Toyota Corolla: Quando desligar o motor com a alavanca de velocidades noutra posição que não P (veículos caixa de velocidades Multidrive)

Toyota Corolla / Condução / Procedimentos de condução / Interruptor do motor (ignição) (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque) / Quando desligar o motor com a alavanca de velocidades noutra posição que não P (veículos caixa de velocidades Multidrive)

Se o motor estiver parado com a alavanca de velocidades noutra posição que não P, o interruptor do motor não se desliga mas muda para o modo ACCESSORY. Efetue os seguintes procedimentos para desligar o interruptor:

  1. Verifique se o travão de estacionamento está aplicado.
  2. Coloque a alavanca de velocidades em P.
  • Veículos com mostrador do monitor de condução
  1. Verifique se a luz (verde) do indicador do sistema de chave inteligente para entrada e arranque pisca lentamente e depois pressione o interruptor do motor, uma vez.
  2. Verifique se a luz (verde) do indicador do sistema de chave inteligente para entrada e arranque está desligada.
  • Veículos com mostrador de informações múltiplas
  1. Verifique se "Power ON." e "Turn power OFF" são exibidos alternadamente no mostrador de informações múltiplas e depois prima o interruptor do motor uma vez.
  2. Verifique se "Power ON." e "Turn power OFF" estão desligados no mostrador de informações múltiplas.

Função de cancelamento automático

  • Veículos com caixa de velocidades Multidrive

Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY durante mais de 20 minutos ou no modo IGNITION ON (o motor não está em funcionamento) durante mais de uma hora com a alavanca de velocidades em P, o interruptor do motor desligar-se-á automaticamente.

Contudo, esta função não impede inteiramente a descarga da bateria. Não deixe o veículo com o interruptor do motor no modo ACCESSORY ou IGNITION ON durante longos períodos de tempo, quando o motor não estiver em funcionamento.

  • Veículos com caixa de velocidades manual multimodo ou caixa de velocidades manual

Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY durante mais de 20 minutos ou no modo IGNITION ON (o motor não está em funcionamento) durante mais de uma hora, o interruptor do motor desligar-se-á automaticamente.

Contudo esta função não impede inteiramente a descarga da bateria. Não deixe o veículo com o interruptor do motor no modo ACCESSORY ou IGNITION ON durante longos períodos de tempo, quando o motor não estiver em funcionamento.

  • Pilha da chave eletrónica gasta
  •  Circunstâncias que afetam o funcionamento
  • Nota para a função de entrada
  • Se o motor não entrar em funcionamento

 O sistema imobilizador pode não ter sido desativado. Contacte um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

Veículos com caixa de velocidades Multidrive: Certifique-se que a alavanca de velocidades está na posição P. O motor não pode entrar em funcionamento se a alavanca de velocidades não estiver na posição P.

  • Veículos com mostrador do monitor de condução

O indicador (verde) do sistema de chave inteligente para entrada e arranque pisca rapidamente.

  • Veículos com mostrador de informações múltiplas

A mensagem "Shift to P position to start" é exibida no mostrador de informações múltiplas.

Bloqueio da direção

Depois de desligar o interruptor do motor e de abrir e fechar as portas, o volante da direção bloqueia devido à função de bloqueio da direção. Se operar novamente o interruptor do motor, automaticamente cancela o bloqueio da direção.

Quando não é possível destrancar a coluna da direção

Veículos com mostrador do monitor de condução: O indicador (verde) do sistema de chave inteligente para entrada e arranque pisca rapidamente.

Veículos com mostrador de informações múltiplas: A mensagem "Shift to P position to start" é exibida no mostrador de informações múltiplas.

Veículos com caixa de velocidades Multidrive: Certifique-se que a alavanca de velocidades está na posição P. Pressione o interruptor do motor enquanto roda o volante da direção para a esquerda e para a direita.

Veículos com caixa de velocidades manual multimodo ou caixa de velocidades manual: Pressione o interruptor do motor enquanto roda o volante da direção para a esquerda e para a direita.

Prevenção do sobreaquecimento do motor da coluna de direção

Para evitar o sobreaquecimento do motor da coluna de direção, o motor elétrico pode ser interrompido se ligar e desligar o motor repetidamente, num curto espaço de tempo. Neste caso, evite colocar o motor em funcionamento. Após cerca de 10 segundos, o motor da coluna de direção retomará o funcionamento.

