionarem devidamente.

Quando a pilha da chave eletrónica estiver gasta

Junto a uma antena de televisão, central elétrica, posto de gasolina, estação de rádio, ecrã gigante, aeroportos ou outros edifícios geradores de fortes ondas de rádio ou ruído elétrico.

Quando transporta um rádio portátil, telemóvel, telefone sem fios ou outros dispositivos de comunicação sem fios

Quando a chave eletrónica está em contacto com, ou é coberta pelos seguintes objetos metálicos

  • Cartões aos quais foram adicionadas folhas de alumínio
  • Maços de cigarros que contenham no interior folhas de alumínio
  • Carteiras ou sacos metálicos
  • Moedas
  • Objetos de aquecimento das mãos feitos em metal
  • Suportes tais como CDs e DVDs

Quando outras chaves eletrónicas (que emitem ondas de rádio) se encontrarem nas imediações

Quando transporta a chave eletrónica juntamente com os seguintes dispositivos que emitem ondas de rádio

  • Uma chave eletrónica de outro veículo ou um comando sem fios que emita ondas de rádio
  • Computadores pessoais ou agendas pessoais digitais (PDAs)
  • Leitores áudio digitais
  • Sistemas de jogos portáteis

Se o vidro traseiro for colorido com conteúdo metálico, ou nele estiverem afixados objetos metálicos

Quando a chave eletrónica é colocada perto de carregadores de baterias ou de dispositivos eletrónicos

Notas sobre a função de entrada

Mesmo quando a chave eletrónica está dentro da alcance efetivo (áreas de deteção), o sistema pode não funcionar adequadamente nos seguintes casos:

  • Se a chave eletrónica estiver demasiado perto do vidro ou do manípulo exterior da porta, demasiado perto do solo ou num local elevado quando aciona a função de trancamento ou destrancamento das portas.
  • Se a chave eletrónica estiver perto do solo ou num local elevado, ou demasiado perto do centro do para-choques traseiro quando a mala é aberta.
  • Se a chave eletrónica estiver no painel de instrumentos, na cobertura da bagagem ou no solo, numa bolsa das portas ou no porta-luvas quando o motor for colocado em funcionamento ou o modo do interruptor do motor for alterado.

 Não deixe a chave eletrónica em cima do painel de instrumentos ou junto das bolsas das portas quando sair do veículo. Dependendo das condições de receção das ondas de rádio, a chave pode ser detetada pela antena no exterior do habitáculo, tornando possível fechar a porta pelo exterior, ficando assim a chave eletrónica trancada, dentro do veículo.

Enquanto a chave eletrónica estiver dentro do alcance efetivo, as portas podem ser trancadas ou destrancadas por qualquer pessoa. Contudo, apenas as portas que detetem a chave eletrónica podem ser usadas para destrancar o veículo.

Mesmo que a chave eletrónica não esteja no interior do veículo, pode ser possível colocar o motor em funcionamento, se a chave eletrónica estiver junto ao vidro

As portas podem ser destrancadas ou trancadas se uma grande quantidade de água for projetada no manípulo da porta, tal como chuva intensa ou água da lavagem automática, quando a chave eletrónica está no alcance efetivo. (As portas serão automaticamente trancadas cerca de 30 segundos depois, se entretanto não forem abertas nem fechadas.)

Se usar o comando remoto para trancar as portas quando a chave eletrónica estiver perto do veículo, existe a possibilidade da porta não ser destrancada pela função de entrada. (Utilize o comando remoto para destrancar as portas.)

Notas para trancamento das portas

Ao tocar no sensor de trancamento da porta com luvas pode atrasar ou impedir a operação de trancamento. Tire as luvas e volte a tocar o sensor de trancamento da porta.

Quando a operação de trancamento é executada usando o sensor de trancamento, são mostrados sinais de reconhecimento até duas vezes consecutivas.

Depois disso, não serão dados sinais de reconhecimento.

Se o manípulo da porta ficar molhado enquanto a chave eletrónica estiver no alcance efetivo, a porta pode trancar e destrancar repetidamente. Neste caso, siga os seguintes procedimentos de correção para lavar o veículo:

  • Coloque a chave eletrónica a 2 m ou mais do veículo. (Tenha atenção à possibilidade de furto da chave.)
  • Coloque a chave eletrónica no modo de poupança de energia da pilha para desativar o sistema de chave inteligente para entrada e arranque.

Veículos com mostrador do monitor de condução: Se a chave eletrónica estiver dentro do veículo e o manípulo duma porta ficar molhado durante a lavagem do veículo, pode soar um sinal sonoro no exterior do veículo. Para desligar o alarme, tranque todas as portas.

