Hyundai i30: Reduzir o risco de capotamento

O seu veículo ligeiro de passageiros é considerado um utilitário desportivo (SUV). Os SUVs caracterizam-se por terem uma maior distância ao solo e uma via mais estreita, que lhes permitem um bom desempenho numa ampla variedade de aplicações todo-oterreno.

As suas características estilísticas específicas conferemlhes um centro de gravidade mais elevado do que o dos veículos normais, o que os torna mais suscetíveis a capotar em caso de viragens abruptas. Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos. Devido a este risco, recomenda-se fortemente que o condutor e os passageiros usem os cintos de segurança. Em caso de acidente com capotamento, a probabilidade de um ocupante sem cinto de segurança morrer é significativamente superior à de um ocupante que use cinto de segurança.

Existem medidas que o condutor pode tomar para reduzir o risco de capotamento. Sempre que possível, evite viragens bruscas ou manobras abruptas, não transporte cargas pesadas sobre o tejadilho do seu veículo e nunca o modifique seja de que forma for.

AVISO

Os veículos utilitários têm uma incidência de capotamentos significativamente mais elevada do que outros tipos de veículos.

Para evitar capotamentos e perda de controlo:

  • Entre nas curvas a uma velocidade inferior à que usaria num ligeiro de passageiros.
  • Evite viragens bruscas e manobras abruptas.
  • Não introduza alterações no veículo que possam elevar o centro de gravidade.
  • Mantenha a pressão correta dos pneus.
  • Não transporte cargas pesadas sobre o tejadilho.

Em caso de capotamento, é mais provável que a pessoa que não tinha cinto colocado morra do que aquela que apertou o cinto. Certifique-se de que todos os passageiros estão a usar os respetivos cintos de segurança.

    Veja também:

    Nissan Versa. Relógio
    Tipo A Se a alimentação de energia for desconectada, o relógio não indicará a hora certa. Reajuste o horário. Ajustando a hora Para exibir as horas, ...

    Volkswagen Golf. Orientações de funcionamento
    Premissas para entrar na vaga de estacionamento e manobrar com a câmera de marcha a ré Lista de controle A tampa do compartimento de bagagem precisa estar fechada. Uma imagem c ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0107