Hyundai i30: Funcionamento da caixa de velocidades manual

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Caixa de velocidades manual / Funcionamento da caixa de velocidades manual

Funcionamento da caixa de velocidades manual

A caixa manual tem 6 velocidades de progressão. É uma caixa totalmente sincronizada em todas as velocidades de progressão, o que facilita a introdução de uma velocidade acima ou abaixo.

AVISO

Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que a alavanca das mudanças fica em 1ª velocidade se o veículo estiver estacionado numa subida, ou em R (Marcha atrás) se estiver estacionado numa descida, acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/ OFF. Se não tomar estas precauções, o veículo pode fazer um movimento inesperado.

Para engrenar a posição R (Marcha atrás), certifique-se de que o veículo está completamente imobilizado, e depois desloque a alavanca para ponto morto antes de a colocar na posição R (Marcha atrás).

Se o veículo estiver completamente imobilizado e for difícil engrenar a 1ª velocidade ou a marcha atrás: 1. Coloque a alavanca das mudanças em ponto morto e solte o pedal da embraiagem.

2. Carregue no pedal da embraiagem e depois engrene a primeira velocidade ou R (Marcha atrás).

Informações

Em condições de tempo frio, poderá ser difícil efectuar mudanças sem o lubrificante da caixa de velocidades ter aquecido.

Utilizar a embraiagem

O pedal da embraiagem deve ser pressionado até abaixo antes de:

  • Ligar o motor.

    O motor não arranca se não carregar no pedal da embraiagem.

  • Engrenar uma mudança

Quando soltar o pedal da embraiagem, proceda devagar.

Deve-se soltar sempre o pedal da embraiagem durante a condução.

NOTA

Para evitar danificar ou desgastar desnecessariamente a embraiagem:

  • Não apoie o pé no pedal da embraiagem durante a condução.
  • Não use a embraiagem para segurar o veículo numa subida, enquanto espera nos semáforos, etc.
  • Carregue sempre no pedal da embraiagem até abaixo para evitar ruídos ou danos.
  • Não arranque em 2ª (segunda) velocidade, exceto se o veículo se encontrar numa estrada com piso escorregadio.

Reduções de caixa

Engrene uma mudança inferior quando tiver que abrandar devido à intensidade do trânsito ou ao subir uma colina, para evitar sobrecarregar o motor.

A redução da mudança também diminui a possibilidade do motor ir abaixo e dá-lhe uma melhor aceleração quando precisar de aumentar a velocidade novamente.

Se o veículo for a descer uma colina, a redução da mudança de velocidade ajuda a manter uma velocidade segura devido ao efeito de travagem do motor e reduz o desgaste dos travões.

NOTA

Para evitar danificar o motor, a embraiagem e a caixa de velocidades:

  • Quando reduzir da 5ª para a 4ª velocidade, tenha cuidado para não empurrar inadvertidamente a alavanca das mudanças para o lado, engrenando assim a 2ª velocidade. Uma redução drástica poderia fazer aumentar a velocidade do motor ao ponto do taquímetro entrar na faixa vermelha.
  • Não reduza mais do que duas mudanças de cada vez, nem reduza a mudança se o motor estiver a trabalhar a alta velocidade (5.000 rpm ou mais).

    Uma redução deste tipo pode danificar o motor, a embraiagem e a caixa de velocidades.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Troca de lâmpadas
    Antes de trocar uma lâmpada, verifique se está desligada. Não toque os dedos na parte de vidro da lâmpada. O óleo da pele fica no vidro e evapora quando a lâm ...

    Lexus CT200h. Interruptor da posição P
    Quando mudar a posição de engrenamento para P Pare completamente o veículo, aplique o travão de estacionamento e, em seguida, prima o interruptor da posiçã ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0086