Hyundai i30: Condução à chuva

As estradas com piso molhado ou inundadas de chuva tornam a condução perigosa. Quando conduzir à chuva ou em pisos escorregadios, tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Abrande a velocidade e aumente a distância entre si e o carro da frente. As condições de chuva forte diminuem a visibilidade e aumentam a distância necessária para imobilizar o seu veículo.
  • Desligue o controlo da velocidade de cruzeiro (se equipado).
  • Substitua as escovas do limpa para-brisas quando começarem a deixar riscos ou zonas por limpar no para-brisas.
  • Certifique-se de que a banda de rodagem dos pneus está em boas condições. Se a banda de rodagem dos pneus do seu carro não tiver profundidade suficiente, uma paragem brusca em piso molhado pode provocar uma derrapagem e um eventual acidente. Consulte "Banda de rodagem dos pneus" no capítulo 7.
  • Ligue os faróis para que os outros o possam ver mais facilmente.
  • Atravessar demasiado depressa lagoas de água pode afectar os travões. Se tiver de atravessar lagoas de água, faça-o devagar.
  • Se achar que os travões estão molhados, exerça uma pressão ligeira sobre o pedal enquanto conduz, até o funcionamento dos travões normalizar.

Aquaplanagem

Se o piso estiver bastante molhado e a velocidade do veículo for suficientemente elevada, o veículo pode ter pouco ou nenhum contacto com a superfície da estrada e deslizar sobre a água. O melhor conselho consiste em ABRANDAR a velocidade quando o piso estiver molhado.

O risco de aquaplanagem aumenta à medida que a profundidade da banda de rodagem dos pneus diminui, consulte a secção "Banda de rodagem dos pneus" no capítulo 7.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Sinais sonoros e exibições do display do Park Pilot
    Fig. 147 Exibição do display do Park Pilot nos arredores do veículo. Fig. 148 Exibição do display da vista em miniatura nos arredores do veículo. Le ...

    Honda Civic. Fluido da Transmissão Manual
    Fluido especificado: Fluido para Transmissão Manual Genuíno Honda (MTF) Siga o programa de manutenção do veículo para a substituição do fluido da transmissão manual. Consulte o Manual ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0106