Hyundai i30: Sobreaquecimento do motor

Hyundai i30 / O que fazer em caso de emergência / Sobreaquecimento do motor

Se o indicador da temperatura assinalar sobreaquecimento e se detetar uma perda de potência, ou sons de pancadas, isso significa que o motor pode estar a sobreaquecer.

Se isto acontecer, proceda da seguinte forma: 1. Saia da estrada e pare o veículo logo que seja seguro fazê-lo.

2. Coloque o seletor das mudanças em P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em ponto morto (nos veículos com caixa de velocidades manual) e acione o travão de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se houver uma fuga de líquido de refrigeração do motor ou vapor a sair do capô, desligue o motor.

Não abra o capô até o líquido de refrigeração deixar de escorrer ou o vapor parar de sair. Se não houver nenhuma fuga visível de líquido de refrigeração nem vapor a sair do capô, deixe o motor trabalhar e verifique se a ventoinha de arrefecimento do motor está a funcionar. Se não estiver, desligue o motor.

AVISO

Enquanto o motor estiver a trabalhar, tenha cuidado para não aproximar as mãos, o vestuário e as ferramentas da ventoinha e das correias de transmissão para não se magoar com gravidade.

4. Verifique as fugas de fluido refrigerante no radiador, tubagens ou na parte debaixo do veículo.

(Se o ar condicionado tiver estado a funcionar, é normal que escorra alguma água fria do sistema quando se para o veículo) 5. Se detetar uma fuga de fluido refrigerante, pare imediatamente o motor. Recomendamos que solicite a assistência de um concessionário HYUNDAI.

AVISO

NUNCA retire o tampão do radiador nem o bujão de purga enquanto o motor e o radiador estiverem quentes. O fluido refrigerante e o vapor muito quentes podem ser projetados sob pressão para o exterior e causar ferimentos graves.

Desligue o motor e espere até que arrefeça. Tenha extremo cuidado ao remover o tampão do radiador. Envolva o tampão numa toalha grossa e rode-o devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao primeiro batente. Mantenha-se afastado enquanto o sistema de refrigeração liberta pressão.

Quando tiver a certeza de que já foi libertada toda a pressão, carregue para baixo no tampão, usando uma toalha grossa, e continue a rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até o poder retirar.

6. Se não conseguir encontrar a causa do sobreaquecimento do motor, aguarde até a temperatura do motor voltar ao normal. Depois, se tiver havido perda de líquido de refrigeração, deite líquido com cuidado no depósito, até o nível do líquido chegar à marca de metade.

7. Siga viagem com cautela e mantenhase atento a outros sinais de sobreaquecimento. Se o sobreaquecimento se repetir, recomendamos que solicite a assistência de um concessionário HYUNDAI.

CUIDADO

  • Redução significativa do liquido de refrigeração indica que existe uma fuga no sistema de refrigeração e recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.
  • Se o motor aquecer porque o líquido refrigerante está em baixo, atestar com líquido refrigerante repentinamente pode causar danos no motor.

    Para prevenir quaisquer danos, acrescentar o liquido refrigerante muito lentamente e em quantidade reduzida.

    Veja também:

    Honda Civic. Instalação de um Sistema de Proteção Infantil com Cinto de Segurança de Três Pontos (Universal*1)
    Coloque o sistema de proteção infantil no banco traseiro do veículo. Passe o cinto de segurança através do sistema de proteção infantil, de acordo com as instruções do fabricante ...

    Lexus CT200h. Alcance de deteção dos sensores
    50 cm aproximadamente 60 cm aproximadamente 150 cm aproximadamente O diagrama mostra a área de deteção dos sensores. Tenha em consideração que os sen ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0123