Volkswagen Golf: Funções de luz

Volkswagen Golf / Luz / Funções de luz

Luz de estacionamento

Com a luz de estacionamento ligada (indicadores de direção direito ou esquerdo), o farol com luz de posição e setores parciais da lanterna traseira se acendem no respectivo lado do veículo. A luz de estacionamento pode ser ativada apenas com a ignição desligada e se a alavanca dos indicadores de direção e do farol alto se encontrar na posição central antes do acionamento.

Luz de posição

Se o interruptor das luzes estiver na posição , serão acesos os dois faróis com a luz de posição, a área da lanterna traseira, a iluminação da placa de licença, a iluminação do instrumento combinado, os botões no console central e os botões no painel de instrumentos. Com a ignição ligada, também se acende o farol de rodagem diurna.

Se o veículo não for travado por fora com a ignição ligada, a luz de estacionamento permanente em ambos os lados se desligará automaticamente depois de aproximadamente 10 minutos para evitar que a bateria do veículo 12 V se descarregue

Desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento

Se a luz de posição ou de estacionamento for utilizada, a bateria do veículo é descarregada.

Para que seja possível ligar o motor novamente, a luz de posição ou de estacionamento será desligada automaticamente, se o nível de carga da bateria do veículo estiver tão baixo, a ponto de uma nova partida do veículo estar comprometida, mas não antes que a luz de posição ou de estacionamento fique acesa por 2 horas

Dependendo da versão, a bateria do seu veículo, com carga total e nova, possibilita que a luz de estacionamento permanente dos dois lados fique acesa por 4 a 16 horas, e a luz de estacionamento de um lado, por 8 a 32 horas. Todas as baterias dos veículos envelhecem de acordo com sua utilização e tempo de funcionamento, o que reduz a capacidade da bateria. Isso influencia a durabilidade de iluminação da luz de estacionamento permanente dos dois lados e da luz de estacionamento de um lado.

Se a capacidade da bateria não for suficiente para 2 horas de luz de posição ou de estacionamento, não ocorrerá o desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento. Nesses casos, a luz de posição ou de estacionamento piscará até que a bateria do veículo esteja totalmente descarregada. Não será mais possível a partida do motor

Ligar o desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento:

  • Com a ignição ligada, girar o interruptor de luz para a posição .
  • Desligar a ignição.
  • Se necessário, ligar a luz de estacionamento da esquerda ou da direita.
  • Travar o veículo por fora.

Se a luz de posição ou de estacionamento for ligada com a ignição desligada, o desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento estará desativado. A luz de posição ou de estacionamento está acesa até a bateria do veículo estar totalmente descarregada. Não será mais possível a partida do motor

  • Se for necessária a iluminação do veículo por muitas horas, conforme a possibilidade, ligar a luz de estacionamento direita ou esquerda. O tempo de iluminação da luz de estacionamento de um lado é, geralmente, o dobro do tempo da luz de estacionamento permanente dos dois lados.
  • Sempre estacionar o veículo de forma segura e com iluminação suficiente, observar as determinações legais específicas do país
  • Se não for possível dar partida no motor, se necessário, procurar um auxílio à partida e permitir que a bateria do veículo seja verificada em uma empresa especializada.

Luz de estacionamento permanente em ambos os lados

Com a luz de estacionamento permanente ligada em ambos os lados, somente as luzes de posição em ambos os faróis e a área da lanterna traseira se acendem.

Ligar a luz de estacionamento permanente em ambos os lados:

  • Girar o interruptor das luzes para a posição
  • Desligar a ignição.
  • Travar o veículo por fora.

Se o interruptor das luzes estiver na posição , a ignição estiver desligada e o veículo não for travado por fora, o veículo troca automaticamente depois de aproximadamente 10 minutos da luz de posição para a luz de estacionamento permanente em ambos os lados para evitar que a bateria do veículo 12 V se descarregue.

Farol de rodagem diurna

Para a farol de rodagem diurna existem luzes separadas no farol dianteiro ou no para-choque dianteiro.

Com o farol de rodagem diurna ligado, acendem-se somente as luzes separadas

O farol de rodagem diurna se acenderá cada vez que a ignição for ligada, se o interruptor das luzes se encontrar na posição , ou (em luminosidade detectada pelo sensor de chuva e de luz).

Se o interruptor das luzes estiver na posição , o sensor de chuva e de luz ligará e desligará automaticamente o farol baixo, inclusive a iluminação dos instrumentos e dos interruptores de acordo com a luminosidade do ambiente.

O farol de rodagem diurna não pode ser ligado ou desligado manualmente.

Luz de posição permanente

Com a luz de posição permanente, acendem-se o farol baixo e a luz de posição, bem como a lanterna da placa de licença.

A luz de posição permanente se acenderá cada vez que a ignição for ligada, se o interruptor das luzes se encontrar na posição  ou . A luz de controle do interruptor das luzes indica a luz de posição permanente ligada.

Se o interruptor das luzes estiver na posição , o sensor de chuva e de luz ligará e desligará automaticamente o farol baixo, inclusive a iluminação dos instrumentos e dos interruptores.

A luz de posição permanente não pode ser ligada nem desligada manualmente.

Comando automático das luzes

O comando automático das luzes é simplesmente um auxílio e não pode reconhecer suficientemente todas as situações de condução.

Se o interruptor das luzes estiver na posição , a iluminação do veículo, bem como a iluminação dos instrumentos e dos interruptores será ligada e desligada automaticamente nas seguintes situações

Ligamento automático: Desligamento automático:
O sensor de chuva e de luz reconhece a escuridão, por exemplo, na condução em túneis. Ao reconhecer luminosidade suficiente.
O sensor de chuva e de luz identifica a chuva e liga os limpadores dos vidros. Se os limpadores dos vidros não limparem por alguns minutos.
Em veículos sem farol de rodagem diurna: ao se conduzir durante alguns segundos a uma velocidade superior a 140 km/h (87 mph). Em veículos sem farol de rodagem diurna: ao se conduzir durante alguns minutos a uma velocidade inferior a 65 km/h (40 mph).

Na versão correspondente, o momento de acionamento do comando automático das luzes pode ser alterado no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e luz

Se com o comando automático das luzes ligado o farol ou a lanterna de neblina é ligado, o farol baixo também será ligado independentemente da luminosidade ambiente.

Farol direcional dinâmico (AFS)

Ao conduzir por curvas, as lâmpadas inclináveis iluminam melhor a rua automaticamente. O farol direcional dinâmico só funciona com o farol baixo ligado a velocidades acima de aproximadamente 10 km/h (6 mph).

O comportamento de giro das lâmpadas, em veículos com seleção do perfil de condução (Driving Mode Selection), pode ser influenciado pelo perfil de condução selecionado

Quando, em veículos com seleção do perfil de condução (Driving Mode Selection), o perfil de condução Eco estiver selecionado, o farol direcional dinâmico está desativado

O farol direcional dinâmico não funciona se o modo viagem   estiver ativado.

Em alguns modelos, as lâmpadas movem-se independentes uma da outra, mesmo em condução em linha reta. Isso ocorre dependendo das condições atmosféricas e da velocidade, para uma melhor iluminação da pista. O retorno para a posição original ocorre dependentemente da velocidade e com atraso.

Na respectiva versão o farol direcional dinâmico pode ser ativado ou desativado no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e Luz

Farol de conversão

Em conversões lentas ou em curvas muito fechadas, o farol de conversão se acende automaticamente. O farol de conversão pode estar integrado tanto no farol de neblina quanto no farol dianteiro e se acende somente ao conduzir com velocidades abaixo de aproximadamente 40 km/h (25 mph).

Ao engatar a marcha a ré, o farol de conversão pode se acender nos dois lados do veículo para iluminar melhor a área ao redor do veículo durante a manobra.

Lanternas com tecnologia de LED

Não é possível que os clientes troquem os LEDs Procurar imediatamente auxílio técnico especializado. Para isso, a Volkswagen recomenda as Concessionárias Volkswagen.

ATENÇÃO

Poderão ocorrer acidentes e ferimentos graves, se a rua não estiver suficientemente iluminada e o veículo for visto somente com dificuldade ou não for visto por outros condutores.

  • O comando automático das luzes ( ) liga o farol baixo somente com alterações da luminosidade e não com neblina, por exemplo.
  • Nunca conduzir com o farol de rodagem diurna quando a rua não for iluminada suficientemente em razão de condições climáticas e de iluminação. O farol de rodagem diurna não é claro o suficiente para iluminar a rua satisfatoriamente e ser visto pelos demais usuários da via.
  • As lanternas traseiras não são ligadas junto com o farol de rodagem diurna. Um veículo sem as lanternas traseiras ligadas pode não ser visto pelos demais usuários da via na escuridão, na chuva ou em más condições de visibilidade.

ATENÇÃO

Poderão ocorrer acidentes e ferimentos graves, se o veículo não for estacionado com a iluminação suficiente e, por isso, o veículo for visto somente com dificuldade ou não for visto por outros condutores.

  • Sempre estacionar o veículo de forma segura e com iluminação suficiente, observar as determinações legais específicas do país.

Em condições climáticas frias ou úmidas, o farol, bem como a lanterna traseira e os indicadores de direção, podem embaçar-se temporariamente por dentro. Essa ocorrência é normal e não tem influência sobre a vida útil do sistema de iluminação do veículo.

Veja também:

Hyundai i30. Notas para uma utilização segura do Tire Mobility Kit
Estacione o automóvel na berma da estrada, para poder trabalhar com o TMK longe do trânsito. Engate sempre o travão de estacionamento para ter a certeza de que o ve&ia ...

Hyundai i30. Luzes de condução diurna (DRL) (se equipado)
As luzes de condução diurna (DRL) permitem que os outros vejam com mais facilidade a frente do seu veículo durante o dia, especialmente depois do amanhecer e antes do pô ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0088