Nissan Versa: Sistema de partida a frio

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Sistema de partida a frio

ATENÇÃO

Este veículo está equipado com sistema de aquecimento de combustível para partida a frio. Em temperaturas baixas o sistema funciona automaticamente, aquecendo o combustível antes da partida quando o veículo for abastecido com etanol. Desta forma, o veículo não possui tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio.

A luz indicadora 1 do sistema de aquecimento de combustível está localizada no painel de instrumentos (medidores e indicadores).

Para mais informações, consulte "Luzes de advertência/indicadoras e avisos sonoros" na seção "Instrumentos e controles".

Se a luz se acender, o motorista deve esperar até que o processo de aquecimento do combustível esteja completo antes de dar a partida ao motor. O aquecimento do combustível é necessário, pois garante a partida do motor quando este for abastecido com etanol em condições de clima frio, principalmente no inverno.

CUIDADO

Se você tentar dar partida ao motor antes do aquecimento do combustível, a luz indicadora irá piscar e o motor não dará a partida.

1. Mova a alavanca seletora para a posição N (Neutro) 2. Coloque o interruptor na posição ON.

Tipo A
Tipo A

3. A luz indicadora 1  do sistema de aquecimento de combustível se acende indicando que o combustível está em fase de aquecimento.

Em condições de baixa temperatura e abastecimento com etanol, a luz indicadora 1 do sistema de aquecimento de combustível se acenderá para indicar ao motorista que o combustível está em processo de aquecimento.

4. Aguarde a fase de aquecimento de combustível.

CUIDADO

O tempo de aquecimento do combustível poderá variar de 1 a 10 segundos, dependendo da temperatura do motor e da concentração de etanol no combustível.

Tipo B
Tipo B

5. Após finalizado o aquecimento do combustível, a luz indicadora 1  se apagará.

6. O motor está pronto para dar a partida.

Libere o pedal do acelerador, coloque o interruptor de ignição na posição START e dê partida ao motor.

7. Caso o motor não dê a partida, aguarde 10 segundos e repita os passos de 1 a 5.

Dando partida ao motor

  • Caso seja difícil dar a partida ao motor em temperaturas extremamente baixas, pressione um pouco o pedal do acelerador (aproximadamente 1/3 do percurso até o assoalho), segure-o e dê partida ao motor.

    Solte o pedal do acelerador quando o motor ligar.

  • Caso seja difícil ligar o motor porque está afogado, pressione totalmente o pedal do acelerador até o assoalho e segure-o.

    Coloque o interruptor de ignição na posição ON para dar a partida ao motor. Dê partida ao motor por 5 ou 6 segundos. Após acionar o motor de partida, solte o pedal do acelerador. Dê a partida ao motor sem acionar o acelerador, com o interruptor de ignição na posição START. Tire a mão da chave quando o motor funcionar. Se o motor ligar, mas falha ao funcionar, repita o procedimento acima.

CUIDADO

Não acione o motor de partida por um período superior a 15 segundos, a cada tentativa. Caso o motor não dê partida, coloque o interruptor de ignição na posição OFF e aguarde 10 segundos antes de tentar novamente, caso contrário o motor de partida poderá ser danificado.

8. Deixe o motor em marcha lenta por 30 segundos após a partida. Não acelere o motor enquanto estiver aquecendo. Primeiramente, dirija uma curta distância em velocidade moderada, especialmente em clima frio.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Regular a posição do cadarço do cinto de segurança conforme a estatura
    A posição do cadarço do cinto de segurança pode ser regulada com os seguintes acessórios: Regulagem de altura do cinto de segurança dos bancos dianteir ...

    Nissan Versa. Cintos de segurança com prétensionadores (Bancos dianteiros)
    ATENÇÃO Os pré-tensionadores não podem ser reutilizados após ativação. Eles devem ser substituídos junto com o retrator e fecho com ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados