Volkswagen Golf: Acidentes frontais e as leis da física

Volkswagen Golf / Segurança / Cintos de segurança / Acidentes frontais e as leis da física

Fig. 4 Um veículo com os ocupantes do veículo  sem cintos de segurança está em rota de colisão com um muro.
Fig. 4 Um veículo com os ocupantes do veículo  sem cintos de segurança está em rota de colisão com um muro.

Fig. 5 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança colide com o muro.
Fig. 5 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança colide com o muro.

O princípio físico de uma colisão frontal pode ser explicado com facilidade. Assim que o veículo entra em movimento → Fig. 4, uma energia de movimento age tanto sobre o veículo quanto sobre seus ocupantes. Essa energia é denominada "energia cinética".

Quanto maior a velocidade e o peso do veículo, mais energia deve ser dissipada em caso de acidente.

A velocidade do veículo, entretanto, é o fator mais significativo. Quando, por exemplo, a velocidade dobra de aproximadamente 25 km/h (15 mph) para aproximadamente 50 km/h (31 mph), a energia cinética é quadruplicada!

A intensidade da "energia cinética" depende em grande parte da velocidade do veículo, do peso do veículo e dos ocupantes do veículo. Com velocidade e peso crescentes, mais energia precisa ser dissipada em caso de um acidente.

Os ocupantes do veículo que não colocaram seus cintos de segurança não estão, portanto, "presos" ao seu veículo. Consequentemente, essas pessoas continuarão a se movimentar com a mesma velocidade do veículo antes do impacto, até que algo as detenha! Uma vez que, no presente exemplo, os ocupantes do veículo não estão usando o cinto de segurança, a energia cinética total dos ocupantes do veículo, no caso de uma colisão, somente é dissipada pelo impacto contra o muro → Fig. 5.

Se houver um acidente a uma velocidade de aproximadamente 30 km/h (19 mph) até aproximadamente 50 km/h (31 mph), formam-se forças atuantes no corpo que podem facilmente ser superiores a uma tonelada (1.000 kg). As forças atuantes sobre o corpo aumentam ainda mais em velocidades maiores.

Este exemplo não se aplica somente a colisões frontais, mas sim a todos os tipos de acidentes e colisões.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Interruptor do lavador do farol
    O lavador do farol pode ser acionado com o interruptor de ignição na posição "ON" (ligada) ou "ACC" (acessório) e os faróis acesos. Pressione uma vez ...

    Hyundai i30. Relógio
    AVISO Não acerte o relógio quando for a conduzir. Pode perder o controlo da direção e causar um acidente com danos pessoais graves. Veículos com sistema de &aa ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0118