Volkswagen Golf: Ligar e desligar as luzes

Volkswagen Golf / Luz / Comandos / Ligar e desligar as luzes

Fig. 95 Ao lado do volante: representação de algumas variantes do interruptor das luzes.
Fig. 95 Ao lado do volante: representação de algumas variantes do interruptor das luzes.

Observar as determinações legais específicas de cada país para a utilização da iluminação do veículo.

Girar o interruptor das luzes para a posição desejada → Fig. 95:
Símbolo Com a ignição desligada Com a ignição ligada
Farol e lanterna de neblina, farol baixo e luz de posição desligados. Luz desligada ou luz de posição permanente ou farol de rodagem diurna ligado.
A iluminação de orientação pode estar ligada. Comando automático das luzes e, se for o caso, luz de posição permanente ou farol de rodagem diurna ligado.
Luz de posição ligada. Luz de posição e farol de rodagem diurna ligadas.
Farol baixo desligado - enquanto a chave do veículo estiver inserida na ignição ou, em veículos com Keyless Access, a porta do condutor estiver fechada, a luz de posição continua acesa. Farol baixo ligado.

Farol e lanterna de neblina

As luzes de controle ou mostram adicionalmente no interruptor das luzes ou no instrumento combinado quando o farol e a lanterna de neblina estão ligados.

  • Ligar a lanterna de neblina : puxar o interruptor das luzes até o primeiro engate.
  • Ligar a lanterna de neblina : puxar totalmente o interruptor das luzes.
  • Para desligar o farol e a lanterna de neblina, pressionar o interruptor das luzes ou girar para a posição .

Se com o comando automático das luzes ligado o farol de neblina ou a lanterna de neblina for ligado, o farol baixo também será ligado independentemente da luminosidade ambiente.

Alertas sonoros para luzes não desligadas

Se a chave do veículo estiver fora do cilindro da ignição e a porta do condutor aberta, soam alertas sonoros nas condições a seguir relacionadas. Isso é um lembrete para, se necessário, desligar a luz.

  • Com a luz de estacionamento ligada
  • Interruptor das luzes na posição ou .

Lâmpadas de descarga de gás

As lâmpadas com descarga de gás geram uma luz clara e uniforme para uma melhor iluminação da pista, bem como para a melhor visibilidade do veículo para os demais usuários da via. A luz das lâmpadas com descarga de gás se forma por meio de uma tensão elétrica muito alta entre dois eletrodos que se encontram num ambiente de vidro repleto de gás.

Com o tempo, os eletrodos podem se desgastar, aumentando a distância entre eles. A unidade de controle das lâmpadas com descarga de gás reconhece a alteração e aumenta a tensão elétrica, para continuar gerando uma luz clara e uniforme constantemente.

No entanto, as lâmpadas com descarga de gás também podem queimar. Antes de as lâmpadas com descarga de gás queimarem, elas piscam e, se for o caso, acendem-se de maneira irregular.

No display do instrumento combinado - dependendo da versão - pode ser exibida uma mensagem correspondente.

Se as lâmpadas com descarga de gás piscarem ou se acenderem de maneira irregular, procurar imediatamente uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada e mandar verificar o farol.

ATENÇÃO

A luz de posição ou a farol de rodagem diurna não são intensas o suficiente para iluminar a rua suficientemente e ser vista pelos demais usuários da via.

  • Ligar o farol baixo sempre na escuridão, chuva ou má visibilidade.
    Veja também:

    Toyota Corolla. Sistema de prevenção antirroubo
    As chaves do veículo têm inserido um "chip" emissor que impede o motor de entrar em funcionamento, caso a chave não tenha sido previamente registada no computador de bordo do ve ...

    Mitsubishi Lancer. Para ajustar o banco para a frente ou para trás
    Puxe a alavanca de ajuste do banco e ajuste-o para a frente ou para trás, na posição que desejar. Depois do ajuste, solte a alavanca de ajuste para travar o banco na posi ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0103