Veículos com mostrador de informações múltiplas: Se a chave eletrónica estiver dentro do veículo e o manípulo duma porta ficar molhado durante a lavagem do veículo, pode ser exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas e soar um sinal sonoro no exterior do veículo. Para desligar o alarme, tranque todas as portas.

O sensor de trancamento pode não funcionar corretamente se entrar em contacto com gelo, neve, lama, etc. Limpe o sensor de trancamento e tente acioná-lo novamente.

As unhas podem arranhar a porta durante o funcionamento do manípulo.

Tenha cuidado para não se magoar nem danificar a superfície da porta.

Notas para a função de destrancamento

Uma abordagem repentina ao alcance efetivo ou ao manípulo da porta pode impedir que as portas destranquem. Neste caso, coloque o manípulo da porta na posição inicial e verifique se as portas destrancam, antes de puxar novamente o manípulo da porta

Pode não conseguir destrancar a porta se segurar o manípulo com uma luva calçada.

Se o manípulo da porta ficar molhado enquanto a chave eletrónica estiver no alcance efetivo, a porta pode trancar e destrancar repetidamente. Neste caso, siga os seguintes procedimentos de correção para lavar o veículo:

  • Coloque a chave eletrónica a 2 m ou mais do veículo. (Tenha atenção à possibilidade de furto da chave.)
  • Coloque a chave eletrónica no modo de poupança de energia da pilha para desativar o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Se houver outra chave eletrónica dentro da área efetiva, o tempo de resposta para destrancar as portas, após segurar no manípulo da porta, pode tornar-se mais longo que o normal.

As unhas podem arranhar a porta durante o funcionamento do manípulo.

Tenha cuidado para não se magoar nem danificar a superfície da porta.

Quando o veículo não é conduzido durante longos períodos de tempo

  • Para evitar o furto do veículo, não deixe a chave eletrónica a uma distância superior a 2 metros do veículo.
  • O sistema de chave inteligente para entrada e arranque pode ser desativado antecipadamente.

Para um funcionamento correto do sistema

Certifique-se que tem a chave eletrónica na sua posse quando aciona o sistema. Não aproxime demasiado a chave eletrónica do veículo quando aciona o sistema a partir do exterior do veículo.

Dependendo da posição e da forma como segura a chave eletrónica, esta pode não ser detetada corretamente e o sistema pode não funcionar adequadamente.

(O alarme pode ser desativado acidentalmente ou a prevenção de trancamento das portas pode não funcionar.)

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque não funcionar corretamente

  • Para trancar e destrancar as portas: Utilize a chave mecânica.
  • Colocar o motor em funcionamento

Quando a pilha da chave eletrónica estiver completamente descarregada

Configuração

As configurações (por ex., o sistema de chave inteligente para entrada e arranque) podem ser alteradas.

Se o sistema de chave inteligente para entrada e arranque tiver sido desativado durante a definição de uma configuração

  •  Trancar e destrancar as portas: Utilize o comando remoto ou a chave mecânica
  •  Colocar o motor em funcionamento e alterar o modo do interruptor do motor
  •  Parar o motor

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

AVISO

Prevenção relativamente a interferências com dispositivos eletrónicos

 As pessoas com dispositivos pacemaker ou pacemakers de terapia ressincronizada implantados, ou cardioversor desfibrilhador implantável, devem manter uma distância razoável das antenas do sistema de chave inteligente para entrada e arranque.

As ondas de rádio podem afetar o funcionamento de tais dispositivos. Se necessário, a função de entrada pode ser desativada. Para mais detalhes sobre a frequência e tempo da emissão de ondas de rádio, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Depois, consulte o seu médico para saber se deve desativar a função de entrada.

Os utilizadores de quaisquer outros dispositivos elétricos médicos, para além dos dispositivos pacemaker ou pacemakers de terapia ressincronizada implantados, ou cardioversor desfibrilhador implantável, devem contactar os fabricantes desses dispositivos para se informarem acerca do funcionamento dos mesmos sob influência de ondas de rádio.

As ondas de rádio poderão ter efeitos inesperados no funcionamento de tais dispositivos médicos.

Certificação para o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

    Veja também:

    Nissan Versa. Chaves
    Tipo A (se equipado) 1. Chave mestra 2. Chip transponder Tipo B (se equipado) 1. Controle remoto com trava de porta integrada Em caso de perda das chaves do veículo, entre em c ...

    Chevrolet Cobalt. Freios
    Perigo Acione o pedal do freio suave e progressivamente. Evite acionamentos bruscos, o que poderá causar derrapagens perigosas e desgaste excessivo dos pneus. Consulte Luz de ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados