Hyundai i30: Sistema de monitorização da pressão dos pneus

AVISO

A pressão excessiva ou insuficiente dos pneus pode reduzir a vida útil dos pneus, afetar negativamente a maneabilidade do veículo e provocar uma falha repentina dos pneus, levando a uma perda de controlo do veículo, que poderia resultar num acidente.

Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se existir), devem ser examinados mensalmente, a frio e com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, conforme a placa ou autocolante da pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de uma dimensão diferente da indicada na placa do veículo, ou no autocolante da pressão dos pneus, deverá determinar o valor específico da pressão desses pneus.) Como equipamento de segurança adicional, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus quando um ou mais pneus apresenta uma falta de pressão significativa. Se esta luz avisadora se iluminar, deve parar e examinar os pneus do seu carro assim que possível, e enchê-los para ficarem com a pressão de ar correta. Se conduzir com um pneu com pressão insuficiente, este pode sobreaquecer, o que pode causar uma falha do pneu. A falta de pressão também reduz a eficiência de consumo e a vida útil dos pneus, podendo afetar a maneabilidade e capacidade de travagem do veículo.

Note que o TPMS não substitui a correta manutenção dos pneus e que compete ao condutor manter a pressão correta dos pneus, mesmo quando a falta de pressão não é suficiente para fazer acender a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus do TPMS.

O seu veículo também foi equipado com uma luz indicadora de avaria do TPMS que o avisa quando o sistema não está a funcionar corretamente. A luz indicadora de avaria do TPMS funciona em combinação com a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus. Quando o sistema deteta uma avaria, a luz avisadora pisca durante aproximadamente um minuto e depois permanece acesa.

Esta sequência repete-se sempre que ligar o motor, enquanto não reparar a avaria. Quando a luz indicadora de avaria se ilumina, o sistema pode não conseguir detetar ou assinalar a existência de um pneu com pressão insuficiente.

As avarias do TPMS podem ocorrer por uma variedade de razões, incluindo a instalação no veículo de rodas ou pneus sobresselentes ou alternativos que impeçam o funcionamento normal do TPMS.

Verifique sempre a luz avisadora de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou jantes do seu veículo, para garantir que os pneus e jantes sobresselentes ou alternativos não impedem o normal funcionamento do TPMS.

NOTA

Se ocorrer qualquer uma das situações abaixo indicadas, recomendamos que o sistema seja verificado por um concessionário HYUNDAI.

1. A luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus/Luz indicadora de avaria do TPMS não se ilumina durante 3 segundos com o botão Start/Stop na posição ON ou com o motor a trabalhar.

2. A luz indicadora de avaria do TPMS permanece acesa depois de piscar durante aproximadamente 1 minuto.

3. A luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente permanece iluminada.

Luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus

    Veja também:

    Hyundai i30. Precauções a ter com o sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás
    O Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás poderá não emitir um som sequencial devido à velocidade e às formas dos objectos detect ...

    Honda Civic. Escolha de um Sistema de Proteção Infantil
    Alguns sistemas de proteção infantil são compatíveis com a ancoragem inferior. Alguns possuem um conector rígido, enquanto outros têm um conector flexível. Ambos são igualmente fáceis de ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0113