Toyota Corolla: Indicador da Velocidade Engrenada

O Indicador de Velocidade Engrenada é um guia para ajudar o condutor a alcançar uma economia de combustível melhorada e emissões de escape reduzidas dentro dos limites de desempenho do motor.

  1. Engrenamento de uma velocidade mais alta
  2. Engrenamento de uma velocidade mais baixa

Indicador da Velocidade Engrenada

O Indicador da Velocidade Engrenada apenas funciona no modo M.

*1: Veículos com mostrador do monitor de condução

*2: Veículos com mostrador de informações múltiplas

Velocidades máximas permitidas

Observe as seguintes velocidades máximas permitidas, para cada posição de engrenamento, quando a máxima aceleração é necessária.

Velocidades máximas permitidas

Sinal sonoro de aviso das restrições de engrenamento de uma velocidade mais baixa

Para ajudar a garantir a segurança e o bom desempenho na condução, o engrenamento de uma velocidade mais baixa pode por vezes ser restringido.

Em algumas circunstâncias, o engrenamento de uma velocidade mais baixa poderá não ser possível mesmo que a alavanca de velocidades ou as patilhas de seleção de velocidades no volante sejam acionadas. (O sinal sonoro de aviso soará duas vezes.)

Sinal sonoro de aviso de marcha-atrás

Quando engrena em R soa um sinal sonoro de aviso para informar o condutor que a alavanca de velocidades está em R.

Desativação automática do modo Es

O modo Es é desativado automaticamente se desligar o interruptor do motor após ter conduzido no modo Es.

Se a alavanca de velocidades não puder ser engrenada

  • Com a alavanca de velocidades em N

Pressione o pedal do travão para engrenar a alavanca de velocidades. Se a alavanca de velocidades não puder ser engrenada com o seu pé no travão, pode haver um problema com o sistema de bloqueio da alavanca de velocidades.

Com a alavanca de velocidades numa posição diferente de N

Se a porta do condutor for aberta quando a alavanca de velocidades está numa posição diferente de N e o motor estiver em funcionamento

Soa um sinal sonoro. Feche a porta do condutor.

Se o travão de estacionamento estiver aplicado quando a alavanca de velocidades está numa posição diferente de N com o motor em funcionamento

  •  Quando a porta do condutor esta aberta Soa um sinal sonoro e a posição de engrenamento muda automaticamente para N em 10 segundos.
  • Quando a porta do condutor está fechada Soa um sinal sonoro e a posição da engrenamento muda automaticamente para N em 90 segundos.

Se o indicador M não acender mesmo depois de engrenar a alavanca de velocidade em M

Pode indicar uma avaria no sistema de transmissão de caixa de velocidades manual multimodo. Leve o veículo para ser inspecionado a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado, imediatamente.

(Nesta situação o veículo funciona como se a alavanca estivesse em E.)

Se o indicador N estiver a piscar

  • Quando engrenar a alavanca de velocidades: Engrene a alavanca de velocidades em N. Aguarde alguns segundos e engrene a alavanca de velocidades na posição desejada.
  • Quando o motor estiver desligado: Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Rode o interruptor do motor para a posição "ON" e engrene a alavanca de velocidades em N e depois para a posição desejada.

    Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Rode o interruptor do motor para o modo IGNITION ON e engrene a alavanca de velocidades em N e depois para a posição desejada.

Se o indicador ainda piscar após as operações acima, engrene a alavanca de velocidades em N e ligue o motor. Depois engrene a alavanca de velocidades na posição desejada.

Se o indicador N estiver a piscar e soar o sinal sonoro

Engrene a alavanca de velocidades em N e depois em E, M ou R.

AVISO

Mostrador do Indicador da Velocidade Engrenada

Por questões de segurança, o condutor não deve olhar apenas para o mostrador. Consulte o mostrador quando for seguro fazê-lo enquanto avalia o trânsito atual e as condições da estrada.

O não cumprimento desta recomendação pode levar a um acidente.

    Veja também:

    Citroën C4. Substituição das luzes traseiras (tipo 2)
    Após ter desmontado o bloco, efectue estas operações para substituir a lâmpada com defeito: desaparafuse os três parafusos de fixação do porta-lâmpadas, afaste as três linguetas e ...

    Peugeot 308. Acendimento automático das luzes
    Através de um sensor de luminosidade, em caso de detecção de uma luminosidade externa fraca, as luzes da chapa de matrícula, de presença e de cruzamento acendem-se automaticamente, sem acçã ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados