Renault Fluence: Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Renault Fluence / A condução / Partida, parada do motor: veículo com cartão Renault

Cartão RENAULT "mãos livres"

Cartão RENAULT

O cartão RENAULT deve estar no leitor 2 ou na zona de detecção 3.

Para dar partida no motor, pise no pedal de freio ou na embreagem e aperte o botão 1. Caso uma marcha esteja engrenada, será necessário pisar no pedal de embreagem para poder dar partida no motor.

Partida

veículos com caixa de câmbio automática

A alavanca de câmbio deve estar na posição P.

Para todos os veículos:

  • Se alguma das condições para a partida não for atendida, a mensagem "Pisar no freio + START" ou "Embreagem + START" ou "ponha a alavanca em P" será exibida no painel de instrumentos.
  • Em algumas situações, será necessário manobrar o volante ao mesmo tempo que aperta o botão de partida 1 para auxiliar o desbloqueamento da coluna da direção; a mensagem "Rodar volante + START" é exibida

Se a temperatura exterior for inferior a -10 C, mantenha pressionado o pedal de embreagem até que o motor dê partida.

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Partida com a tampa do porta-malas aberta (em modo mãos livres)

Nesse caso, o cartão RENAULT não deve estar no porta-malas.

Função "acessórios" (ignição ligada)

Função

Logo que o veículo é destravado, ficam disponíveis algumas funcionalidades (rádio, sistema de navegação, limpadores de vidros...).

Para que as demais funções fiquem disponíveis, aperte o botão 1, sem acionar os pedais, ou insira o cartão no leitor.

Nota: em algumas versões do veículo, pressionar o botão 1 dá partida no motor.

Anomalia de funcionamento

Em algumas situações, é possível que o cartão RENAULT "mãos livres" não funcione:

  • se a bateria do cartão RENAULT estiver fraca ou se a bateria do veículo estiver descarregada, etc.
  • se o veículo estiver nas proximidades de instalações ou de aparelhos que utilizem a mesma frequência do cartão (tela, celular, jogos de vídeo...);
  • se o veículo encontra-se em uma zona de fortes radiações eletromagnéticas.

A mensagem "Inserir o cartão" é exibida no painel de instrumentos.

Insira totalmente o cartão RENAULT no leitor 2.

Responsabilidade do motorista

Ao abandonar o veículo, nunca deixe o cartão RENAULT no interior, se houver crianças (ou animais) no carro, ainda que seja por pouco tempo.

Eles poderiam acionar o motor ou os equipamentos elétricos (por exemplo, os acionadores de vidros elétricos) e esmagar uma parte do corpo (pescoço, braço, mão, etc.).

Há risco de ferimentos graves.

Nunca desligue a ignição antes que o veículo esteja completamente parado, pois desligar o motor cancela as funções de assistência: freios, direção... e cancela os dispositivos de segurança passiva, tais como os airbags e os pré-tensores.

Condições de parada do motor

Condições de parada do motor

Nos veículos com caixa de câmbio automática, o veículo deve estar parado e a alavanca na posição N ou P.

Cartão RENAULT "mãos livres"

Com o cartão no veículo, pressione o botão 1: o motor desliga. Abrir a porta do motorista ou travar o veículo provoca o bloqueamento da coluna da direção.

Se o cartão já não estiver mais no interior da cabine quando o desligamento do motor for solicitado, a mensagem "Cartão ausente apertar longam." será exibida no painel de instrumentos: pressione durante mais de dois segundos o botão 1.

Com o motor parado, acessórios como o rádio, que nesse momento estejam funcionando, continuam a funcionar durante aproximadamente 10 minutos.

Ao abrir a porta do motorista, os acessórios deixam de funcionar.

Se o cartão estiver no leitor 2, aperte o botão 1: o motor é desligado. Nesse caso, a coluna da direção é bloqueada quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão não estiver no leitor quando a parada do motor for solicitada, a mensagem "Cartão ausente apertar longam" se mostra no painel de instrumentos: aperte durante mais de dois segundos o botão 1.

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT com você, verifique se o motor está realmente parado.

    Veja também:

    Nissan Versa. Como utilizar a tela sensível ao toque
    CUIDADO A lente da tela poderá se quebrar caso seja atingida por um objeto duro ou pontiagudo. Se a lente se quebrar, não toque nela. Fazer isto poderá resultar em ferimento. Para limpar a tela, nunca utilize panos ásperos, álcool, benzina, thinner ou qualquer outro tipo de solvente ou papel toalha com um agente químico de lim ...

    Citroën C4. Cintos de segurança dianteiros
    Os cintos de segurança dianteiros encontramse equipados com um sistema de pré-tensão pirotécnica e limitador de esforço. Este sistema permite melhorar a segurança dos lugares dianteiros, aquando de colisões frontais e laterais. Dependendo da gravidade da colisão, o sistema de pré-tensão pirotécnica estica instantaneamente os cintos de segurança e fá-los aderir ao corp ...

    Lexus CT200h. Utilização das luzes interiores
    Lista das luzes interiores Luzes exteriores para os pés Luz do suporte para copos (quando o interruptor Power está no modo ACCESSORY ou ON) Luzes individuais/interiores da frente Luz interior traseira Iluminação na área dos pés Quando o botão de controlo da luz do painel de instrumentos está totalmente voltado para bai ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0092