Quando a luz do indicador do sistema de chave inteligente para entrada e arranque piscar em amarelo (veículos com mostrador do monitor de condução)

O sistema pode estar avariado. Leve o veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado, imediatamente.

Quando a mensagem "Check entry & start system" for exibida no mostrador de informações múltiplas (veículos com sistema de informações múltiplas)

O sistema pode estar avariado. Leve o veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado, imediatamente.

Se a pilha da chave eletrónica estiver gasta

Funcionamento do interruptor do motor

  • Se o interruptor não for pressionado rápida e firmemente, o modo do interruptor do motor pode não se alterar ou o motor pode não entrar em funcionamento.
  • Se tentar colocar o motor em funcionamento imediatamente após ter desligado o interruptor do motor, o motor pode, em alguns casos, não arrancar. Após desligar o interruptor do motor aguarde alguns segundos antes de voltar a colocar o motor em funcionamento.

Se a alteração de uma definição desativou o sistema de chave inteligente para entrada e arranque

AVISO

Quando colocar o motor em funcionamento

Coloque o motor em funcionamento se estiver sentado no banco do condutor.

Em circunstância alguma pressione o pedal do acelerador enquanto estiver a colocar o motor em funcionamento.

Se o fizer poderá provocar um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

Precauções durante a condução

Se o motor falhar quando o veículo estiver em movimento, não tranque ou abra as portas até que o veículo atinja um local seguro e fique completamente parado. Neste caso, a ativação da função de bloqueio da coluna da direção pode levar a um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

Parar o motor numa emergência

Se pretender parar o motor numa emergência durante a condução do veículo, pressione e mantenha premido o interruptor do motor durante mais de 3 segundos ou pressione-o rapidamente 3 ou mais vezes seguidas.

Contudo, não toque no interruptor do motor durante a condução, exceto numa situação de emergência.

Se desligar o motor enquanto conduz, não perderá o controlo da direção ou de travagem mas perderá a assistência elétrica a esses sistemas. Ficará mais difícil conduzir e travar pelo que deverá encostar e parar o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

ATENÇÃO

Para evitar a descarga da bateria

  • Não deixe o interruptor do motor no modo ACCESSORY ou IGNITION ON durante longos períodos de tempo sem que o motor esteja em funcionamento.
  • Veículos com mostrador do monitor de condução: Se a luz (verde) do indicador do sistema de chave inteligente para entrada e arranque estiver acesa, o interruptor do motor não está desligado.

    Quando sair do veículo, certifique-se sempre que o interruptor do motor está desligado.

  • Veículos com mostrador de informações múltiplas: Se a mensagem "Power ON." for exibida no mostrador de informações múltiplas o interruptor do motor não está desligado. Quando sair do veículo, certifique-se sempre que o interruptor do motor está desligado.
  • Veículos com caixa de velocidades Multidrive: Não desligue o motor se a alavanca de velocidades estiver noutra posição que não P. Se desligar o motor com a alavanca de velocidades noutra posição, o interruptor do motor será acionado para o modo ACCESSORY e não desligado. Se o veículo for deixado no modo ACCESSORY pode descarregar a bateria.

Quando colocar o motor em funcionamento

  • Não acelere um motor frio.
  • Se se tornar difícil pôr o motor em funcionamento ou este vai abaixo frequentemente, mande verificar de imediato o motor num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou noutro profissional devidamente qualificado e equipado.

Sintomas que indicam uma avaria no interruptor do motor

Se o interruptor do motor parece estar a funcionar de forma um pouco diferente do habitual, como que ligeiramente preso, pode tratar-se de uma avaria.

Contacte imediatamente um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado

    Veja também:

    Citroën C4. Ajuste manual dos faróis de halogéneo
    Para não prejudicar os outros utilizadores da estrada, as luzes de halogéneo devem estar reguladas em altura, em função da carga do veículo. 0. 1 ou 2 pessoas na dianteira 3 pessoa ...

    Lexus CT200h. Informações de combustível
    Deve utilizar apenas gasolina sem chumbo. Para um excelente desempenho do motor, escolha gasolina sem chumbo com um Número de Octanas de 95 ou superior. Zona da UE O seu veícu ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0312