Volkswagen Golf: Profundidade do perfil e indicadores de desgaste

Volkswagen Golf / Rodas e pneus / Fatos sobre as rodas e os pneus / Profundidade do perfil e indicadores de desgaste

Fig. 236 Perfil do pneu: indicadores de desgaste.
Fig. 236 Perfil do pneu: indicadores de desgaste.

Profundidade do perfil

Situações de condução especiais exigem a maior profundidade do perfil possível e a aproximadamente a mesma profundidade do perfil nos eixos dianteiro e traseiro. Isto é válido especialmente para a condução durante o inverno com temperaturas baixas e tempo úmido

Na maioria dos países, ao atingir o perfil residual de 1,6 mm - medido nos sulcos do perfil ao lado dos indicadores de desgaste - a profundidade mínima do perfil admitida por lei foi atingida.

Observar as determinações legais específicas de cada país.

Pneus de inverno e do ano todo perderão sua eficiência para o inverno se a profundidade do perfil do pneu chegar a um desgaste de 4 mm.

Observar as prescrições legais específicas do país sobre a profundidade mínima do perfil dos pneus de inverno e para o ano todo.

A profundidade do perfil de pneus novos pode variar conforme a versão e o fabricante em razão das características de fabricação e do desenho do perfil.

Indicadores de desgaste no pneu

No fundo do perfil dos pneus originais encontram-se transversalmente à direção de rodagem indicadores de desgaste com 1,6 mm de altura → Fig. 236. Vários destes indicadores de desgaste estão posicionados em distâncias iguais sobre a banda de rodagem. Marcações nos flancos dos pneus indicam a posição dos indicadores de desgaste, por exemplo, as letras "TWI" ou símbolos.

Os indicadores de desgaste indicam se o pneu já está gasto. O pneu deve ser substituído antes que o desgaste do perfil do pneu chegue até o indicador de desgaste.

ATENÇÃO

Pneus gastos representam um risco à segurança e podem ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves.

  • Os pneus devem ser substituídos por pneus novos antes que se desgastem até o indicador de desgaste.
  • Pneus gastos têm uma aderência extremamente reduzida, especialmente sobre ruas molhadas, e o veículo tende a "flutuar" (aquaplanar) mais cedo.
  • Pneus gastos reduzem a possibilidade de controlar bem o veículo em situações de rodagem normais e difíceis, e aumentam a distância de frenagem e o risco de derrapagem.
    Veja também:

    Volkswagen Golf. Luzes de advertência e de controle
    Acesa Causa possível Solução Freio de estacionamento puxado. Não prosseguir!Soltar o freio de estacionamento Sistema de freio avar ...

    Renault Fluence. Capô do motor
    Para abrir, puxe a alavanca 1, situada do lado esquerdo do painel de instrumentos. Desbloqueio de segurança do capô Para desbloquear, puxe a lingueta para cima 2. Ao realizar in ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0131