Toyota Corolla: Adequação dos sistemas de segurança para crianças às várias posições de bancos (com fixadores rígidos ISOFIX)

Toyota Corolla / Questões de segurança / Para uma utilização segura / Sistemas de segurança para crianças (cadeirinha) / Adequação dos sistemas de segurança para crianças às várias posições de bancos (com fixadores rígidos ISOFIX)

As informações fornecidas na tabela que se segue indicam a adequação das cadeirinhas às várias posições de bancos.

Adequação dos sistemas de segurança para crianças às várias posições de bancos (com fixadores rígidos ISOFIX)

(1) Para sistemas de segurança para crianças que não possuem a classificação ISO/XX para a identificação do escalão (A a G), para o grupo de pesos aplicável, o fabricante do veículo deve indicar o sistema de segurança para crianças ISOFIX específico recomendado para cada posição.

Legenda das letras inseridas na tabela anterior: IUF: Posição adequada para um sistema de segurança para crianças ISOFIX da categoria universal, voltado para a frente aprovado para ser usado neste grupo de pesos.

IL: Posição adequada para um sistema de segurança para crianças ISOFIX das categorias "veículos específicos", "restritos", ou "semi-universal", aprovado para este grupo de pesos.

X: Posição ISOFIX não adequada para sistemas de segurança para crianças ISOFIX neste grupo de pesos e/ou deste escalão.

*: Remova o encosto de cabeça se este interferir com o seu sistema de segurança para crianças.

Quando utilizar um "TOYOTA MINI" ou "TOYOTA MIDI", ajuste o suporte das pernas e os conectores ISOFIX como segue:

  1. Tranque o suporte das pernas onde o 5.º ou o 6.º orifício possa ser visto.
  2. Tranque os conectores ISOFIX onde os números 4 e 5 possam ser vistos.

Quando utilizar o banco do lado direito para o sistema de segurança para crianças, não se sente no banco central.

Os sistemas de segurança para crianças mencionados na tabela podem não estar disponíveis fora da União Europeia.

Pode ser usado outro sistema de segurança para crianças que seja diferente dos mencionados na tabela, mas a adequabilidade dos sistemas tem de ser cuidadosamente verificada pelo respetivo fabricante e vendedor da cadeirinha.

 Quando instalar um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) no banco do passageiro da frente

Quando tiver de usar um sistema de segurança para crianças no banco do passageiro da frente, proceda aos seguintes ajustes:

  • O encosto do banco para a posição mais vertical

Se o sistema de segurança para crianças interferir com o encosto do banco ao trancar o sistema de segurança para crianças na base de apoio, ajuste o encosto do banco para trás até que não haja interferência.

  • Remova o encosto de cabeça
  • Mova o banco o mais para trás possível

Se o sistema de segurança para crianças não puder ser instalado corretamente, por atingir parte do interior do veículo ou outra razão, ajuste a posição do banco da frente e o ângulo do encosto do banco.

Se o apoio da faixa do ombro do cinto de segurança estiver à frente da guia do cinto de segurança da criança, mova a almofada do banco para a frente.

Selecionar o sistema de segurança para crianças apropriado

  • Use um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) adequado à criança, até que esta seja suficientemente crescida para usar os cintos de segurança do veículo.
  • Se a criança for demasiado crescida para usar uma cadeirinha, deve sentar-se no banco traseiro e usar o cinto de segurança do veículo.

AVISO

Utilização de um sistema de segurança para crianças

A utilização de um sistema de segurança para crianças não adequado ao veículo pode não proteger devidamente o bebé ou a criança. Tal pode resultar em morte ou ferimentos graves (na eventualidade duma travagem súbita ou de acidente).

Precauções com o sistema de segurança para crianças

  • Para uma proteção efetiva em acidentes de automóvel e travagens súbitas, as crianças têm de ser adequadamente seguras usando um cinto de segurança ou uma cadeirinha, dependendo da sua idade e tamanho.

    Segurar uma criança nos braços não é um substituto de um sistema de segurança para crianças. Em caso de acidente, a criança pode ser esmagada contra o para-brisas ou entre a pessoa que a segura e o interior do veículo.

  • A Toyota recomenda firmemente o uso de uma cadeirinha adequada, que esteja de acordo com o tamanho da criança, instalada no banco traseiro.

    De acordo com as estatísticas de acidentes, a criança está mais protegida quando devidamente segura no banco traseiro do que no banco da frente.

  • Nunca utilize um sistema de segurança para crianças voltado para trás no banco do passageiro da frente se o interruptor de ligar/desligar manualmente o airbag estiver ligado.

No caso de um acidente, a força da rápida deflagração do airbag do passageiro da frente pode provocar a morte ou ferimentos graves à criança.

  • Um sistema de segurança para crianças voltado para a frente pode ser instalado no banco do passageiro da frente apenas quando for inevitável.

    Um sistema de segurança para crianças que requeira uma correia de retenção superior não deve ser usado no banco do passageiro da frente, uma vez que não existe ponto de fixação para a correia de retenção superior naquele banco. Ajuste o encosto do banco para a sua posição mais vertical possível e mova sempre o banco o mais para trás possível, uma vez que o airbag do passageiro da frente pode deflagrar com rapidez e força consideráveis. De outra forma a criança pode morrer ou sofrer ferimentos graves.

  • Não permita que uma criança encoste a cabeça ou outra parte do corpo à porta ou área do banco, pilares da frente e traseiros ou calhas laterais do tejadilho onde deflagram os airbags do SRS laterais ou de cortina, mesmo que esta esteja sentada num sistema de segurança para crianças. É perigoso, se os airbags laterais e de cortina do SRS deflagrarem e o impacto pode causar a morte ou ferimentos graves à criança.

Precauções com o sistema de segurança para crianças

  • Certifique-se que cumpriu todas as instruções de instalação fornecidas pelo fabricante da cadeirinha e que o sistema está devidamente seguro.

    Se não estiver devidamente seguro, pode causar a morte ou ferimentos graves à criança no caso de uma travagem súbita, mudança de direção abrupta ou acidente.

Quando há crianças no veículo

Não permita que as crianças brinquem com o cinto de segurança. Se o cinto ficar preso à volta do pescoço de uma criança pode provocar asfixia ou outros ferimentos graves, podendo resultar em morte.

Se tal acontecer e se não for possível desapertar o cinto, corte-o com uma tesoura.

  • Mantenha o sistema de segurança para crianças preso no banco mesmo que este não esteja a ser utilizado. Não o deixe solto no compartimento dos passageiros.
  • Caso seja necessário soltar o sistema de segurança para crianças, retire-o do veículo ou guarde-o na mala. Isso evitará que os passageiros sejam feridos no caso de uma travagem súbita, mudança abrupta de direção ou acidente.
    Veja também:

    Honda Civic. Câmera Traseira
    Modelos com sistema de áudio sem navegador Sobre a Câmera Traseira O Display Multi-informativo pode exibir a visão traseira do veículo. A tela muda automaticamente para a visão da parte tras ...

    Renault Fluence. Alerta de nível mínimo do óleo no painel de instrumentos
    Durante a visualização da mensagem "Teste de funções do veículo" pressione um dos botões 3 ou 4. Se o nível estiver acima do mínimo: a ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados